Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Urgência Odontológica acaba com aflição de pacientes no Hospital de Zona Norte

Posted in Cidade, Saúde by micheletavares on 23/01/2009

Márcio Dantas

Fotos:Márcio Dantas

Por Elaine Mesoli

“Dor de dente agora nunca mais!”. Foi com esse desabafo de alívio que o comerciante Wilton Farias de Almeida, 60 anos, morador do bairro Santos Dumont, saiu do atendimento de Urgência Odontológica do Hospital Municipal da Zona Norte Nestor Piva. Wilton conta que conheceu o serviço depois que, num domingo, começou a sentir dor de dente e se dirigiu ao hospital pensando em extrair o dente para que a dor passasse, mas foi surpreendido pela atenção que recebeu.

Chegando à Urgência Odontológica, Wilton foi atendido pelo dentista de plantão. O profissional avaliou que o dente poderia ser restaurado e, depois de sanar a dor do paciente com analgésico, o encaminhou para uma unidade de saúde. “O atendimento é bom e o serviço é de primeira. Para a gente que depende do [Sistema Único de Saúde] SUS, ter emergência de dentista é muito bom. Já não preciso mais sofrer a madrugada toda, esperando o posto de saúde abrir”, relata.

sem-titulo221No Hospital Nestor Piva, em 2008, foram atendidos com resolutividade vários casos como o do comerciante que, após atendimento de urgência, foi direcionado às redes da Atenção Básica (Unidade de Saúde da Família) e de Atenção Especializada para dar continuidade ao tratamento odontológico. A Urgência Odontológica é parte da Rede de Urgência e Emergência (RUE) que integra o SUS de Aracaju e é composta pelos hospitais municipais Dr. Nestor Piva (Zona Norte) e Dr. Fernando Franco (Zona Sul), além do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192 Aracaju (Samu).

Horário e atendimento

A Urgência Odontológica do Hospital de Zona Norte Nestor Piva funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 7h da manhã do dia seguinte, e ainda aos sábados, domingos e feriados. O serviço conta com três atendentes de consultório dentário (ACDs) e nove dentistas que se revezam, ficando um em cada plantão. O Hospital Nestor Piva está localizado na Avenida Maranhão, s/n, bairro 18 do Forte. “O serviço à noite é o único serviço público de urgência em Odontologia no Estado de Sergipe e complementa a atenção integral da Saúde Bucal para a população”, diz o coordenador do Hospital Nestor Piva, Ênio Calistro.

O serviço atende cerca de 250 casos de urgência odontológica por mês, o que dá uma média de sete casos por plantão. De acordo com a coordenadora da Urgência Odontológica do Hospital Nestor Piva, Ana Karina Silva, o atendimento odontológico tem capacidade de atender até 20 pacientes por plantão. “No período da implantação desse serviço, atendíamos quatro ou cinco pacientes por plantão. Hoje esse número cresceu para nove. Isso é sinal da aprovação da população, que agora sabe que, se sentir dor ou tiver uma lesão, não precisa esperar uma Unidade de Saúde abrir para ser atendido”, ressalta o coordenador.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. micheletavares said, on 29/01/2009 at 3:43 pm

    Elaine, cuidado para nao ficar parecendo reportagem de assessoria… !!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: