Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Não complique, “twitte”

Posted in Ciência e Tecnologia by micheletavares on 12/11/2009

                                                                                                                    Por Maluh Bastos

Uma das mais novas redes sociais, o Twitter, tem simplificado a vida de muitas pessoas com sua simplicidade e praticidade. Descobrimos um pouco da sua estrutura e o “segredo” da praticidade à primeira vista em pleno século XXI.

 

 Uma das mais populares redes de relacionamento vem tomando conta do mundo das relações midiáticas: o Twitter. Rápido, fácil, com milhares de famosos participando e contando detalhes da sua vida cotidiana… Parece

twitter

Página do twitter

praticamente impossível não sentir curiosidade de acessar esta rede.

Um pouco da história:

 Criada pelos americanos Biz Stone, Evan Wiliams e Jack Dorsey, o Twitter alcança a cada dia mais usuários em sua rede. Apesar de “novo”, o Twitter não nasceu do nada. Seus inventores já tinham experiência no ramo, sendo Williams o criador de outro sucesso da internet, o Blogger – atualmente vendido para o gigante da internet, o Google. O propósito era simples: criar uma rede social na internet que se tornasse um sucesso e pudesse ser atualizado através de mensagens de texto por celular, conhecidas como SMS. O alcance do objetivo foi rápido. Com aproximadamente cinco anos de existência, o Twitter já é fenômeno mundial. Já foi ferramenta política, com as campanhas “twitteiras” de Barack Obama; ferramenta de fofocas e intrigas entre famosos; e até ferramenta de revolução, como é conhecida a “Revolução do Twitter”, quando houve as denúncias da fraude eleitoral no Irã.

 Um pouco da estrutura:

 Entender como funciona o Twitter é bastante simples. Para compreender a base do desta rede social, precisa-se saber o que é uma API. Traduzindo para

twitter-iphone-apple-design-blog2 (http://www.rafaeldesigner.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/twitter-iphone-apple-design-blog2.jpg)

Twitter no iPhone

o português, a Interface de Programação de Aplicativo (IPA) é a base das funções de um aplicativo. O fundamento principal do Twitter é a Transferência de Estado Representacional, que resumida e simplificadamente, consiste no objetivo da rede: transferência de dados e informações para não só um receptor, mas vários.

A linguagem do Twitter é fácil e o passo-a-passo descomplicado. A rede ainda não tem tradução para o português como o Orkut, mas suas orientações em inglês são decifráveis para quem já navega o mínimo possível na internet. Já existem vários aplicativos do Twitter que facilitam aind amais seu manuseio: Twitterlicious e twitterific, que permitem o acesso ao Twitter pelos PCs e Macs; Outtwit, que permite o acesso pelo e-mail do Outlook; Tweet Scan que permite buscas no Twitter e foi incorporado ao campo de buscas do Firefox; e o Twessenger, o mais interessante. O  Twessenger permite, através do Windows Live Messenger (mais conhecido como MSN), em sua versão 8.1, o

twittergoogle

Twitter Google Maps

Twittervision, uma integração com o Google Maps – aplicativo do Google que localiza qualquer lugar do planeta em seu mapa. As mensagens do twitter enviadas por seus usuários são vistas no Google Map com um balão de fala do usuário no exato lugar do mapa onde ele se encontra.

Claro que uma rede nova e cheia de idéias como o Twitter tem vários outros aplicativos, entretanto, os listados acima são os mais interessantes e utilizados.

 

Um pouco das conseqüências:

 Está claro que uma rede social com tantos aplicativos e tantas possibilidades, exigidas cada vez mais pelo mundo globalizado, obviamente teria suas conseqüências sociais.

Algumas polêmicas surgem ao redor da rede, enquanto famosos como William Bonner e ex participantes do Big Brother Brasil discutem e deixam isso claro para todo o público ver. Questões éticas e as proporções dessa proliferação na comunicação são básicas para se discutir.

A facilidade que a rede proporciona é sua grande arma para a conquista cada vez maior do seu público, como relata o professor da área de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, Matheus Mattos Felizola,

Prof. Matheus Felizola

Prof. Matheus Felizola

doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Há uma necessidade com o avanço dos processos comunicativos de uma comunicação cada vez mais urgente e menos elaborada”, diz.

O fato da não necessidade de “seguir” obrigatoriamente alguém que o usuário “segue” e vice-versa também é um fator de grande impacto para a comunicação. “Por exemplo, eu não preciso que o departamento de comunicação de alguma pessoa jurídica no Twitter me siga para que eu veja todas as informações que eles publicam. Basta apenas segui-los. Assim, as informações são propagadas de forma mais rápida e com maior alcance”, ressalta o professor.

Com tantas vantagens, o usuário poderia ficar perdido sobre que meios de comunicação acessar quando precisar de notícias confiáveis. Porém, isso não acontece, o Twitter já se tornou um meio confiável, uma vez que as grandes empresas de comunicação têm suas contas na rede. “Muito pelo contrário de afastar as pessoas dos veículos noticiosos, o Twitter aproxima, através de links com maiores informações sobre aquele determinado assunto que foi abordado apenas com uma chamada”, afirma Felizola.

As questões éticas são polêmicas. Algumas empresas estão proibindo seus funcionários de utilizar redes sociais como Twitter. Quando questionado a respeito disto, o professor da área de Comunicação ressaltou: “A questão da publicação de material ou citações que prejudiquem a empresa são realmente criticáveis. Porém, a proibição da utilização dessas redes pelos funcionários de uma empresa é restrição à liberdade de expressão dos mesmos.”

 Com indagações éticas ou não, com polêmicas ou não, manter-se fora do Twitter no mundo globalizado no qual vivemos é praticamente querer ficar desatualizado. O acesso à rede é gratuito e as promessas para o aperfeiçoamento e criação de novos aplicativos são diversas. O Twitter pretende crescer mais, com seus amantes e críticos. Sua linguagem e utilitários simples descomplicam cada vez mais o mundo da nova geração de redes sociais na internet. 

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. monique said, on 15/05/2010 at 12:00 am

    como faz twitts

  2. alan david said, on 23/09/2010 at 3:14 pm

    Excelente resumo… O twitter realmente veio para ficar, e logo teremos a nova interface, sensacional..

  3. marcelo said, on 06/11/2010 at 12:01 am

    OLÁ! EU GOSTEIII É TWITTER DE MUITO BEMMMMM


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: