Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Amor sem limites

Posted in Perfil by micheletavares on 26/11/2009

Por Monique Garcez

Apesar de no Brasil algumas famílias serem bastante numerosas por falta de orientação do estado, há uma em especial que é composta de 46 filhos, porém, esses foram concebidos através da adoção. Estou falando da família dos Roberts que começou a se desenvolver há 18 anos, quando uma humilde senhora chamada Etani resolveu aceitar um recém-nascido oferecido por uma operadora de caixa de um super mercado.

Dona Etani além de já ter gerado dez filhos, não achou pouco e resolveu seguir uma carreira que não estava dentro

Dona Etani Foto: Monique Garcez

dos seus primeiros planos de vida, a de mãe adotiva. O seu primeiro filho, Saulo Roberto, que hoje se esforça nos estudos para ser aprovado no vestibular para o curso de medicina, foi o primeiro de muitos que foram acolhidos por ela. Dona de uma história de vida encantadora, Etani já passou por várias situações difíceis, mas nem por isso abaixou a cabeça. Ela possui uma personalidade forte e não se deixa ser abalada por motivo algum. Sempre enfrenta os desafios e corre em busca dos seus direitos.

Em dezembro do ano passado a família foi surpreendida pelo apresentador Luciano do programa Caldeirão do Huck e por sua equipe de trabalho, passando a participar de um quadro de fim de ano chamado “A festa é sua”, onde a família teria a oportunidade de ganhar a reforma da casa, do carro (que era carinhosamente chamado de BMW) e de receber 40.000 mil reais. Mas para que eles pudessem receber todos esses benefícios, o filho Lukas deveria participar do quadro “agora ou nunca” e o resto da criançada deveria formar um coral e se apresentar no palco do programa cantando a música “Emoções” de Roberto e Erasmo Carlos.

Todos se empenharam para conseguir atingir as metas estabelecidas e por conta da dedicação deles, a chácara onde moravam e a kombi foram totalmente reformados, ganhando aspecto de novos. Mas nem sempre a família passou por bons momentos. Houve uma época em que eles moravam em um apartamento e estavam passando por dificuldades, então o dono da construtora Celi, Luciano Barreto, no ano de 2000 concedeu um terreno e financiou a construção de uma casa que abrigasse todos os integrantes da família. Além de contribuir com a doação da moradia, Luciano Barreto ajuda a família todos os meses enviando mantimentos e fornecendo algumas vagas para que os filhos de Dona Etani estudem no Instituto Luciano Barreto Júnior. “Pra mim ele é um pai” afirmou Etani com uma feição de felicidade.

Mas essa senhora de 57 anos aposentada do INSS não é apenas admirada por adotar tantos filhos, ela é responsável também por ajudar pessoas da sua comunidade que passam por problemas familiares, com drogas e bebidas. Além de fornecer apoio moral, ela também oferece alimentação àqueles que chegam a sua porta pedindo um prato de comida. “Eu vivo literalmente a multiplicação dos pães e tem pessoas que tem que ler a Bíblia pra poder ouvir falar dela” relatou D. Etani em uma das várias conversas que tivemos quando visitei a sua casa. Na comunidade onde mora, não há quem não goste dela, e as pessoas que ela ajuda a chamam carinhosamente de mãe, pois é esse o verdadeiro papel exercido por ela quando estende a mão a alguém que necessita.

Apesar dela já ter enfrentado muitas pessoas – desde promotores a médicos –, D. Etani acredita que a vida seja muito fácil e que o segredo pra viver tranquilamente consiste em “dividir o pão, acolher, agasalhar e ouvir, que é uma coisa difícil”. Dentro de casa ela não deixa que nenhum de seus filhos faça uso de nenhum palavrão ou que faça gestos obscenos. Além disso, todas as tarefas da casa são divididas e todos os filhos se comprometem em ajudar nos afazeres, nunca deixando de estudar e de brincar também. “Tem que ter pulso forte. Eu costumo dizer que ser mãe é dizer mais não do que sim”.

Uma característica que observei logo ao entrar na chácara dos Roberts é que havia santos na entrada da casa e da sala. Posteriormente pude comprovar a minha dedução, que ela era uma pessoa religiosa, pois durante alguns momentos de nossas conversas D. Etani afirmou que acredita muito em Deus e que ele sempre fez muito por ela e por sua família. Além de ter bastante fé, ela me revelou que acreditava em reencarnação e que quando não cumprimos tudo que devemos, voltamos novamente pra Terra em outra vida. Porém, ela não gostaria de passar por tudo isso de novo.

Durante o tempo que passei conversando com ela e conhecendo um pouco da rotina de sua família, aprendi muitas lições, porém uma frase que ela disse me chamou bastante a atenção: “Ame o que você vai fazer e você vai fazer diferente”. Diante do que ela disse não pude deixar de refletir e cheguei à conclusão de que há muitos locais que realizam trabalhos como o dela, porém, além da sua casa não se enquadrar como uma instituição, o trabalho que ela realiza é diferente do que é feito pela maioria, pois tudo que ela realiza é feito com muito amor e dedicação e esses aspectos são fundamentais para se obter uma vida fácil como a que D. Etani diz possuir.

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. fronteiradigital said, on 26/11/2009 at 10:55 pm

    Parabéns pela produção do perfil – muito claro e bem escrito -, e pela escolha de um personagem muito valioso para a sociedade.

    Beijos

  2. Danilo said, on 27/11/2009 at 12:13 am

    um dia eu ainda vou visitar essa família, e eu me emocionei com o programa em que eles apareceram no caldeirão do hulk.
    não existiria personagem melhor pra ser escolhida!

  3. Lucas Peixoto said, on 27/11/2009 at 1:47 am

    Que bela história! Que belo perfil! Da-lhe Monique!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: