Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Redução do IPI aumenta as vendas de matérias de construção

Posted in Economia by micheletavares on 12/11/2009

Por Tatianne Melo

Aquecer a economia, estimular o segmento da autoconstrução, impactar a cadeia da construção civil e mudar o ânimo dos consumidores, alguns dos fatores que influenciaram o Governo Federal na redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), dos materias de construção. A medida entrou em vigor no mês de abril, para ajudar o comércio no período da crise financeira mundial.

100_5244

Cerâmica/ Pisos. ( Por: Tatianne Melo)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, em conjunto com empresários dos setores de construção civil, varejo pedem a prorrogação da desoneração do IPI, até o mês de dezembro. Os empresários apresentam números do desempenho das vendas que comprovam o aumento com a redução do imposto.  O estabelecido pelo governo era que a redução aplicada sobre os e produtos de construção civil, seria extinta em novembro. O IPI – imposto que incide sobre os produtos industrializados nacionais e estrangeiros – está entre os diversos impostos inclusos nos industrializados. O único órgão responsável pela sua arrecadação é o Governo Federal, que repassa o dinheiro recolhido para os municípios.

A maior parte dos matérias da lista da redução do IPI tiveram total isenção do imposto, outros apenas diminuíram, como disjuntores, aditivos preparados para cimentos, argamassas e concreto. Os preços reduziram em aproximadamente 5%, os que mais se beneficiaram: Cerâmica (pisos), louças (vasos sanitários), tintas, chuveiro elétrico, pia inox, disjuntores.

A medida atingiu mais de 30 itens de material de construção: (Veja tabela completa com os materias afetados no final da reportagem)

100_5207

Cimento. ( Por: Tatianne Melo)

As vendas do cimento aumentaram significamente- principal e essencial material usado na construção como aglomerante. Importante commodity mundial serve até mesmo como indicador econômico- Sergipe é um dos maiores produtores nacionais, possui fabrica em Laranjeiras. Porém, apesar disso, o cimento sergipano está na lista dos mais caros do Brasil. “O preço do cimento para um estado produtor e com pequena extensão territorial, deveria ser menor, sendo que os valores dos impostos também deveriam ser revistos pelos nossos governantes, já que o cimento é um produto essencial para construção e atingi todas as classes”, declara Alanda Gois, gerente do Hiper Sales.

A procura dos consumidores por produtos baratos, nas lojas, ocorreu de imediato após o anúncio, pelo governo. “Muitos consumidores vinham até a loja querendo produtos com preços baixos logo após a medida da redução do IPI ser anunciada pelo governo. Entretanto, nós só podíamos vender os produtos com o IPI reduzido nas novas remessas. Os do estoque ainda tinham preço com IPI antigo”, conta, Alanda Gois. Diferente do Hiper Sales, em outra loja a diminuição dos preços foi instantânea. “Em parceira com as fábricas remarcamos e reduzimos os preços dos materias no outro dia a decisão, no intuito de alavancar as vendas, pois o mês de abril é de baixa temporada”, informa Noêmia Lucas, gerente de Recursos Humanos.

100_5197

Alanda Gois, gerente do Hiper Sales

A chegada do mês mais quente do ano, o verão, o fim do ano e o recebimento do 13º salário, aliados com a redução do IPI faz com que a tão sonhada construção ou reforma do imóvel torne-se realidade. Segundo pesquisas, o aumento das vendas entre os meses de setembro a janeiro pode atingir até 20%. A comerciante, Maria Dilsa, aproveitou as diversas vantagens para reformar o banheiro de seu apartamento. “Há tempos espero pela reforma do banheiro social do meu apartamento, sempre algo atrapalhava, mas com todas essas vantagens decidir não adiar mais”, confesa.

MATERIAL REDUÇÃO DO IPI
Cimentos aplicados na construção 4% para 0%
Tintas e vernizes dos tipos aplicado na construção 5% para 0%
Massa de vidraceiro 10% para 2%
Indutos utilizados em pintura 5% para 2%
Revestimentos não refratários do tipo dos utilizados em alvenaria 5% para 0%
Aditivos preparados para cimentos, argamassas ou concretos 10% para 5%
Argamassas e concretos para construção 5% para 0%
Banheiras, boxes para chuveiros, pias e lavatórios de plástico 5% para 0%
Assentos e tampas, de sanitários de plástico 5% para 0%
Caixas de descarga e artigos semelhantes para usos sanitários ou higiênicos, de plásticos 5% para 0%
Pias, lavatórios, colunas para lavatórios, banheiras, bidês, sanitários, caixas de descarga, mictórios de porcelana 5% para 0%
Pias, lavatórios, colunas para lavatórios, banheiras, bidês de cerâmica 5% para 0%
Grades e redes de aço, não revestidas, para estruturas ou obras de concreto armado ou argamassa armada 5% para 0%
Outras grades e redes de aço, não revestidas, para estruturas ou obras de concreto armado ou argamassa armada 5% para 0%
Pias e lavatórios, de aços inoxidáveis 5% para 0%
Outras fechaduras; ferrolhos 5% para 0%
Partes Cadeados, fechaduras e ferrolhos 5% para 0%
Dobradiças de qualquer tipo (incluídos os gonzos e as charneiras) 5% para 0%
Outras guarnições, ferragens e artigos semelhantes para construções 10% para 5%
Válvulas para escoamento 5% para 0%
Outros dispositivos dos tipos utilizados em banheiros ou cozinhas 5% para 0%
Disjuntores 15% para 10%
Chuveiro elétrico 5% para 0%
Impermeabilizantes 5% para 0%
Cadeados 10% para 0%
Registros de gaveta 5% para 0%
Telhas de aço 5% para 0%
Revestimentos cerâmicos não vidrados nem esmaltados 5% para 0%
Revestimentos cerâmicos vidrados ou esmaltados 5% para 0%

 

 

* ERRATA: Reportagem atualizada em 12/11/09, para correção de informações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: