Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Simse vai até o dia 08 de novembro

Posted in Economia by micheletavares on 05/11/2009

Terceira edição do Simse promete recorde de público

Por: Daniel Nascimento
Photo-0008

Envento acontece até o dia 8 de novembro no CIC - Por Daniel Nascimento

O Salão Imobiliário de Sergipe, Simse, chega a sua terceira edição e reúne várias empresas sergipanas do ramo. Entre os dias 04 e 08 de novembro cerca de 40 empresas, entre imobiliárias, construtoras, financiadoras, bancos e outras, se reúnem no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) em Aracaju.

Segundo Alexandre Porto, organizador do evento, o primeiro dia superou as expectativas. 1600 pessoas passaram pelo CIC no dia, 15% amais que a abertura do ano passado. O evento realizado pela Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário – Sergipe (ADEMI-SE) e Êxito Eventos, que conta com o patrocínio do Governo de Estado e a Prefeitura de Aracaju, já movimentou cerca de 100 milhões de reais na sua edição anterior. Espera-se superar em 20% a marca do volume de negócios do ano passado. Ainda segundo Porto, mais de 80 empreendimentos diferentes estão disponíveis para comercialização, sendo 20 inéditos.

Photo-0010
1600 pessoas visitam primeiro dia do Simse

Em sua primeira edição, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo local, oito mil na segunda, e espera-se um fluxo de dez mil pessoas durante os cinco dias. O crescimento do Salão e a sua importância pro mercado imobiliário é refletido na afirmação do diretor do evento: “Praticamente todas as empresas tem participado das três edições, ás vezes uma fica de fora por falta de produto, mas o comum é a participação de todas em todos os anos, mudando apenas os seus projetos de stands, em alguns anos maiores e mais sofisticados e em outros anos mais simples”, afirmou Alexandre Porto.

Devido à crise o evento cresceu menos do que poderia. “Em função da crise econômica algumas construtoras não puderam participar, outras construtoras reduziram seus stands”, diz Porto. Mas para o ano que vem espera-se uma melhora no mercado, já notada há algum tempo.

Novidades no Salão

Além da nova data, tão desejada pelos empresários do setor, que deve ser mantida nos próximos anos, o Simse traz novidades. Segundo os organizadores, os visitantes terão surpresas no evento. A entrega do Prêmio Ademi também faz parte da programação. Esse ano, também estão presentes empresas de materiais de construção e moveis.

O salão fica aberto todos os dias das 14 às 22 horas. “É importante que as pessoas possam vir o quanto antes, muito do que estava disponível já acabou hoje”, afirma Porto. Cerca de 20% a 30% dos empreendimentos já foram fechados.  O fato de o evento reunir várias empresas é citado por casais um dos fatos que os levaram a esperar até o salão para comprar imóvel. Outro atrativo é o programa do governo federal “Minha casa, Minha vida”. “Quem vir antes tem mais oportunidades de fazer um bom negocio”, conclui Porto.

Mais trabalho na construção

Apesar do desaquecimento da economia, geração de postos de trabalho na construção civil mantém crescimento, afirma boletim do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). Segundo o documento, depois de um período de imobilismo, o ramo tem contratado cada vez mais funcionários. Esse crescimento deve-se a medidas do Governo Federal que aqueceram o setor, como a continuidade dos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as reduções de impostos, principalmente o IPI.

No primeiro semestre de 2009, a ocupação na Construção Civil cresceu 2,1% nas regiões investigadas pelo Sistema Pesquisa de Emprego e Desemprego (Sistema PED). E o programa “Minha Casa, Minha Vida” promete aquecer ainda mais o setor.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] leu minha matéria no EmPautaUFS? Não está tão chata assim. -10.540000 […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: