Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Com destino à?

Posted in Fotojornalismo by micheletavares on 01/11/2009

Por Bárbara Nascimento

Todos os dias milhares de trabalhadores e estudantes são submetidos a aventurar-se pelo sistema de transporte público da capital sergipana. A rotina do corre, dá sinal, sobe, se pendura, passa pela borboleta, se espreme repete-se algumas vezes nas jornadas de ir ao trabalho, chegar até a escola ou à universidade.

Os ônibus, como numa constante matemática, são cheios e oferecem muito pouco ou quase nada do quesito segurança. O preço da tarifa (R$: 1,95) não condiz com o serviço prestado e a irritabilidade é notória entre os usuários e também trabalhadores de do transporte público. Motoristas e cobradores são alvos das críticas dos passageiros, que parecem esquecer que os mesmos não são porta-voz da empresa que trabalham, mas sim trabalhadores.

Em clima de estresse em alta seguem-se varias viagens de um terminal de integração a outro. Locais onde a correria e o empurra-empurra para entrar ou sair dos ônibus, mas parecem uma disputa por um lugar ao sol.

Os dados apontados são outros: falam de novas linhas, novas frotas. Porém, a quantidade de carros de transporte coletivo de Aracaju não supre a demanda da cidade. E apesar de novos veículos estarem em circulação, é muito comum encontrarmos carros sem condições de uso – com piso rachado, portas e bancos quebrados ainda em uso.

Enquanto as melhorias necessárias ao transporte público municipal não chegam os usuários e os que trabalham nos veículos continuam submetidos às condições precárias para chegarem aos seus destinos.

DSCF5788
a rotina nº 1
DSCF5813
a rotina nº 2
DSCF5790
a rotina nº 3
DSCF5816
a rotina nº 4

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: