Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Peixaria do Mercado Albano Franco continua a funcionar sem fiscalização

Posted in Fotojornalismo by micheletavares on 30/10/2009

 

Conhecida por suas más condições de higiene, a peixaria do Mercado Albano Franco continua funcionando sem fiscalizações da Vigilância Sanitária e do IBAMA.

Texto e imagens por Gustavo Costa

 

As denúncias sobre o setor de venda de peixes do Mercado Albano Franco não são de agora. A questão da higiene sempre foi um problema, que continua não resolvido, pois não há  fiscalização da Vigilância Sanitária.

Quando visitada na manhã de quarta-feira, dia 28 de outubro, outra denúncia foi feita. Sobre as bancadas onde os peixes são vendidos foi encontrado um peixe da espécie Mero, uma das maiores entre os peixes marinhos. Em Sergipe ele é geralmente encontrado na região de Pacatuba, porém sua pesca, captura, transporte e comercialização é proibida pela Portaria IBAMA Nº 121 de 20 de setembro de 2002 até 2007 e prorrogada até 2012 pela Portaria IBAMA Nº 42 de 19 de Setembro de 2007, por estar na lista de animais em extinção.

A entrega de peixes é feita todos os dias, porém quando há um excesso de estoque, muita mercadoria fica armazenada no local que possui péssimas condições de refrigeração, pois não existe freezer suficiente para atender a todos os comerciantes. Alguns vendedores levam o excesso para casa e trazem de volta no dia seguinte em caixas de papelão com gelo e mantém a conservação desta forma, comprando sacos e mais sacos para refrigerar os produtos.

PICT0381

Más condições de higiene continuam a ser problema na peixaria do Mercado Albano Franco. Ainda não há fiscalização da vigilância sanitária.

PICT0387 empauta

Vendedores trabalham em péssimas condições de higiene.

PICT0393 empauta

Denúncia: Peixe Mero, ameaçado de extinção, é comercializado livremente sem a fiscalização do IBAMA.

PICT0395 empauta

Sem boas condições de armazenamento, os peixes são levados para a casa dos comerciantes ou ficam guardados no gelo. Não há refrigeradores em número suficiente para atender a quantidade de mercadoria.

PICT0399 empauta

Peixaria do Mercado Albano Franco entregue às moscas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: