Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Conjunto Augusto Franco recebe recursos do PAC para construção de Rede de Esgotos

Posted in Fotojornalismo by micheletavares on 28/10/2009
FOTOJORNALISMO
Texto e Imagens por Thayza Machado 
Implantação de Rede de Esgotos
Obra de implantação de rede de esgotos no Conj Augusto Franco, Av. Dr. José Tomaz Dávila Nabuco – Por Thayza Machado

Desde que foi oficialmente inaugurado, em 22 de abril de 1982, o conjunto habitacional Governador Augusto Franco possui sistema de esgotamento sanitário e pluvial a céu aberto. A situação que aflige os moradores há 27 anos promete ser solucionada com a execução da obra de implantação de rede de esgotos, financiada pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, realizado pelo Governo Federal.

Recapeamento de Asfalto

Operação de Repavimentação de Asfato do Conj. Augusto Franco. Por Thayza Machado

As obras tiveram início em maio deste ano e o prazo máximo para a conclusão é de 720 dias. Depois disso, “os canais do conjunto vão ser usados apenas para escoamento fluvial”, é o que afirma Robson do Nascimento, chefe de obras da Cepal, empresa paraibana vencedora da licitação para execução da obra, que custou cerca de cinco milhões de reais. Além do Conjunto Augusto Franco, os recursos do PAC contemplam o bairro Ponto Novo – lá as obras começaram em julho, com mesmo objetivo – construção de rede de esgotos; o valor da obra gira em torno dos cinco milhões e oitocentos mil reais. Atualmente, devido à grande quantidade de entulhos depositados, chuvas de poucos minutos fazem os canais transbordar, já que os dutos obstruídos não permitem o escoamento do fluxo de água e esgoto.

Canal Cinco - Conj. Augusto Franco

Poluição do Canal Cinco do Conj. Augusto Franco. Por Thayza Machado

 Dessa forma, além do lixo que se espalha pelas laterais, há freqüente risco de que o líquido esteja impregnado de bactérias infecciosas. É interessante ressaltar que foi dado de pesquisa do IBGE em 2005 que esgotos a céu aberto provocam alterações ambientais que afetam fortemente a população. Na área da saúde não é nova a informação de que eles são redutos de numerosas pragas ameaçadoras à saúde do ser humano.

 A empreitada de construção da rede de esgotos representa um anseio de longa data da população do maior conjunto habitacional de Aracaju. Em tempos de campanhas eleitorais ouviam-se os brados para o capeamento dos canais; emendas destinadas a esse fim acabaram por retornar a Brasília, por falta de projetos. É de se esperar, pois, que a população que transformou os canais em pontos de referência genéricos (“moro no canal dois, no canal cinco etc.) possa enxergá-los como elementos positivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: