Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

A cura do corpo e da alma através de ervas medicinais

Posted in Fotojornalismo by micheletavares on 30/10/2009
Ervas medicinais

Sueli Campos, vendedora de ervas.

Texto e fotos por: Daniela Lapa

Depressão, diarréia ou diabetes, a cura para esses e outros males pode estar na natureza. O uso de plantas e ervas medicinais há muito deixou de ser superstição e passou a ser considerado como importante fonte para a cura de doenças. O tratamento feito com as plantas medicinais pode ser realizado de diversas formas. Entre elas, o consumo mais tradicional é realizado por meio de chás. No mercado Albano Franco, a vendedora Sueli Campos comemora o aumento das vendas: “sempre tivemos clientes fiéis, mas o número de pessoas que têm experimentado o tratamento alternativo vem aumentando”, disse. Com larga atuação no mercado de comercialização de chás e grande variedade, em seu ponto de venda são encontradas curas para todos os tipos de males do corpo. Segundo ela, “para males do espírito só Deus cura, mas para todo o resto, temos ervas”. Algumas exóticas, outras nem tanto, todas prontas para o consumo, as ervas medicinais estão, aos poucos, deixando de ser crendice popular, para ser referência no tratamento de diversas doenças.

Segundo informações do Ministério da Saúde, existe um amplo trabalho no sentido de introduzir o uso de ervas no tratamento médico, inclusive foi aprovada uma Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), como também existe o Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais. Ambas são iniciativas para o melhor aproveitamento de plantas medicinais para a saúde da população.

Ervas medicinais

Genivaldo Barroso e sua filha, vendedores de ervas.

Por outro lado, existe ainda o uso exotérico de tais ervas. No mercado Antônio Franco, o senhor Genivaldo Barroso comenta das “consultas” que realiza para alguns clientes: “ tem gente que chega sem saber direito o que está acontecendo, mas tem fé de que a erva vai resolver, então a gente escuta e aconselha o melhor tratamento para cada caso”.

Trabalhando há mais de 10 anos no mercado, o senhor Genivaldo, acompanhado por sua filha, cuida das ervas, pondo-as para secarem, separando e ensacando, mas algumas “são importadas, já vem prontas, mas o melhor é preparar aqui”, comenta. Ainda segundo ele, suas vendas concentram-se em moradores da própria Aracaju, pois os turistas estão sempre mais interessados no artesanato.

Ervas medicinais

Pó que promete a cura.

Por todo o mercado repete-se a cena de ervas secando ao sol e inúmeras barracas com vendedores dispostos a fazerem uma “consulta” que traga alívio para as dores do corpo, da mente e do coração. Alguns tratamentos são bem inusitados, outros nem tanto, mas todos traduzem a cultura popular, recheada de crenças.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. DJALMA DE OLIVEIRA JUNIOR said, on 31/10/2009 at 11:37 pm

    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo IOR, 72 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de FIBROMIALGIA,( DORES NO CORPO). Aplicando as técnicas de REFLEXOLOGIA, obtenho ótimo resultados; oferecendo assim uma excelente qualidade de vida aos clientes.
    Confira no meu Site: http://www.djalma.com.br
    São Paulo SP BRASIL

  2. genova nobrega said, on 18/06/2010 at 3:52 am

    gostariad e umam planta que tratasse a depressão da alma qeu ajudasse nos karmas e seus sintoams fisicos e tb ansiedade, sou medium.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: