Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Projeto Segundo Tempo afasta crianças dos perigos das ruas

Posted in Esporte by micheletavares on 08/01/2009

Por Igor David Sá e Ivo Jeremias

 

Muito se tem falado que o esporte é o “caminho” pelo qual crianças e jovens, oriundos de comunidades desfavorecidas economicamente, podem mudar sua vida, tendo a possibilidade de um futuro promissor.

 

Criado em 2003, pelo Governo Federal, o Projeto Segundo Tempo é um programa desenvolvido pelo Ministério do Esporte com o objetivo de integrar o indivíduo à sociedade através da prática esportiva e de atividades complementares no turno oposto ao das aulas da escola.

 

“É muito legal estar na escola jogando futebol com meus amigos. Bem melhor do que estar na rua. É divertido e eu nem vejo o tempo passar”, diz Lucas Santana Santos, um dos beneficiados pelo Projeto.

 

O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes dos sete aos dezessete anos, expostos a um meio social que ofereça risco para seu desenvolvimento pleno como cidadão. A meta do projeto é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança e o adolescente das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem.

 

 Em Aracaju, o projeto é mantido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). A meta na cidade é atender 5.200 alunos da rede municipal, sendo que 200 são portadores de algum tipo de deficiência. O projeto é realizado em 26 escolas da rede de ensino municipal, localizadas em áreas periféricas da cidade que representem algum risco para formação do cidadão.

 

As atividades devem ser realizadas em espaços públicos ou privados, que ofereçam boas condições para prática esportiva e pedagógica, assegurando a integridade física e oferecendo condições básicas para realização de atividades educativas.

 

Entretanto, nem todas as escolas possuem instalações físicas adequadas para atender os participantes do projeto. “Temos consciência que nem todas as escolas têm a capacidade de atender todas as modalidades oferecidas. A estrutura está longe de ser a ideal. Mesmo assim, os alunos não podem ficar sem esse benefício”, reconheceu o coordenador geral do projeto, João Manoel de Faro Neto.

 

 A cada criança ou adolescente é ofertada a prática de no mínimo três modalidades esportivas com uma freqüência mínima de três vezes por semana e duas horas diárias. São ofertadas atividades complementares como reforço escolar e atividades culturais, além de um reforço alimentar, em função da carência do público atendido e por conta da realização das atividades acontecerem depois do turno escolar.

 

 “Meu filho vivia na rua e eu não gostava, tinha medo do que ele podia estar fazendo. Agora tenho mais sossego, pois sei que ele está na escola.” É o que afirma a dona de casa Maria de Lourdes Santos, mãe de Lucas.

 

As atividades oferecidas pelo Projeto Segundo Tempo em Aracaju são: futebol de campo e de salão, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, capoeira, xadrez, dança e ginástica. As atividades esportivas são oferecidas com o objetivo educacional, tendo como meta o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, contribuindo para interação entre os participantes e destes com a sua realidade social local.

 

 Lucas sonha ser um jogador de futebol profissional. “Antes queria brincar com meus amigos e não tinha onde. A gente ia pra rua, mas era perigoso onde a gente mora. Na escola é outra coisa. Agora sim posso fazer o que gosto sem medo”, finaliza o garoto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About these ads

23 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. Renato abreu said, on 27/03/2009 at 5:14 pm

    eu tambem faco o projeto e eu acho muito legao e a modalidade que eu mais gosto e futebol

  2. Renato abreu said, on 27/03/2009 at 5:16 pm

    e legao o projeto e gosto muitoooooooooooooooooooooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. jessica said, on 08/05/2009 at 7:58 pm

    eu gosto muito do projeto segundo tempo

  4. Fábio Azevedo Cruz said, on 24/05/2009 at 7:56 pm

    Sou Professor de Educação Física e gostaria de trabalha no Projeto Segundo Tempo.Como devo fazer para se escrever.
    Moro no seguinte endereço:Rua Victor Frond , 99 Ap208
    Bairro Coelho Neto – RJ.

  5. matheus dos santos gomes said, on 02/06/2009 at 6:09 pm

    oi sou o melhor jogador e disiplinado.

    • Douglas Marcos said, on 01/09/2009 at 11:15 pm

      vc nao joga nada e nao sabe nem o que é diciplina kkkkkkkkk

  6. vera lucia aparecida mendes said, on 15/06/2009 at 7:09 pm

    GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA MEU TIME PARTICIPAR DO PROJETO.OBRIGADA VERA LUCIA

  7. Ronilton said, on 04/07/2009 at 10:24 pm

    pow gostaria desse projeto na minha comunidade urgente por favor…

  8. adriana soares said, on 07/07/2009 at 8:55 pm

    meu projeto esta prescizanda de ajudas para poder matelo gostaria de saber como eu faço para poder ter apolho de vocês trabalho em barreiras bahia bairro vila brasil projeto resgare de vidas da uma olhada no site entre em cotato com migo 077 3612-21-60 81-06-02-79

  9. adriana soares said, on 11/07/2009 at 12:23 am

    Tenho um projeto gostaria de saber como fazer para participardo do projeto obrigado

  10. Carlos Alberto Pacheco said, on 13/07/2009 at 2:23 pm

    Sou professor de Educação Física de uma escola estadual aqui em Miraí-Minas Gerais terra do saudoso cantor e compositor Ataulfo Alves. Já fazemos aqui um bom trabalho com nossas crianças e jovens, sendo em sua maioria muito carentes, através da prática de algumas modalidades esportivas como Futsal, Handebol e Futebol de Campo para ambos os sexos. Fazemos um trabalho voluntário objetivando a formação de equipes para participarem dos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) e torneios aqui na região. Precisamos urgentemente do apoio de vocês para continuarmos e ampliarmos essas atividades que tanto bem faz para nossa juventude. Não contamos com o apoio da Prefeitura,estão sempre alegando falta de recursos, ainda enxergam que o dinheiro destinado a este tipo de projeto é um gasto e não investimento. Essa parceria é o que estamos precisando para organizarmos e darmos um suporte para esse trabalho que já fazemos com muita dedicação e principalmente muito “amor”. Aguadamos anciosos uma resposta. Parabéns por essa iniciativa e que DEUS continue iluminando todos vocês.

  11. elisabete fernandes said, on 14/07/2009 at 8:40 pm

    oi, sou moradora da piedade(urubu) rua manoel correia, cerca de dois meses apareceu um rapaz aqui na comunidade ,fazendo inscrições do projeto segundo tempo assinamos a folha de inscrição ,resebemos a camisa ,teve o projeto uma três semanas depois todos sumiram e as crianças ficam todos dias marcados esperando ansiosamente a volta dos treinadores , gostaria de uma resposta pois vi que e um projeto de muita importancia , a comunidade esta pronta para ajudar no que for preciso para continuar o projeto principalmente eu ,e so me procurar ou mandar recado pelo email terei um imenso prazer em ajudar a continuar este projeto ,para as nossas crianças

  12. ADRIANA SOARES ALVES said, on 16/07/2009 at 8:14 pm

    GOSTARIA DE FAZER PARTE DO FOME ZERO E NÃO SEI COMO POIS NA MINHA CIDDAE NÃO EXISTE
    SOU PROFESSORA DE CAPOEIRA,DOU AULAS VOLUNTARIA E TENHO UMA QUANTIDADE BOA DE ALUNOS ,NESCESSITO DE APOIO GOVERNAMENTAL PARA LEVAR A ARTE DA CAPOEIRA PARA ESSAS CRIANÇAS CARENTES DA MINHA CIDADE
    OQUE DEVO FAZER????????????????

  13. ADRIANA SOARES ALVES said, on 28/07/2009 at 7:07 pm

    quero uma resposta

  14. lenny said, on 13/08/2009 at 2:11 pm

    adoro o projeto egundo tempo,minha moalidade q è minha vida è futsal.

  15. caio said, on 19/08/2009 at 2:30 pm

    oie eu tab sou do segundo tempo por que as fardas são diferentes
    ?

  16. victor hugo said, on 01/09/2009 at 11:13 pm

    O projeto segundo tempo de aguas claras é a melhor coisa que tem.Comandado por rafael,janaina,evandro e sabrina

  17. elisabete fernandes said, on 04/09/2009 at 4:22 am

    gostaria de saber como funciona a fiscalização deste programa, pois a uns quatro meses atras chegou aqui em minha comunidade um rapaz , por nome de fernando fazendo inscrição deste projeto, destribuil camisas ,nós os pais assinamos a ficha de inscrição ,as crianças começaram a treinar ,recebiam lanches estavam muito felizes ,durou mas ou menos um mês ,a quase três meses eles sumiram gostaria de saber por quê, as crianças todos dias ficam a espera dos professores sem ter susseso , gostaria de uma resposta por favor.

  18. Mirando Netto said, on 10/09/2009 at 5:56 pm

    Gostariamos de saber como o municipio de Retirolândia pode aderir ao projeto, porque ja solicitamos varias vezes e ainda não obtivemos resposta. Já tivemos o projeto no municipio de 2005 a 2006, pela fanfs de Feira de santana.
    Aguardo resposta.

    Altamirando Netto
    Secretario Municipal de assistencia Social

  19. elisabete fernandes said, on 15/09/2009 at 6:38 pm

    boa tarde, ate agora não tive resposta de uma solicitação que fiz.gostaria de saber aonde foi parar os professores do projeto que durou um pouco mas de dois meses,as crianças a todos os dias ficam a espera sem sucesso.a comunidade esta disposta a ajudar no que for preciso para voltar este projeto que preenche o tempo de nossas crianças, nossa comunidade fica na rua manoel correia(morro do urubu) piedade,aguardamos anciosamente uma resposta

    ATENCIOSAMENTE: Bete nandes

  20. carlos said, on 24/09/2009 at 1:47 pm

    Sou treinador de futebol estou cursando 3 período de Ed.Física e gostaria de trabalhar no projeto,como devo proceder.

    moro em Imbariê,Duque de caxias-Av.Anhangá lt-31-casa 2-qd.478-RJ.

  21. vanessa britro pacheco said, on 19/12/2009 at 9:10 pm

    Sou estagiária do projeto segundo tempo e acho bastante importante e significativo na instituição onde ocorre! Esse projeto além de manter os alunos mais tempo na escola, ajuda a quem está se formando.Obrigado.

  22. GESIANE CUSTODIO said, on 05/01/2010 at 12:45 am

    ola pessoal… to entrando agora em um projeto e ja to muito feliz msm, so acadenica em ED FISICA. pois ja conheco esse trabalho em outras cidades e agora ele chego aqui pra gente em BOM JESUS GO. E sei que sera muito bem vindo. PARABENS A TODOS pela conquista.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: