Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Sociedade dos Estudos Astronômicos de Sergipe apresenta Calendário de Atividades

Posted in Ciência e Tecnologia by micheletavares on 23/01/2009

Por David Farias e Gustavo Ferreira

 

Gustavo Ferreira

Fotos: Gustavo Ferreira

Há exatos 400 anos, um jovem italiano chamado Galileu Galilei, curioso para saber o que acontecia além do céu estrelado que se desvendava para ele todos os dias, apontou um telescópio para cima e fez História. Por isso, neste ano de 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Astronômica Internacional (IAU) celebram os 400 anos da exploração científica do cosmos com o Ano Internacional da Astronomia.

 

 

O Brasil não ficou de fora desta comemoração. Cerca de 180 grupos também celebram a data, entre eles a Sociedade dos Estudos Astronômicos de Sergipe. Fundada em 10 de novembro de 2001, com o intuito de divulgar a ciência no Estado e promover atividades voltadas para Pesquisa/Ensino/Extensão, a SEASE preparou uma mostra com exposições de materiais como miniaturas de estações espaciais, exibições de vídeos, instrumentos de observação, análises astronômicas e imagens de astros, para comemorar o Ano Internacional da Astronomia.

 

Miniaturas de espaçonaves

Miniaturas de espaçonaves

Além disso, o público tem a oportunidade de estar em contato direto com a astronomia. “Queremos dar a oportunidade para as pessoas usarem um telescópio. Muitas delas passam a vida inteira e nunca têm uma oportunidade dessas.”, diz Augusto César Silva Almeida, coordenador da SEASE.

 

 

Dentre os projetos apresentados pelo coordenador da SEASE ele explica que a entidade pretende realizar durante todo o ano observações astronômicas na Orla de Aracaju e sediar o V Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia. Um grande passo para esta instituição e para o estado de Sergipe, que ganhará projeção nacional na área de ciência e tecnologia. Além disso, o grupo faz seus trabalhos de extensão apresentando palestras e mostras nas escolas.

 

Augusto César, coordenador da SEASE

Augusto César, coordenador da SEASE

O coordenador geral da SEASE também ressaltou a existência de um projeto da Prefeitura de Aracaju, com apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a inauguração do Planetário da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), sediado no Parque da Sementeira. Apesar de não poder revelar a data de inauguração do Planetário, Augusto César adianta que o Planetário será um local de grande importância, pois busca responder às questões fundamentais da humanidade como “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.

 

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Paulo Celso said, on 15/03/2009 at 10:53 pm

    Boa noite! Gostaria de saber como conseguir as miniaturas de espaçonaves! e for possível me mande os preços e as possibilidades de envio

    Grato
    Paulo Celso

  2. Katarina said, on 26/09/2009 at 5:11 pm

    Sou uma mera estudante, curso a oitava série do ensino fundamental. Eu e mais um grupo de astronomia criado na cidade onde moro apreciamos a astronomia na antiga biblioteca da cidade está uma pequena exposição com direção de alunos e alguns professores não digo por mim que não participo do grupo mas por eles acho que as sua capacidades fala mais alto que suas mentes em fundar na cidade um lugar em que eles possam utilizá-los garanto que seram capazes de tudo por uma mera descoberta possivel em que eles pelo menos a analisem e possam aprender algo mais sobre o espaço!!!
    gostaria de tirar uma duvida: é possível que existam outros sistemas planetários e que o universo tenha sido criado mais de uma vez?
    Obrigada pelo espaço de comentar
    Katarina!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: