Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Vestibular gera tensão e ansiedade em estudantes

Posted in Educação by micheletavares on 12/11/2009

 

Por Elaine Casado

vestibular

Vestibular: caminho para o sucesso profissional ou stress e ansiedade?

A 27 dias do início do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal  de Sergipe, alunos de escolas públicas e privadas tentam aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes resta para aprender fórmulas, teorias e todo o conteúdo exigido pelos exames vestibulares. A admissão em uma universidade, para alguns, significa, além um momento decisivo na passagem da adolescência para a fase adulta, o princípio de sua escalada rumo ao sucesso profissional. Para outros, porém a tentativa de ingresso numa instituição de ensino superior traduz-se em stress, pressão psicológica e abalo emocional.  

De acordo com um levantamento publicado pela Revista de Psiquiatria Clínica, do Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), dentre os 1046 jovens pesquisados que se preparavam para as provas vestibulares, 56,3% deles apresentavam sintomas de ansiedade. Segundo o estudo, os cinco sintomas mais freqüentes identificados com o problema foram nervosismo, medo de que aconteça o pior, incapacidade de relaxar, sensação de calor e indigestão.

vestibular

A preocupação em excesso pode prejudicar o rendimento do estudante no vestibular.

Apesar de se constituírem em sintomas relativamente comuns à maioria dos jovens que prestam vestibular ao término do ensino médio, stress e ansiedade sofridos demasiadamente, podem, prejudicar a capacidade de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos.

 

Apoio Psicológico

Na tentativa de evitar que o estresse se instale, danificando os estudos e a vida pessoal do vestibulando, algumas instituições de ensino procuram oferecer uma espécie de suporte psicológico, realizando desde atividades em grupo até acompanhamentos individuais. É o que acontece no Colégio Master, localizado no bairro Jardins. Segundo o coordenador de 3º ano, João Bosco, a escola, conhecida por seu mérito em aprovações nos exames vestibulares, busca oferecer ao aluno tanto uma boa preparação cognitiva, com um ritmo intenso de estudos, plantão de dúvidas e grupos de aprofundamento, como um acompanhamento supervisionado pelo setor de psicologia da instituição, com a promoção de dinâmicas de grupo e, quando mais necessário, atenção individual. Além disso, no período próximo à realização das provas, é disponibilizado aos alunos uma espécie de plantão psicológico, isto é, com massagens e relaxamentos que objetivam fazer com que o estudante administre melhor suas tensões e angústias.  Ainda segundo o coordenador, o stress e ansiedade gerados pelo vestibular é conseqüência, dentre outros fatores, da pressão do próprio aluno em ser admitido em uma universidade. “Alguns alunos não se permitem errar. Esse ano em especial, com a chegada das cotas, a ansiedade foi quadruplicada”, diz.

vestibular

Apoio psicológico torna-se cada vez mais necessários aos estudantes em épocas de vestibular.

 Apesar de se mostrar cada vez mais necessária a atividade do profissional da psicologia no atendimento ao vestibulando, algumas instituições de ensino ainda não apresentam este tipo de estrutura. É o caso do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. De acordo com a coordenadora Maria de Lourdes Machado, a escola, tenta oferecer aos alunos o melhor tipo de acompanhamento ao aluno, dentro, porém, de suas possibilidades. “Infelizmente, nós não dispomos aqui de um profissional especializado no acompanhamento psicológico. O que temos é uma espécie de orientação para aqueles poucos alunos que se sentem pressionados pelo vestibular”. Lourdes conta ainda que a maioria dos alunos da instituição, como em grande parte das escolas públicas, não se sentem motivados, tampouco pressionados pelos exames vestibulares e isso dificulta de forma substancial o trabalho pedagógico do corpo docente. “Nós, enquanto escola, nos preocupamos em levá-los ao caminho da universidade, mas o aluno, enquanto  indivíduo não tem essa preocupação na mesma proporção”.

Ainda que existam inúmeras diferenças entre escolas públicas e particulares no tocante a metodologias de ensino e suporte psicológico oferecidos aos seus alunos, elas apresentam um importante aspecto em comum relacionado ao vestibular: o bom planejamento e a dedicação aos estudos é fator primordial para reduzir a ansiedade e tensão dos estudantes no tão esperado momento dos exames vestibulares. A consciência do dever cumprido é o melhor tranqüilizante que um vestibulando pode ter.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: