Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Situação dos Mototaxista em Aracaju

Posted in Fotojornalismo by micheletavares on 03/11/2009

Matéria e fotos por Juacy Júnior

Após o veto da Câmara de Aracaju contra a regulamentação do transporte de passageiros em motocicletas na cidade, como está a situação dos mototaxistas?

DSC_0580

Mototaxistas operando ilegalmente nas proximidades do Mercado

Desde o ano passado, os mototaxistas de Aracaju tentam a regulamentação de sua profissão. Neste ano o discurso ganhou mais força, quando no dia 27 de Julho a regulamentação das profissões de mototaxista e motofrete foi sancionada pelo presidente Lula. Com base na lei federal, que transfere para os municípios a decisão de regulamentar ou não o serviço de mototáxi, o debate foi levado à Câmara pelo vereador do PDT, Fábio Mitidieri.

O Projeto de Lei que regularizava o trabalho dos mototaxistas foi vetado no dia 17 de Setembro pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) por ser considerado inconstitucional. Manifestaram contra o serviço 11 membros, apenas os vereadores Danilo Segundo, Ivaldo José, Moritos Matos, Dr. Emerson, Nitinho e Fábio Mitidieri votaram a favor da regulamentação.

Apesar da derrota, a categoria mantém a mobilização, fazendo passeatas para cobrar das autoridades a regulamentação da sua profissão. “Estamos respaldados por uma lei federal que reconhece o trabalho do mototaxista. Por isso, vamos continuar lutando”, enfatiza um

DSC_0554

Empautaufs entrevista mototaxista

mototaxista que não quis ser identificado.

Em depoimento dado a equipe do Empautaufs alguns mototaxistas, que atuavam nas proximidades do MercadoModelo de Aracaju, contaram sobre a situação que se encontram. “Nossa profissão vive assim na ilegalidade, a gente precisa sempre estar se escondendo dos policias e trabalhar assim as escondidas” disse um integrante do sindicato de mototaxistas de Aracaju – Sinditmotaju que não quis se identificar. Ele enfatiza ainda que”continuaremos realizando nossos atos, cobrando que a prefeitura seja democrática, e acabe com essa forma ditatória, de não aceitar o serviço de mototáxi”.

DSC_0549 mmmmm

O serviço agindo de forma escondida na capital

O Sinditmotoaju estima que haja na capital aproximadamente 800 mototaxistas atuando de maneira ilegal em Aracaju, por conta dessa ilegalidade muitos são alvos de blitz de policiais.

“Eles [policiais] já chegam fechando a nossa moto, quase causando acidentes, tiram o passageiro usando a força e ameaçam levá-los presos se não denunciarem a gente” reclama os mototaxistas. “Depois levam a nossa moto presa e só liberam mediante o pagamento de um alta multa, além de atuarem e pontuar nossa carteira”.

O Sindtmotoaju alega que com a legalização seria possível controlar a atividade no Estado, e tornar o serviço mais seguro. Outro fator apontado favorável aos mototaxistas é o apoio popular, uma pesquisa feita pelo próprio sindicato mostra que mais de 75% da população aprova a profissão.

DSC_0578gfgfdgfgfd

Apesar dos entraves os mototaxistas continuam trabalhando


Enquanto não ocorre a regularização, os mototaxistas continuam agindo por conta própria pela cidade. “Nós precisamos sustentar nossa família, se pararmos de trabalhar quem vai fazer a feira de casa? Enquanto as pessoas nos procurarem vamos continuar trabalhando” conclui o mototaxista.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. jose valteclar Borges vieira said, on 07/01/2010 at 4:56 pm

    sou presidende do sindicato dos mototaxistas de fortaleza aqui estamos todos regulamentado com mais de 2600 profissionais trabalhando so em fortaleza e muito bem e gostaria de poder saber como posso ajudar meus caros compalheiros dai em de aracaju


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: