Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Rodízio de água em Aracaju continua

Posted in Cidade, Saúde by micheletavares on 14/04/2009

Racionamento força estabelecimentos comerciais a mudarem a sua rotina de trabalho

 

Por João Paulo Leite

Racionamento preocupa comerciantes (Por João Paulo)

Racionamento preocupa comerciantes (Por João Paulo)

 

Devido a uma nova redução no nível de água do rio Poxim, provocada pela falta de chuvas, o rodízio no abastecimento de água na capital, que havia sido interrompido, recomeçou nos dias 23 e 24 de março. Esse esquema de rodízio divide a capital em Zona Norte e Zona Sul. De acordo com este, o fornecimento de água é cortado de dois em dois dias, de forma alternada entre referidas zonas.

 

A Zona Sul engloba os seguintes bairros: Augusto Franco, Castelo Branco, DIA, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Jardins, Jessé Pinto Freire, JK, Loteamento Garcia, Loteamento Tramandaí, Luzia, Médici, Orlando Dantas, Parque dos Coqueiros, Ponto Novo, Santa Lúcia, São Conrado, Sol Nascente, Conjunto Valadares e Marivan.

 

Já a Zona Norte abrange: 13 de Julho, 18 do Forte, Alto da Jaqueira, Centro, Cidade Nova, Cirurgia, Coqueiral, Bugio, Getúlio Vargas, Industrial, Itacanema, Jardim Centenário, Japãozinho, Jetimana, Lamarão, Nova Liberdade, Olaria, Palestina, Pau Ferro, Pereira Lobo, Planalto, Ponta da Asa, Porto Dantas, Salgado Filho, Sanatório, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São José, Sobrado, Soledade, Suíssa, José Conrado de Araújo, América, Costa e Silva, Novo Paraíso, Siqueira Campos, Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova.

Segundo a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o rodízio será mantido enquanto persistir a ausência de chuvas suficientes para recuperar o nível de água do rio. Enquanto isso, os estabelecimentos comerciais têm batalhado para adaptar os dias de racionamento à rotina de trabalho. Muitos já contabilizam perdas.

 

O Salão de Beleza Rita Menezes localizado no bairro Grageru, por exemplo, vem sofrendo grandes prejuízos. De acordo com a proprietária, Rita Menezes, nos dias de rodízio, grande parte dos atendimentos tem sido cancelados.  “Ou eu não atendo, ou peço que a cliente já venha com os cabelos molhados”, afirma Rita Menezes.

 

No bairro Siqueira Campos, a situação enfrentada pelo Bar e Restaurante Costela no Bafo, é semelhante. Eles vêm armazenando água em baldes, para que possam cozinhar, lavar os pratos e ainda utilizá-la para a descarga nos banheiros. No entanto, às vezes a água armazenada não é suficiente para os dois dias e os proprietários se vêm obrigados a fechar o bar e restaurante mais cedo. “Essa é minha única fonte de renda. Eu não quero nem imaginar como a situação vai ficar, se esse rodízio se prolongar”, lamenta a proprietária, Auxiliadora Leite.

 

Por outro lado, nem todos os bares e restaurantes têm tido prejuízos, já que a área onde se localizam a maior parte deles, a Orla de Atalaia, não vem sofrendo o racionamento. A Atalaia e a Zona de Expansão são cobertas pela adutora da Cabrita, que está com os níveis de água em condições aceitáveis.

 

Secretária de Estado da Saúde em alerta

 

Porém um problema ainda maior preocupa as autoridades de Aracaju. Nesses tempos de rodízio, a única saída encontrada pela população, como foi dito, é o armazenamento de água. Baldes, panelas, lavanderias, qualquer recipiente tem sido usado como depósito de água.

 

 É exatamente aí onde mora o perigo. Recipientes como esses sem os devidos cuidados favorecem a formação de focos de dengue. No ano passado, 47 pessoas morreram vítimas da doença em Sergipe, sendo 19 na capital.

 

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a armazenamento de água seja feita de forma correta para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

 

box3

Para mais informações: Ouvidoria da Saúde 0800-286-3000 ou ainda pelo site www.sergipecontradengue.com.br

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: