Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

CONFIANÇA EM 2010

Posted in Esporte by micheletavares on 08/11/2009

Por Mairon Hothon

Brasão do Time

Brasão do Time (Foto: Mairon Hothon)

Fundado em 1º de maio de 1936, a Associação Desportiva Confiança (ADC)  com suas diversas derivações de apelidos, nasceu no cenário futebolístico sergipano para fazer história e deixar marcas de grandes vitórias. Surgiu primeiramente como um time de voleibol e basquete, idealizado por Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice, e só apenas em 1949 o Confiança cria o seu time de futebol. De lá para cá, muitos amistosos foram realizados e muitas vitórias foram guardadas, tendo conseguido 17 títulos sergipanos. Considerado o grande rival do Club Sportivo Sergipe, muitas brigas entre as torcidas foram perpetuadas ao longo do tempo, em conseqüência de rixas entre os dois clubes. Enfim, caracterizado pelas vitórias do passado, por grande influência no futebol do Estado e por levar de crianças a idosos para torcer pelo time do “Gigante Operário”, o ano de 2009 não quer ser lembrado nem pela diretoria do clube nem tão pouco pelos torcedores.

Muitos problemas caracterizaram o time neste ano, da falta de pagamento a insegurança de perder seu local de treinamento, o Estádio Sabino Ribeiro. Depois da campanha ruim do primeiro semestre e parte do segundo, o Confiança teve que dispensar alguns jogadores, emprestar outros, além do término de contrato de alguns atletas, o que prejudicou o time nessa temporada. Apesar da contratação do meio-campista Beto, ex-jogador do Fluminense, Vasco, Flamengo e também com passagens pela seleção brasileira, o time não conseguiu bom resultado na série C e foi rebaixado para a série D. Hoje, a principal atividade da diretoria do Clube é o de resolver os problemas e ir atrás de patrocinadores para a próxima temporada.

Quanto ao time propriamente dito, a maioria dos jogadores ficaram de recesso por quatro meses, de setembro a janeiro, outros estão emprestados para outros times, “encostados” ou mesmo se recuperando de lesões. Quem treina hoje na Sede do Confiança, Estádio Sabino Ribeiro, são as Divisões de Base, Sub-15, Sub-17 e Sub-18, que estão se preparando para a Copa Paulista de Juniores, que acontecerá em Janeiro de 2010 no interior paulista.

"Miltinho"
Miltinho: “O Confiança será o sendo o único time sergipano a tentar o Tri” (Foto: Marion Hothon)

Problemas e Soluções

Em entrevista ao EmpautaUFS,  o presidente do Clube, Milton Dantas ou “Miltinho”, explicou a atual situação do clube e antecipou as pretensões para o próximo ano. “Pretendemos participar do Campeonato Estadual e conquistar o Tri-Campeonato, além da Copa Governador do Estado. Mas o maior objetivo é o de retornar a série C do Brasileirão”, conta. Segundo o presidente, os jogadores retornaram suas atividades agora em dezembro, para se prepararem para a pré-temporada. E, como forma de política de incentivo para a torcida e para os jogadores, algumas medidas foram tomadas, dentre elas estão o novo técnico contratado, José Polozzi.

Visto por grande estima por Miltinho, Polozzi nas palavras do próprio presidente apesar de ser desconhecido no Nordeste é “um bom disciplinador, conselheiro, atleta e técnico”. “Esperamos dele bons resultados e a contratação de 25 novos jogadores, sendo eles da Casa, da Divisão de Base e de outros times”, relata. Outra medida foi a de renovar com os patrocinadores. Por uma participação mais efetiva, a Plamed colocou esse Pré-requisito, sendo aceita pela direção do clube. As próximas parcerias procuradas serão as empresas Maratá e Produtos Orientais.

Quando indagado sobre as dividas do time, Miltinho explanou que a equipe diretiva esta fazendo o máximo para quitá-las, e para 2010 eles não vão errar nesse aspecto. “Vamos fazer uma política pé-no-chão, não indo além da folha salarial e fazendo o máximo para economizar”, defende o presidente. Sobre o caso do atacante Hugo Henrique, atualmente emprestado para o River Plate de Carmopólis, que disse que só voltaria ao time se seu salário atrasado três meses fosse pago, Milton Dantas disse que o salário do atacante não é proporcional para a situação do time: “Foi feito uma nova proposta e ele tem até o dia 22 desse mês para responder, senão Hugo fica livre para qualquer outro time”.

Estádio Proletário
Estádio Proletário (Foto: Mairon Hothon)

Mas o que esta no auge das discussões do Dragão Azul é o caso Sabino Ribeiro. Desde sua fundação, há 73 anos, que o Confiança faz seus treinos no Estádio Proletário, terreno este doado por Ribeiro Chaves. Todavia, devido às dividas da empresa, no último dia 29, o Estádio entrou em leilão, mas não foi arrematado. Os advogados do clube já entraram com ação na 4º Vara Federal pedindo reconhecimento do terreno para o clube. A diretoria alega que o espaço já faz parte da história da instituição, do próprio Bairro Industrial e da população sergipana. Muitas reformas já foram feitas e isto deve ser levado em conta. Agora trata-se uma briga judicial. Sobre o Centro de Treinamento, Milton disse que foi uma idéia de um conselheiro do clube e que a diretoria esta dando todo o apoio, mas não é objetivo principal dela. O que interessa mesmo é continuar no Sabino Ribeiro.

Divisão de Base

Alojamento da Divisão de Base

Alojamento da Divisão de Base (Foto: Mairon Hothon)

Hoje os times que treinam do campo do Confiança, são as Divisões de Base, que contam 120 meninos nas três categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-18. “O principal objetivo da diretoria é o de “incentivar esses meninos”, como relata o Supervisor das Divisões de Base, Edemar. Os responsáveis pela manutenção dessa categoria ficam a cargo dos Conselheiros do Clube, que sustentam cerca de 28 atletas que comem e dormem no alojamento.Edemar informa também que apesar do rebaixamento do time profissional, em nada afetou as Divisões de Base, e já prepara os jogadores da Sub-18 para competirem na Copa de Juniores em São Paulo, agora em Janeiro. São planos dele também de fazer uma Copa Aracaju de Juniores. Os técnicos que tomam conta são o ex-jogador Lima, responsável pela Sub-18, e Chicão pelas Sub-15 e 17. “Para entrar basta fazer um teste, avaliado pelo técnico, se o menino for bom, ele fica”, conclui.

O torcedor

Na visão do torcedor confiante Genivaldo, vendedor ambulante que diariamente vai aos treinos do Confiança, o Dragão ainda pode voltar a subir, mas muita coisa precisa mudar. Segundo o torcedor, para o Campeonato Sergipano o time tem bagagem suficiente, mas para o Brasileirão é preciso ter renovação total. “O que faltou foi o incentivo financeiro para os jogadores, mas  acredito sim nesses meninos da Sub-18”, encerra.

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Felipe said, on 11/11/2009 at 12:07 am

    Falotu citar sobre a campanha do time em 2008 e sua luta para subir pra serie B do campeonato brasileiro. Quem não se lembra do hit: ” Vamos subir Dragão” ?
    Há muitos anos não se via no estado uma torcida tão entusiasmada pelo seu time.

  2. […] CONFIANÇA EM 2010 […]

  3. murilo trindade said, on 16/09/2010 at 4:48 pm

    mandar abraços para todos jogadores em paticular para aleluia

  4. leonardo said, on 14/11/2010 at 9:09 pm

    tenho 15 anos quero faze um teste no time do confiança eu moro em monte alegre de sergipe . jogo na cabeça de area todos aqui gostan de mim só no vou pra ir porque no tenho condições mais jogo muito meu sonho e ser um jogador de futebol…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: