Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Extensão pela Cultura

Posted in Cultura by micheletavares on 11/11/2009

Universidade Federal de Sergipe realiza entre os dias três e sete de novembro sua VI Semana de Extensão tendo a cultura como tema central

Por Anne Samara Torres

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início, nesta terça-feira (03/11), a VI Semana de Extensão (SEMEX). Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), o evento traz como tema central deste ano a Cultura, escolhida dentro dos oito eixos temáticos definidos pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades, que são: Educação, Trabalho, Tecnologia, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Comunicação. Contando com a participação de alunos de todos os campi da universidade – São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana -, o evento também abre suas portas para todas as outras faculdades do estado.

Segundo a diretora do Centro de Atividades de Extensão e Ação Comunitária

Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Vasconcelos (foto:Anne Samara)

da UFS, Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Vasconcelos, a escolha do tema, tomada em conjunto com os outros campi, não foi por acaso. “Decidimos optar pela cultura não somente porventura da entrega do novo campus de Laranjeiras, mas também porque queremos que os jovens conheçam, reflitam e usufruam um pouco mais da diversidade cultural que o Brasil possui” disse Conceição. Além disso, a professora esclarece que este tema é central, norteador, mas que os demais eixos também serão apresentados durante as conferências, mini-cursos, comunicações orais, apresentações artísticas, exposições e oficinas ofertadas gratuitamente no decorrer da SEMEX. (Clique aqui para ver a programação)

Desse modo, muito estudantes fizeram suas inscrições em diversas atividades a exemplo de Tatiane Ribeiro, aluna do 8º período de Geografia e bolsista do Proex “Meu amigos me recomendaram os mini-cursos. Disseram que são

Oficina de Balé (foto:Elaine Casado)

ótimos. Além disso, como final de período é sempre estressante eu achei o que precisava: uma oficina chamada Vencendo o stress.”, comenta.  De forma semelhante, a estudante do 4º período de Matemática, Josy Cardoso, que participa pela primeira vez da SEMEX, diz está adorando “Participei da oficina de balé e pretendo ir para a de dança do ventre. Se eu pudesse, estaria em todos os lugares.”, concluiu ela.

Assim, a Semana de Extensão, que este ano está em sua sexta edição e com o lema “Expansão e Cultura”, conta com mais de 800 inscritos, o que significa quase o dobro de participantes em relação ao ano passado. Outro fato é que graças ao sistema de inscrição online, implementado este ano, foi possível a maior participação de alunos dos campi de Laranjeiras e Itabaiana e de faculdades particulares. Desta maneira, a SEMEX vem solidificando-se como ferramenta socializadora ao buscar a interação da universidade com toda a sociedade, por meio de ações que, nesta edição em particular, pretende demonstrar a importância das manifestações culturais na construção da identidade humana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: