Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Depois da aprovação, começa uma nova jornada…

Posted in UFS, Vestibular by micheletavares on 22/01/2009

Por Allana Rafaela e Joane Mota

Euforia, emoção e sensação de dever cumprindo. Essas são algumas das impressões sentidas pelos 4.455 aprovados no Processo Seletivo Seriado 2009 (PSS/2009) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que ocorreu de 7 a 10 de dezembro de 2008.

 

Foram contabilizados pela Coordenação de Concurso Vestibular (CCV) mais de 48.000 mil candidatos inscritos, destes 25.096 disputaram 4.455 vagas distribuídas em 87 cursos, número que já retrata a política d e ampliação da UFS. De acordo com o CCV na edição anterior, o número de vagas oferecido era de 4.070 distribuídas em 82 opções de cursos.

 

O segundo passo depois da aprovação do PSS/2009 é a realização da matricula institucional, o calouro deve comparecer ao Restaurante Universitário (Resun), com a documentação necessária para efetivar seu vinculo com a Instituição. Um fato muito curioso que acontece todos os anos são os problemas com perda do prazo ou documentação incompleta, muitos calouros encontram problemas devido a falta de atenção com o que é pedido para a matrícula.

 

Para o diretor do DAA, Antônio Edilson do Nascimento, esse problema é rotineiro, além disso, há também os que disistem da vaga, só na edição anterior foram mais de cem desistentes. “Temos muitos casos de pessoas que passaram em outro vestibular ou mesmo em outra Instituição, um exemplo a ser notado são os aprovados no vestibular a distância que agora passaram no vestibular presencial, o que poderá ocasionar em uma migração dos alunos”, destaca.

 

Nascimento ainda ressalta que esse êxodo de alunos nem sempre ocasiona em ofertas de vagas, pois muitos cursos da UFS funcionam com a média de alunos bem acima do normal. Ele ainda lembra daqueles alunos que fazem o vestibular para o mesmo curso só para revitalizar o currículo. “Só neste ano foram cerca de 500 alunos que prestaram o vestibular tanto aqui como em Itabaiana, o objetivo destes alunos é limpar o currículo ou mudar de curso simplesmente”, enfatiza Nascimento.

 

Foi assim que o aluno do 3º período do curso de Museologia, do Campus de Laranjeiras, e agora calouro do curso de Artes Visuais, no Campus de São Cristovão, Josué Cruz de Azevedo, resolveu prestar novo vestibular. Segundo ele, a mudança para Artes Visuais aconteceu por se identificar mais com o curso e por morar próximo ao Campus de São Cristovão. “Acho que agora acertei na escolha e vou aproveitar a chance que consegui com minha aprovação no novo curso”, destaca ex-aluno de Museologia e mais novo calouro de Artes Visuais da UFS.

 

Segundo o DAA, a matricula institucional para os aprovados no Processo Seletivo 2009 acontece nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, no Restaurante Universitário (Resun), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os alunos devem comparecer munidos dos documentos determinados no edital do PSS/2009.

 

 

 

E no primeiro dia de matrícula?

 

Na primeira manhã de matrículas do PSS/2009 aconteceu o esperado, aquela correria habitual de todos os anos, calouros nervosos e ávidos por informação. E para conter essa movimentação, o DAA resolveu implantar nesta edição um sistema de senhas, e assim garantir a ordem no momento da matrícula. Para as servidoras contratadas pelo DAA, Rosângela da Silva e Janaina Freitas, o método está funcionando e a matricula segue sem maiores problemas.

 

Fernanda Góis, também servidora contratada do DAA, concorda e destaca que os únicos problemas encontrados até o momento foram na documentação dos calouros, mas destaca que o DAA espera a efetivação de matrícula de 1200 aprovados só no primeiro dia. “Muitos estão voltando devido a problemas nos documentos, se houver uma única letra diferente em algum dos documentos a matricula pode ser efetuada. Houve até alunos que tiveram que voltar e tirar uma nova carteira de identidade”, informa  Fernanda.

 

Para o baiano de Brumado, Nelson José Bonfim Dantas, aprovado no curso de Engenharia Elétrica – Habilitação em Eletrotécnica, o sistema de senhas para realizar a matrícula está funcionando, ele diz que o sistema organiza o atendimento e ajuda a esconder sua ansiedade em realizar a matrícula. “Estou muito feliz com minha aprovação, principalmente por que venho de longe e espero aproveitar muito a oportunidade de estudar em uma Universidade Federal”, expõe o calouro do curso de Engenharia Elétrica.

 


Excedentes
Para aqueles que estão torcendo para sair a lista de excedentes, o DAA informou que no dia 2 de fevereiro será divulgada em sua página na internet (http://www.daa.ufs.br), a 1ª relação de excedentes convocados para ocupar vagas de desistentes dos campi de São Cristóvão, Saúde e de Laranjeiras.
 
 

 

 

 De acordo com o diretor do DAA, Antônio Edilson do Nascimento, os sortudos terão até o dia 6 de fevereiro para realizar a matrícula institucional. Nascimento acrescenta que para o campus de Itabaiana a relação dos excedentes só sairá no dia 30 de março. Os convocados a preencher as vagas terão até o dia 3 de abril para realizar sua matrícula.

 

 

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. micheletavares said, on 29/01/2009 at 3:55 pm

    Meninas, tentem republicar as fotos!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: