Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

“Lei 141/09 é aprovada pelo Senado”

Posted in Política by micheletavares on 15/11/2009

“Lei que libera o uso da Internet para candidatos durante o processo eleitoral recebe outorga”.

Por Karina Garcia

O Projeto de Lei do Senador Wellington internetSalgado, do PMDB-MG, é aprovado depois de longo processo de discussão. A lei defende a livre manifestação do pensamento na internet e veda o anonimato durante o período eleitoral, para que candidatos sintam-se no direito de se defenderem em caso de libelos e ou calúnias.

Os sites e blogs serão liberados sem o mínimo de restrição. Mas somente candidatos a Presidência da República poderão ter propagandas em sites noticiosos de internet, os demais cargos, como governador, prefeito, senador, deputado e vereador, não receberam a mesma concessão.

Em Sergipe alguns candidatos já possuem o sistema de interação em tempo real, como o Deputado Federal Mendonça Prado, do Partido dos Democratas (DEM), o também Deputado Federal Albano Franco, do Partido Socialista do Brasil (PSDB) e o atual governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, do PT.

Campanha política na internet permite ao eleitor conhecer na multimídia as propostas no momento de livre escolha e no horário preferido. Diferentemente de como ocorre nas mídias eletrônicas tradicionais: televisão, rádio e impressos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi um dos pioneiros da nova tendência de utilizar a internet como ferramenta de campanha política. Essa prática permitiu a ele arrecadar fundos, organizar voluntários e mobilizar novos eleitores, sobretudo os jovens.

 Entretanto, para construir campanhas na internet precisa-se ter o mínimo de domínio. Segundo a Analista de Sistemas e Programadora de Computadores da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe, Sueli Bacelar, “é necessário que o político, que o candidato e seus assessores entendam para que serve e como se usa”, afirma.

Destarte, deve-se salientar que cada mídia possui sua própria potencialidade.  A internet é mais um meio de comunicação que serve de suporte informativo para as mídias tradicionais. Assim, conhecer os candidatos somente por uma delas não será profícuo, certamente faltará algum elemento para preencher toda a cadeia informativa necessária para a escolha do candidato.

   “Muitos acompanharão tudo pela televisão porque a internet ainda não é uma realidade brasileira”

 Além disso, ressalta-se algumas limitações da campanha por internet apontadas pela representante da sociedade civil e do eleitorado sergipano, a senhora Maria da Conceição Alves, funcionária pública, de 52 anos. Ela afirma que a internet não é confiável e mesmo assim só terá acesso a essa espécie de empreitada quem tem conectividade, o computador já não basta. “Muitos acompanharão tudo pela televisão porque a internet ainda não é uma realidade brasileira”, defende.

Já para o estudante Igor Santana, 18 anos, esse novo jeito de mostrar proposta atrairá o público jovial que geralmente não se interessa quando o assunto é política partidária. “Eu sou internauta assíduo. Essa maneira será a única de me atrair. Prefiro buscar na internet a informações que preciso para escolher meu candidato”, ratifica.

 

   *foto1. Imagem retirada da internet 

http://www.fabiocampana.com.br/…/2009/09/internet.JPG

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sueli Dantas Bacelar said, on 17/11/2009 at 2:58 pm

    Agradeço a citação da minha opinião sobre o assunto. E aproveito a oportunidade para informar que em meu blog venho tratando da utilização da web pelos candidatos e políticos frequentemente.
    Me coloco a disposição para discutir novas ideias sobre o assunto.
    Att.,


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: