Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Natal aquece o comércio

Posted in Economia by micheletavares on 11/11/2009

 
natal
Natal/Foto:Fernando Quadro

Lucros da data são os melhores do ano

 

Por: Adler Berbert

O Natal é a temporada anual do consumo, e pouca gente escapa – ou mesmo deseja escapar – de dar presentes. Passada a crise econômica a expectativa é para um natal gordo. Pelo menos R$ 140 bilhões, quase 20% a mais que no ano passado, deverão ser despejados na economia até dezembro. De olho nos dados, as lojas já ampliaram em até 20% as encomendas. Todo esse movimento econômico em torno do mês de dezembro se materializa, principalmente, em empregos. Segundo pesquisas, das mais de 120 mil vagas temporárias previstas para serem abertas no Brasil, nos setores de comércio e de serviço, 33 mil deverão ser ocupadas por pessoas que nunca trabalharam.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital sergipana, Samuel Schuster, calcula aumento de 5% a 8% nas vendas este ano. Esse aumento deve-se, segundo ele, em grande parte a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca que foi prorrogado. Para garantir ainda mais movimento nas lojas, a entidade distribuirá 80 mil prêmios no período. “È o primeiro ano da campanha Natal premiado da CDL. Serão vários prêmios, entre eles, laptops, televisão, celulares. Espero com isso aumentar ainda mais o movimento do comércio”, contou ele. 

O shopping Jardins já está em clima de Natal também, as lojas começam a se preparar. Traçam estratégias de divulgação e de promoções para atrair mais público. “O Natal é a melhor data do ano para o comércio. Começaremos a divulgação e a ornamentação natalina no dia 12 de novembro”, informa Adélia Vieira, assistente de marketing do shopping.

shopping 007

Shopping Jardins/Foto:Adler Berbert

shopping 001

Alexsandra, líder da loja/Foto:Adler Berbert

Na C&A, uma das lojas âncoras do shopping Jardins, a líder da loja, Alexandra Santos, explica que a meta da C&A é sempre vender mais que o ano passado para isso a loja investe em decoração, divulgação e funcionários temporários. “A contratação desses funcionários é feita no mês de dezembro e em alguns casos ocorre a efetivação do funcionário na loja, resultado de uma boa performance do contratado”, graceja.

shopping 003

C&A/Foto:Adler Berbert

 

Se as lojas já estão se preparando para os festejos natalinos, já tem consumidores aguardando ansiosamente para as compras dos presentes. “Amo o Natal, esse espírito de bondade que nos seduz de presentearmos uns aos outros. Ano após ano, compro presente para toda a minha família. E espero que esse ano as lojas tragam boas promoções, pois meu 13º já está comprometido com as minhas compras”, conta Márcia Oliveira, vendedora.

O pequeno Lucas Silva, 7 anos, espera que esse ano ganhe muitos presentes. “Quero uma bicicleta e um computador. Esse ano me comportei muito bem e espero que Papai Noel seja bonzinho comigo”, afirma.

Papai Noel, árvores enfeitadas, pisca-pisca e muitos presentes, o Natal está chegando. O aniversário de Jesus inspira as pessoas a se presentearem e as lojas agradecem. Saber planejar as compras é um item imprescindível para passar as confraternizações de fim de ano com as contas em dia e guardar dinheiro para os tradicionais gastos de janeiro. Então, juízo e boas festas!

 

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Luma said, on 12/11/2009 at 12:10 am

    Parabéns, a reportagem ficou suscinta e bem elaborada. Adorei a linguagem e a abordagem.

  2. Monique said, on 12/11/2009 at 1:44 pm

    Bem legal. Gostei da forma como escreveu a matéria e da descontração utilizada.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: