Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

O progresso da educação à distância

Posted in Educação, UFS by micheletavares on 01/06/2009

Cresce o número de alunos nessa modalidade de ensino. Sua agilidade e dinâmica atrai os estudantes

Por Adriana da Rosa e Samara Menezes

O ensino de educação à distância tem por finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, além de ampliar o acesso à educação superior pública levando cursos às diferentes regiões do Brasil.

Fábio Alves vice diretor do CESAD
Fábio Alves vice diretor do CESAD

A graduação à distância tem aumentado consideravelmente no Brasil. Em 2002, eram 46 em todo o país, alcançou 408 em 2007. O número de alunos passou de 20,7 mil para 302,5 mil. Para falar sobre o assunto, o EmPauta UFS entrevistou o vice-diretor do Centro de Educação â Distancia (CESAD), da Universidade Federal de Sergipe, o professor Fábio Alves dos Santos. 

EmPauta UFS: Como se desenvolve o Ensino superior â distância no Brasil?

 Fábio Alves: No Brasil o ensino à distância, vem passando por reformulações tanto do ponto de vista do acompanhamento quanto da estruturação, é uma área bastante explorada pela iniciativa privada, que já vem a um bom tempo desempenhando atividades nesse sentido e recentemente teve um investimento grande, por parte do Governo Federal, para a educação à distância pública. Investindo num projeto de Universidade Aberta do Brasil, e dos cursos técnicos à distância. Enfim, há um grande movimento nesse sentido, por outro lado há também um movimento do Ministério da Educação que faz o papel de avaliação e monitoramento de todos os cursos, à distância não é diferente. O Ministério da Educação fecha uma serie de cursos por não funcionamento dentro dos padrões, só o ano passado foram fechados centenas de cursos e outros serão fechados esse ano. Sendo assim, foi feito um grande acompanhamento, isso porque houve um crescimento completamente desregrado.

EmPauta UFS: O Ensino à Distância tem crescido constantemente no país. Qual é a razão de tantos alunos optarem por esse tipo de ensino?

Fábio Alves: Olhe, por um lado nós temos uma mudança cultural, afinal de contas os meios de interação cibernéticos vêm diversificando cada vez mais, pois as pessoas vêm fazendo uso de celulares, internet e outros meios. Partindo desse ponto a educação é sempre própria do seu tempo, ou seja, a educação é aquilo que a sua sociedade é. Numa sociedade em que a interação entre as pessoas começa a desenvolver-se cada vez mais dessa forma, sendo assim, a educação não ficaria longe disso e as pessoas identificam-se com esse modo de estudar.  Por outro lado, há também a facilidade ou a flexibilidade de não precisar estar num determinado horário e num determinado lugar. E numa sociedade como a nossa que tudo é frenético e muito veloz  a possibilidade de você estudar sem se deslocar dá uma outra condição.

EmPauta UFS: Já existiu certo preconceito em relação ao Ensino à Distância, você acha que o aumento do número de alunos, conseguiu diminuir esse preconceito?

Fábio Alves: Não, não diminuiu nem o preconceito nem a falta de compreensão de quem participa. Primeiro porque o preconceito de dizer que é mais fácil não é verdade, a educação à distância ela é baseada nos princípios da autonomia da aprendizagem, ou seja, o sujeito ele é capaz de aprender de modo autônomo e ai vem toda a incompreensão possível. A  nossa lei de diretrizes de base prega ou estabelece que a educação básica, aquele ciclo que vai da educação infantil até o fim do ensino médio, tem como foco principal, desenvolver um sujeito autônomo para o aprendizado. O que significa isso? Que ao fim da educação básica o sujeito seja capaz de continuar aprendendo, mesmo cessado seu processo educacional escolar, e mesmo fora da escola a pessoa deve conseguir aprender de forma independente. É isso que se espera no plano da lei, que a educação básica faça, e é o que a gente espera que o aluno do curso presencial consiga desenvolver. E o que é o aluno á distância? É esse aluno que desenvolveu autonomia de aprendizagem e que é capaz de ler uma informação, sintetizá-la e produzir um texto seu.                                                                                                                                                                                                                      

EmPauta UFS: Os conteúdos expostos para os para os alunos de Educação à Distância é o mesmo visto pelos alunos do ensino presencial?

Fábio Alves: Os conteúdos são iguais ao do ensino presencial, a única diferença é que existem duas disciplinas que não têm no ensino presencial, que estão relacionadas ao Ensino à Distância.

EmPauta UFS: Quais as principais dificuldades em implantar esse tipo de ensino?

Fábio Alves: A do preconceito e o da incompreensão de quem participa de como deve ser, e ainda, sem falar da parte estrutural que no Brasil ainda não é do ponto de vista da interação pela internet, uma potência. E a estruturação dos pólos de apoio presencial, necessita ter uma estrutura que funcione, no caso, os laboratórios precisam ser de qualidade para atender a demanda de alunos. Só que os laboratórios são realmente caros e isso para as comunidades pobres gera alguns contratempos.

EmPauta UFS: O Secretário da Educação à distância do MEC Carlos Eduardo Biehchowsky, esteve em Sergipe. Ele comentou que o “futuro da educação não está na educação presencial, nem na educação à distância, e sim numa junção de ambos o ensino.” Você acredita na possibilidade dessa junção futuramente?

Fábio Alves: Acredito que sim. Porque nós já fizemos alguns ensaios este ano, abrindo matrículas do curso à distância para alunos dos cursos presenciais que quisessem se matricular no ensino à distância. Eles pegaram uma ou duas disciplinas à distância e o resto presencialmente, foi só um ensaio para vermos como seria, mas a tendência futuramente, é ter X horas presenciais e X horas à distância, o caminho parece ser este. Mas como em história não dá para fazer previsões pode ser que sim, ou pode ser que não.                                                                                                                                                                              

About these ads

3 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. noeme gomes da silva said, on 23/06/2009 at 4:23 pm

    sou aluna do ensino a distancia do curso de serviço social , não consigo acreditar que vai dar certo , gostaria mas não consigo, é sem suporte não tem estrutura nehuma , só o aluno enquanto eles procuram se adequar fica no prejuizo , acho que deveria ter maior fiscalização por parte do MEC, estudo na Unopar Goiania e pelo visto ela só que faturar

  2. Aline Almeida said, on 09/04/2010 at 5:20 am

    Sou aluna da UFS e estou concluindo meu curso de Administração. Minha monografia tem como tema a Educação à Distância na UFS. Estou na fase de aplicação dos instrumentos de pesquisa e gostaria de aproveitar o espaço para perguntar se poderiam ser divulgados os links para os questionarios eletronicos aqui, pois preciso concluir essa estapa até o dia 30/04/2010.

    Desde ja agradeço a atenção e aguardo um contato.

    Att,

    Aline

  3. ADILSON DE SAOUZA MELO said, on 09/04/2010 at 3:34 pm

    ESTE FINAL DE SEMANA
    FAREI VESTIBULAR PARA GESTAO FINANCEIRA.
    TAMBEM A DISTANCIA.,.
    ESTO ANIMADO.
    VENDO Q MEU TEMPO É ESCASSO PARA CURSO PRESENCIAL.
    ESTOU ANIMADO.
    POIS TRABALHO GERALMENTE DE 7 AS 22 HS.
    O CURSO É DE DOIS ANOS.QUERO FORMAR TRABALHAR NA AREA OU FAZER CONCURSOS,,ONDE POSSA USAR ESTE CONHECIMENTO.
    ATE MAIS…BOA SORTE A QUEM FAZ QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA,SERA MEU COLEGA DE CUSRO.ABRAÇO A TODOS.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: