Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Nova data do Enem provoca surpresas e trasntornos!

Posted in Educação by micheletavares on 15/10/2009

Por Igor Almeida

Na quinta-feira, dia 1º de outubro, mais de quatro milhões de estudantes de todo o país, das redes públicas e privadas de ensino foram surpreendidos com a notícia do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido às denúncias de vazamento das questões, feitas pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’. A prova, que é aplicada desde 1998 e serve como critério de seleção para o vestibular de cerca de 500 universidades do país, seria realizada nos dias 3 e 4 de outubro e, pela primeira vez, sob os novos critérios de avaliação definidos pelo MEC – uma redação e 200 questões de múltipla escolha distribuídas em quatro disciplinas (linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas). Para o governo, o adiamento significa um prejuízo de 34 milhões de reais; para os estudantes, muitas dúvidas e transtornos.

Em entrevista concedida ao Jornal Hoje, da TV Globo, no dia 1º de outubro, o Ministro da Educação Fernando Haddad declarou que se tentaria definir a nova data de modo a não coincidir com os vestibulares. “Geralmente a gente confere com o calendário de vestibulares, feriados religiosos para evitar coincidências. A data a ser fixada vai levar em consideração essas informações”, explicou.

No entanto, diante da divulgação do novo período de realização do exame, outra surpresa: 5 e 6 de dezembro. Os dias coincidem com vestibulares de várias instituições de ensino superior do país como UnB, UERJ, UFSC, o que faz com que vários calendários sejam alterados para não prejudicar os alunos. Contudo, algumas universidades como a Unicamp, USP, PUC-SP, PUC-MG, Mackenzie já declararam que não utilizarão as notas do Enem para a seleção, uma vez que o conseqüente adiamento do resultado das provas inviabilizará os processos seletivos “por questões operacionais”.

Aqui em Sergipe, a situação não é diferente. A data também coincide com o vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que seria realizado de 6 a 9 de dezembro, mas que, devido ao adiamento do exame, foi fixada para semana seguinte, de 8 a 11 do mesmo mês. Para os mais de 14 mil estudantes sergipanos inscritos no Enem, a nova data do exame não agradou muito. As maiores reclamações dizem respeito à proximidade dos dias em que foram estabelecidos os concursos e o cansaço causado por essa maratona de provas, que fica ainda pior para aqueles alunos que participarão de processos seletivos de outras universidades do Brasil.

Para o estudante Michel Fábio, que presta vestibular para medicina, o mais concorrido do estado, a mudança da data atrapalha os preparativos da prova. “Não só a proximidade das datas e o cansaço como também a ansiedade de ter que esperar mais tempo para fazer as provas atrapalham bastante e influenciam diretamente no resultado final”, comenta o estudante.

 Até para os estudantes que não se inscreveram no Enem, toda a problemática surgida em torno das denúncias de vazamento de informações da prova não foi vista com “bons olhos” já que, por se tratar de uma prova coordenada pelo governo federal, pressupõe-se que deveria haver todo um sistema de segurança que garantisse o sigilo das questões, o que de fato não ocorreu.

Mesmo com todos esses imprevistos, o Ministro da Educação ressalta a importância do exame não só para a avaliação dos alunos como também pelo fato de permitir o acesso dos mesmos às instituições de ensino superior. Quanto à questão da credibilidade do Enem, ele afirma que essa avaliação só poderá ser feita no ano que vem. Se tudo ocorrer como planejado dessa vez – com um novo contrato no valor de R$ 31,9 milhões firmado em parceria com a Cesgranrio e Cesp – espera-se que as notas sejam divulgadas até o dia 5 de fevereiro do próximo ano.

 

 

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Joana Leonor said, on 21/10/2009 at 2:04 am

    Adorei, ótima coesão !


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: