Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Sucesso que não consta nos livros

Posted in Cultura by micheletavares on 12/11/2009

                            Por Maluh Bastos

Muitos duvidariam que o mercado de livros em Aracaju, umas das menores metrópoles do nordeste, fosse render muito. Porém, o movimento da livraria Escariz é perceptivelmente intenso. A livraria tem instalações nas universidades, shoppings e com planos de estender ainda mais.

A Diretora de marketing e eventos da livraria mais popular e movimentada

fatima

Fátima Escariz

de Aracaju, Fátima Escariz nos recebeu com sorrisos e simpatia. Num diálogo extremamente interessante, ela nos contou como a Escariz se tornou o que é hoje, as dificuldades que enfrentou e as novas tendências de acordo com o perfil dos leitores da cidade aracajuana.

 EmpautaUFS: A Escariz já está na estrada há muito tempo. Quantos anos a Escariz tem?

Fátima Escariz:A Escariz tem 23 anos.

 EmpautaUFS:E a loja só tem instalação aqui em Aracaju…

Fátima Escariz:Só aqui. Temos planos para abrir lojas em Salvador ou Maceió no próximo ano.

 EmpautaUFS: Qual foi a maior dificuldade para abrir um negócio no mercado de livros de Aracaju?

Fátima Escariz:No ínicio, abrimos como banca de revista depois fomos inserindo alguns livros. A maioria das pessoas em Aracaju não tinha hábito de leitura, não tinha mesmo. E não era porque não gostavam e sim porque realmente não havia lugares para adquirir e ler livros. Então começamos bem devagar, apostando na maioria das vezes em best-sellers. A medida que o tempo foi passando, nós fomos ampliando as sessões que tinham mais respostas dos clientes e aí crescendo cada área de leitura.

 EmpautaUFS: E havia alguma livraria concorrente na época?

Fátima Escariz:Tinha a Jubiabá, no Shopping Riomar.

 EmpautaUFS: A Escariz é a referência de livraria aqui em Aracaju, conseqüentemente não tem muitos concorrentes…

Fátima Escariz: Nossa maior concorrência é virtual. Existem muitas queixas das pessoas que fazem pedidos de livros daqui da loja em relação ao prazo de espera. O tempo do frete é o que nos “mata”, digamos assim. Quando você adquire um livro pelo site da Saraiva ou da Livraria Cultura, por exemplo, eles já têm o livro lá e é só enviar. Nós temos que pedir pra distribuidora e ainda temos que esperar o tempo do frete. Isso é o que torna as livrarias virtuais nossas maiores concorrentes.

 EmpautaUFS: Mas tirando as concorrentes virtuais, tem alguma concorrência em Aracaju?

Fátima Escariz:Tem a Nobel, a Dom Bosco, a Papelart… mas acho que esses resolveram focar mais na papelaria.

 EmpautaUFS: Então, você acha que o sucesso da Escariz se deu ao fato de que a cidade é pequena e não tem muitos concorrentes?

Fátima Escariz:Não. Acho que o fundamental foi a nossa visão em acreditar de que as pessoas de Aracaju são leitoras e leitores. Eles queriam, sim, ler de preferência num local confortável que tivesse mesa de leitura, lugares mais silenciosos para pesquisa, etc. Inclusive, hoje você vê até empresários fazendo reuniões, pesquisas, e tudo mais na Escariz. Então, eu acho que hoje as pessoas se sentem realmente à vontade na loja não só para comprar como para pesquisar.

 EmpautaUFS: Como anda a venda dos jornais?

Fátima Escariz:A venda de jornais caiu e caiu bastante. Para ter uma idéia, no início, nós vendíamos de tudo, O Globo, Correio de Brasília, Jornal de São Paulo, Folha Dirigida, Última Hora. Então, muitos desses jornais se tornaram únicos e exclusivos para assinatura…

 EmpautaUFS: Então, a queda foi devido ao fato de que muitos se tornaram por assinatura?

Fátima Escariz:Não sei lhe dizer a nível Brasil, mas em Aracaju um fator importante foi o problema da entrega. O jornal saía em um dia e no outro chegava aqui, então não interessava mais.

 EmpautaUFS: Você considera jornal como uma leitura diferenciada?

Fátima Escariz:Com certeza.

 EmpautaUFS: E a internet hoje em dia anda bastante informada…

Fátima Escariz:Com certeza. A internet totalmente aberta com notícias também influencia muito nesse quesito, porém, as vendas do Cinform só crescem. Os outros mantiveram suas posições, não cresceram em venda. Mas esta marca exclusiva, só tem crescido.

 EmpautaUFS: E qual seria, na sua opinião, o motivo para tanto crescimento desse jornal de Aracaju?

Fátima Escariz:Na minha opinião é o fato de que ele não é só classificados. Ele tem muitos cadernos bons. A parte de cultura é boa, a parte de economia é boa, a parte de imóveis é muito boa.

 EmpautaUFS: Qual tem sido a sessão ou área de livros mais procurada pelo aracajuano?

Fátima Escariz:Auto-ajuda vende muito, não é? Esses saem muito até porque acho que quando alguém quer presentear uma pessoa opta pelo livro de auto-ajuda porque a probabilidade é que a pessoa goste e se sinta presenteada. Os biográficos também saem muito como Tim Maia, Chico Buarque, etc. Ficção e romance também são bastante vendidos.

 EmpautaUFS: Mas auto-ajuda é o que sai mais…

Fátima Escariz: É. Hoje em dia eles estão querendo até mudar o nome do gênero para algum nome menos forte como “auto-valorização” por causa de toda a barreira que algumas pessoas já criam àquele tipo de leitura.

 EmpautaUFS: E como foi o crescimento da literatura infantil?

Fátima Escariz:Nós apostamos muito na literatura infantil, desde o começo. Se você observar hoje nossa sessão infantil, pode-se dizer que é maior do que algumas sessões infantis de outros estados maiores. Então, realmente investimos nessa área porque acreditamos que as crianças lêem muito aqui em Aracaju. Um fator que ajuda bastante é o surgimento de livros como Harry Potter, Crepúsculo e outros que juntam essas crianças e as transformam em futuros leitores. O hábito que elas adquirem com essas leituras as levam a ler coisas mais profundas depois.

 EmpautaUFS: Como anda a parte de eventos da livraria?

 Fátima Escariz:Nós participamos muito de eventos. Hoje em dia, mais em eventos prontos do que feitos por nós mesmos.

 EmpautaUFS: E qual seria a diferença entre o evento feito por vocês e o evento pronto?

 Fátima Escariz:O evento feito por nós mesmos exige um trabalho muito maior e uma fiscalização muito maior. Por isso estamos optando de participar de movimentos e eventos já prontos. Por exemplo, quando tem um evento que nos interessa nós apoiamos, vamos atrás das editoras, proporcionamos brindes.

 EmpautaUFS: Como é público aracajuano?

 Fátima Escariz:São leitores. Claro que os que tem um nível cultural mais alto compram muito mais e compram uma leitura mais diferenciada, porém, até os mais humildes estão comprando muito. Começam por um Augusto Cury da vida e vai sendo levado a outros estilos. Uma mulher que no início só comprava Caras, já está adquirindo outros tipos de leitura. Ou seja, há essa evolução…

 EmpautaUFS: Qual seria a “revelação” dos últimos tempos em quesito de gênero literário?

Fátima Escariz:A área de Concursos é uma revelação. As pessoas adquirem muito até porque, se antes o sonho das pessoas era ter o seu próprio negócio, hoje é passar em um concurso. Gastronomia também surpreendeu bastante e tem saído com muita freqüência. O que nos tem chamado atenção é a sessão infanto-juvenil. Para se ter uma idéia, na Bienal desse ano no Rio teve como livro mais vendido, como recorde, o Diário da Princesa de Meg Cabot. Então, posso dizer que aqui em Aracaju essa realidade não é diferente.

 EmpautaUFS: Muitas pessoas encaram essas sessões como “besteira”…

Fátima Escariz:Consideram mas, para mim, o que importa é ler. Se não for pelo bruxinho, pelo vampiro, pelo Pe. Fábio de Melo ou que quer que seja. O importante é adquirir o hábito pela leitura.

 EmpautaUFS: Mas existe esse público diferenciado?

Fátima Escariz:Sim. Eles realmente adquirem desde os livros de economia, História do Século XX até livros de viagem, melhores vinhos… Mas, de qualquer jeito, nossa intenção é que todos leiam, não importam o gênero. Todo ano nos encontramos no Encontro dos Livreiros e nossa maior intenção é que as pessoas leiam. É melhor pro desenvolvimento do país, é melhor pra quem vive daquilo também.

 EmpautaUFS: Como funciona o processo de seleção dos funcionários? Todos sabemos que os funcionários de um negócio como uma livraria estabelecem uma relação de confiança e credibilidade com os clientes.

 Fátima Escariz:Sim, com certeza. Era um problema grande que nós tínhamos. No início achamos que seria interessante contratar bibliotecários, mas não deu muito certo porque os bibliotecários gostam de cuidar dos livros porém não têm muito o intuito comercial, de vendas mesmo. Logo em seguida pensamos em estudantes universitários, que nos levou para uma época maravilhosa. Tinha muita gente capacitada e o atendimento era ótimo, porém tinha o problema da oscilação constante de horários por causa das aulas nas universidades e dava a impressão de que a empresa que não conseguia manter seus funcionários. E agora estamos experimentando contratar pessoas que já são capacitadas em vendas, porém,o problema é o tempo de capacitação para que esses vendedores sejam adaptados ao sistema de vendas de livros, o que demora um pouco mais do que um universitário demoraria.

 EmpautaUFS: Em relação ao futuro, quais são os planos mais próximos de serem concretizados para a Escariz?

 Fátima Escariz:Nossa realização mais próxima é o começo da expansão do segundo piso da loja no Shopping Jardins em fevereiro de 2010. Pretendemos colocar a venda de DVD’s e CD’s de um gosto mais clássico como MPB, jazz, algo específico daquele público que gosta de ler. Começaremos no início do ano e pretendemos estar terminando no período de maio ou junho do mesmo ano.

 EmpautaUFS: Você acha que com a junção desta nova área de CD’s e DVD’s com a parte de papelaria não iria desviar a intenção principal da loja que seria a venda de livros?

 Fátima Escariz:Não porque iremos deixar isso muito claro na estrutura física. Em cima ficará a parte de CD’s e DVD’s com um Café e embaixo os livros. Fora que essas áreas andam muito de mãos dadas, andam muito coligadas, então acho que não desvia a intenção da loja.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Lucas Peixoto said, on 12/11/2009 at 6:10 pm

    Excelente! Muito bom mesmo. A entrevista está leve, de fácil leitura…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: