Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Escolas públicas e privadas: ambas abrem os horizontes dos alunos

Posted in Educação by micheletavares on 12/11/2009
009
livros de poesias, feitos pelos alunos – Foto:Mariana
Por Mariana Viana
É indiscutível a melhora que as atividades extracurriculares proporcionam no desempenho escolar do aluno. Independente de ser pública ou privada, cada escola desenvolve seus projetos de forma diferenciada.
Na capital, o colégio Master tem em seus projetos a aula de campo, onde os alunos obtêm aprendizado fora da sala de aula. “Tivemos agora o projeto “Aprendendo a produzir”, onde os alunos visitam varias fábricas do estado, e aprenderam desde a matéria-prima até o produto final “afirma Giovanna Petérle,coordenadora do ensino fundamental II do colégio.
Além de colocar o aluno em uma ambiente diferente e somar com o que se é passado na sala de aula, com esta atividade é possível também se ensinar contabilidade. “Hoje em dia os meninos são assolados por muitas questões, então precisamos trazer o interesse ao aluno através de aulas diferenciadas, os projetos extracurriculares propõem juntar a teoria à prática, desenvolver trabalhos em grupo e fazer algumas aulas mais dinâmicas “diz Giovanna Petérle.
010
Coordenadora Gonçalo Rollemberg Leite, Edilde de Souza Lima – Foto:Mariana
As atividades extracurriculares não se restringem apenas as escolas particulares. No colégio estadual Gonçalo Rollemberg Leite os alunos descobre-se e desenvolve suas habilidades no projeto “Antologia”. “Antologia é uma livro de poesia feito pelos próprios alunos. Um grupo de professores de português escolhe as poesias dos alunos e montam o livro” alega Edilde de Souza Lima coordenadora da escola.
Dentro deste mesmo projeto há uma noite de lançamento, onde comparecem os pais e alunos dão autógrafos, o que incentiva e eleva a auto-estima dos alunos. Durante a gincana escolar, muitos alunos descobrem um dom pra cantar, aproveitando esta oportunidade a escola desenvolveu “O canta Gonçalo”, os estudantes tem aulas de canto e se preparam para se apresentam na quadra na escola, anualmente.
“A idéia de colocar os projetos de atividades extracurriculares nas escolas surgiu da necessidade de colocar o aluno para investigar, buscar conhecimento além da sala de aula, onde até então, os alunos eram limitados”, conclui Petérle. É importante notar que tanto as escolas públicas quanto as privadas, têm o interesse de colocar seus alunos em novas experiências e desta forma, abrangendo seus conhecimentos o que virá conseqüentemente repercutir em sua carreira profissional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: