Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Turismo: atividade que movimenta a economia

Posted in Uncategorized by micheletavares on 12/11/2009

Por Catarina Schneider

bares da orla

Bares da Orla de Atalaia

Aracaju é uma cidade que, além de outros atrativos, também chama atenção pelo seu turismo. Nas épocas de férias, meio e final do ano, o que mais se encontra nos pontos turísticos da cidade são pessoas de fora. Bares, hotéis, o Mercado e a Orla da Atalaia estão sempre fervendo, ajudando a movimentar a economia da cidade.

            O tipo de turismo mais freqüente na cidade é o turismo de negócio, que traz as pessoas à trabalho. Esse tipo de turismo é estável durante o ano e é com ele que os hotéis mais contam. “Sempre tem executivos e representantes que vêm para ficar hospedados, por isso não sentimos tanto a baixa estação”, conta Gabriela Santos Pereira, gerente do Hotel Aquários. Porém, não é possível negar que existem períodos mais fracos. “Com certeza a baixa estação existe. É um período que sofremos um pouco e que o hotel fica mais parado. Ficamos procurando formas para atrair o público, mas sabemos que isso é normal”, ela diz. Nessas épocas de baixo movimento, de fevereiro à maio e de agosto à dezembro, são oferecidos pacotes para os finais de semana, artifícios no restaurante do hotel e os preços das diárias ficam menores.

            No período de alta estação é quando o turismo de lazer aumenta. “O que muda nesse período é o tipo de público”, diz Adil Oliveira, executivo do Hotel Radisson. É um período que aparece mais famílias e crianças, onde os apartamentos ficam cheios e os serviços dos hotéis são mais usufruídos. Por conta disso, há sempre uma preparação maior para esse período: a contratação de terceirizados na grade de funcionários para que possam oferecer um bom atendimento, melhoria da estrutura do hotel como hidromassagem nas piscinas e novidades nas salas de jogos e um maior cuidado para que os clientes não sintam precariedades dentro do próprio hotel. “Oferecemos cursos para que os nossos funcionários possam atender melhor os clientes, aprimorar seus conhecimentos e para que possam dar informações da cidade para eles”, conta Álvaro Luis Rollemberg Santana, gerente do Hotel Pousada do Sol.

            O caso dos bares é um pouco diferente por sempre ser muito movimentado devido ao público nativo que freqüenta constantemente. “Não muda nada no meu bar em decorrência do fluxo maior de turistas”, relata Hamilton Santana, dono do Bar Cariri. Porém, nos bares menores, como é o caso do Espetinho e Cia, essa mudança é mais perceptível. “Há muita diferença nos meses de alta estação para os meses de baixa. A quantidade de pessoas no meu bar cresce bastante e a renda aumenta consideravelmente”, declara Endel Santana, responsável pelo bar. A contratação de funcionários nos meses mais quentes e as promoções nos meses mais frios também fazem parte da estratégia.

            Outro âmbito que sofre mudanças é a economia informal. Os “camelôs”, como são chamados, também são responsáveis pela economia do turismo em Aracaju. Amendoim, castanha, balões, CDs e DVDs são produtos vendidos com maior freqüência. “Na baixa estação não dá pra vender quase nada, só consigo me sustentar nessa época porque minha família me ajuda”, declara Ailton Santos, vendedor ambulante de DVDs na Orla da Atalaia.Com a época tão esperada chegando, começam os preparativos. “Vou juntando o dinheiro que ganho com as vendas para ir começando a comprar mais produtos para vender para os turistas”, diz Domingo dos Santos, vendedor de caldo de cana.

            Todos esperam, enfim, que chegue a época de maior fluxo na cidade com a expectativa da economia aumentar cada vez mais. E enquanto isso não ocorre, cada um vai procurando o melhor jeito de conseguir se manter.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: