Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Vivre La France!

Posted in Cultura by micheletavares on 26/05/2009
 Por João Paulo Leite

Brasil+franc%C3%AAs

Em 2009, Brasil e França celebram o Ano da França no Brasil. Ambos os países investem pesado em evento para provar que a França não é só croissant e perfumes. E nesta entrevista, a diretora da Aliança Francesa em Sergipe fala da importância desse evento e da língua francesa atualmente.

O França.BR 2009, nome dado ao evento, uma iniciativa dos governos francês e brasileiro – em reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005 – visa o desenvolvimento das relações econômicas, políticas e culturais entre os dois países. As comemorações passarão por todas  as capitais brasileiras. A lista dos eventos, cujos  objetivos são de mostrar uma França atual e diversa podem ser conferidos no quadro abaixo ao final da reportagem.

Cerimônia de início das comemorações do França.BR (Foto: divulgação)

Cerimônia de início das comemorações do França.BR (Foto: divulgação)

As celebrações tiveram início no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro e contou com um espetáculo circense  e uma homenagem à França na festa da Inconfidência Mineira  em Ouro Preto, e seguem até novembro. Prevê-s e um público de 30 a 40 milhões de pessoas e o envolvimento de empresas, estados e municípios para a viabilização de projetos, além de um investimento estimado em  15 milhões de euros.

Nesse tocante, Elódia Caldas Barros, diretora dos cursos da Aliança Francesa em Aracaju, nos cedeu gentilmente um espaço em sua atribulada agenda para contar um pouco sobre a importância desse evento, bem como da cultura francesa, visto ser ela pessoa gabaritada a tal, tanto pela função que desenvolve, como por já ter residido durante muitos anos na capital francesa.

PIC_0069
Empautaufs:O que representa o Ano da França no Brasil para a senhora? 

 

Elódia: – Representa uma integração entre as duas nações de forma a elucidar esses valores de sua cultura, embutidas no dia a dia; na gastronomia, na arquitetura, na dança, na moda, etc.

Empautaufs: Na sua opinião, o que podemos aprender com a cultura francesa?

Elódia: – Como aluno da Aliança Francesa o senhor deve observar que no conteúdo do curso aprendem-se a língua vivenciando a cultura francesa em seus meandros.

Empautaufs: –Qual a importância hoje de se aprender o francês?

Elódia: -Nunca é demais aprender línguas estrangeiras, abrem-se portas, estendem-se horizontes e criam-se liberdades. 

Caixa Blog

Deixe um comentário