Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Carnaval Brasileiro é marcado pela diversidade e alegria dos foliões nos quatro cantos do país

Posted in Cultura, Turismo by micheletavares on 23/01/2009

Por Bárbara Juliana e Pedro Ivo

 

olinda_bonecosVocê já decidiu onde brincar o carnaval? O carnaval brasileiro é marcado pela diversidade e alegria dos foliões. Não fique fora dessa festa, há atrações para todos os gostos. Frevo, escolas de samba, trios elétricos,bandas de rua, confetes,fantasias, descrevem o carnaval no Brasil que esse ano será no dia 24 de fevereiro.

 

É uma comemoração católica, quatro dias antes da quarta feira de cinzas, data que marca o inicio da quaresma. Tem como símbolo o rei Momo representando a figura mitológica de Dionísio, o deus Baco, patrono do vinho, sinônimo de fartura.

 

Carnasite

fonte:Carnasite

A multiplicidade do carnaval brasileiro é característica marcante, sendo uma festa reconhecida em todo mundo. No nordeste predominam os grupos de folia onde populares saem a rua para comemorar. Já no Sudeste o carnaval é marcado pelas escolas de samba onde grupos organizados apresentam-se no sambódromo para concorrer ao prêmio de melhor escola de samba. E não para por ai .

 

 

No Recife tem frevo, maracatu, cabloquinho, ciranda, caco de roda, samba, afoxé e tantos outros ritmos. Mas, a principal atração de Pernambuco é o Galo da madrugada que arrasta milhares de foliões pelo centro de Olinda e evidencia as manifestações populares unindo frevo e grupo de máscaras, cujo objetivo é resgatar o carnaval de rua. O galo sai na manhã de sábado com o bloco Zé Pereira, a partir das 5h30 da madrugada, para todos que quiserem acompanhar numa grande comemoração.

 

Em Salvador, a febre do carnaval são os trios elétricos, inventados por Dodô e Osmar que tiveram a idéia de restaurar um Ford velho (1929), apelidado de fobica. Apresentaram-se pela primeira vez em 1951, com guitarra e percussão. Os carros elétricos desde então arrastam multidões, vestidas com abadas, correndo atrás do trio, embalados pelo axé, no qual, predominam artistas baianos. O carnaval da Bahia é responsável por grande turismo nessa época do ano. A assimilação do carnaval no Brasil acontece num cenário de verão e praia, tornando-se atrativo para quem deseja conhecer a festa. Há ainda as prévias carnavalescas que são a comemoração antecipada. Aracaju dá exemplo: nela ocorre o Pré-Caju que, neste ano, acontece entre os dias 23 e 26 de janeiro, somando quatro dias de folia e agito.

 

Vila Isabel,Escola de samba do Rio de Janeiro

Vila Isabel,Escola de samba do Rio de Janeiro

No carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, predominam as escolas de samba, cujos desfiles são transmitidos pelas emissoras de TV todos os anos. São carros alegóricos com luxo e glamour, enfeitados com ornamentos gigantes; mestre sala e porta bandeira, bateria, samba enredo que entoa o desfile no sambódromo chamado passarela do samba.É a desenvoltura,beleza,fantasias que determinam a ascensão ou rebaixamento das escolas. Mas não é apenas ao Rio e São Paulo que se restringe a apoteose do samba. Vitória, Florianópolis e Manaus também possuem como atração carnavalesca as escolas de samba.

 

 

Carnaval em Aracaju..

 

Edison Araújo

Foto:Edison Araújo

‘O primeiro carnaval em Aracaju foi realizado em 1894. Pequenos grupos de foliões saíram ás ruas fantasiados, cantando ao som de instrumentos de percussão’ segundo a pagina http://emefac.vilabol.uol.com.br/wilker/ahistori.htm. Desde então o carnaval de rua permanece como característica marcante que faz a alegria do povo aracajuano.

 

 

Dentre as atrações do carnaval de Rua de Aracaju os blocos ovo da madrugada e o rasgadinho arrastam multidões ao som do frevo. Tais blocos já viraram tradições do carnaval da cidade. No ano passado o rasgadinho arrastou mais de dez mil pessoas num desfile que alegrou as ruas da capital sergipana. Esse ano o carnaval aracajuano promete. O bloco Afro Bumbada realizado na orla de Atalaia traz novidades no seu tema cultura angolana. Para maiores informações visite o site www.orladeatalaia.com.br/afrobumbadaleva.htm.

 

E para quem não gosta das multidões e deseja sossego no feriadão Sergipe oferece  boas opções. As praias do Abais, do Saco e Caueira são locais perfeitos para esta época carnavalesca – sobretudo para quem tem uma casa de praia. Não para por ai, nos bares da Orla de Atalaia, sergipanos e turistas terão a cerveja gelada, um bom cardápio à base de frutos do mar, e até o tradicional forró – mesmo em pleno Carnaval!. Programa perfeito pra quem foge do agito de fevereiro.

 

Para maiores informações visite o site da prefeitura de Aracaju, e acompanhe a programação do  calendário festivo a ser divulgado: http://www.aracaju.se.gov.br

 

About these ads

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. micheletavares said, on 29/01/2009 at 3:38 pm

    pessoal, vocês nao utilizaram o discurso direto!!! nenhuma fonte foi entrevistada!!

  2. ramon said, on 10/02/2010 at 11:48 pm

    essse site me ajudou muito para que minha namorada podesse entregar seu trabalho escolar muito obrigado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: