Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Flores são sempre bem vindas

Posted in Uncategorized by micheletavares on 28/10/2009

FOTOJORNALISMO

Flores são sempre bem vindas

por Dayse Ismerim

As flores estão diretamente ligadas com a história da humanidade, sempre relacionadas às religiões, fábulas, costumes, tradições, etc. Algumas flores serviram e servem também como alimento, sendo esse hábito considerado exótico por muitos, pois é mais comum usar as flores como medicamentos, na forma de chás.

Antigamente, dar flores era um hábito limitado para os enamorados que queriam demonstrar seus sentimentos pela pessoa amada, mas hoje presentear alguém com flores pode envolver outros sentimentos, como amizade, admiração, respeito, etc. Assim, cada flor tem um significado, uma história ou uma lenda.

Com o nome científico Chrysanthemum Leucanthemum, a Margarida é originária da Europa central e pode significar inocência. Existe uma lenda inglesa em que uma fada alimentava um príncipe com comidas preparadas com Margaridas, para que ele nunca crescesse e nem perdesse a inocência.

DSC_0011

A Margarida é da mesma família do Girassol e do Crisântemo. (por Dayse Ismerim)

Muitas flores possuem as mais diversas cores, sendo utilizadas para ornamentar ambientes e compor arranjos. A Gérbera é uma flor que significa alegria, sendo bastante apreciada para a ornamentação de eventos, principalmente em casamentos, como também na confecção do buquê das noivas. E por falar em buquê de noivas, não podemos esquecer das Rosas. O cultivo de Rosas é muito antigo, tanto que os chineses do século V a.c já extraiam óleo das rosas cultivadas no jardim do Imperador. Esse óleo só poderia ser usado pelos nobres, e se um plebeu fosse descoberto na posse desse óleo, era rapidamente condenado à morte.

DSC_0025

As Gérberas são geralmente mais caras que as Rosas, mas dão um ar mais sofisticado ao ambiente. (por Dayse Ismerim)

Em Aracaju, mais precisamente no mercado Tales Ferraz, o visitante tem oportunidade de apreciar vários tipos de flores, assim como também de conversar com os vendedores e aprender um pouco mais sobre esse mundo fascinante.

Dona Josete Nascimento trabalha na passarela das flores há mais de 30 anos, e é considerada pelos seus colegas de profissão uma especialista no ramo da floricultura. Para ela, “as flores são sempre bem vindas em todo tempo!”

CSC_0075

Dona Josete Nascimento aprendeu com seu pai tudo o que sabe sobre as flores. (por Dayse Ismerim)

CSC_0074

“Passarela das flores”. Mercado Tales Ferraz no centro de Aracaju. (por Dayse Ismerim)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: