Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Jeffree Star – O grotesco como estilo de vida

Posted in Perfil by micheletavares on 27/11/2009

“F*ck me, I’m a celebrity”. A Celebridade da internet que nutre paixões por sexo, glamour e violência.

Por Lohan Montes

O ano de 2009 sem dúvida é o ano de Jeffree Star. Há poucos meses, Beauty killer, seu primeiro álbum de estúdio, foi lançado alcançando sucesso imediato e esgotando em diversas lojas no primeiro dia de venda. Provavelmente ele seja uma das pessoas mais famosas da qual você nunca ouviu falar. A não ser que você tenha uma conta no myspacetwitterbuzznet ou em alguma rede social da qual “A Rainha da Internet”, como se auto-denomina, participe.

Jeffree Star

Com 23 anos, Jeffree Star é modelo, estilista, maquiador, cantor e compositor; não tem vergonha, é sujo e vive para sua auto-proclamação. “Eu quero sair dos rótulos. Eu não quero minha vida inteira amontoada em uma única palavra. Uma história. Eu quero encontrar algo diferente, irreconhecível, algum lugar para estar que não esteja no mapa. Uma verdadeira aventura. Uma esfinge. Um mistério. Um branco. Desconhecido. Indefinido”, diz em seu perfil no myspace.

Desde a época do colégio era o mais popular por usar roupas femininas e o cabelo sempre colorido. Jeffrey Steininger nasceu dia 15 de novembro de 1986. Seu pai morreu quando ainda era criança e sua mãe trabalhava como modelo; foi dela que partiu sua inspiração maior para maquiagem e o glamour do mundo das modelos.  Desde cedo, Jeffree costumava frequentar as boates mais badaladas de Los Angeles – com ajuda de uma identidade falsa -, e desse modo, logo estava fazendo maquiagem para celebridades como Paris Hilton e Nicole Richie.

No entanto, seu sucesso maior só veio depois que ele converteu sua página do myspace em uma página musical. Foi com músicas como “Cunt” e “Lollipop Luxury” que sua popularidade disparou. A maioria de suas canções falam de modelos, festas e sexo. Como resultado, obteve 17 milhões de visitas no myspace. Jeffree Star define sua música tecno como de “seu próprio gênero”. Diz que é “o anti-pop star, como Britney Spears e todas essas cantoras polêmicas, só que mais sujo e mais nervoso”. E suas músicas têm o mesmo efeito “que perder a virgindade – você não tem certeza se o cara vai chamá-lo de volta e há muito nervosismo”, como fala em entrevista à Out.com.

Em matéria de visual e atitude bizarra ninguém o supera: roupas femininas e provocantes, tatuagens em todo o corpo, cabelos coloridos e muita maquiagem; como explica em seu myspace, “Eu sou um carro de fuga para os sentimentos reais”. É com esse visual grotesco que “A Rainha da Internet” vem conseguindo a fidelidade de seu público. Embora muito popular entre os jovens e com atitudes mais extravagantes que as do próprio David Bowie nos anos 70, Jeffree também é alvo de críticas e, constantemente, causa polêmica brigando com outros artistas como Tila Tequila (outra estrela do myspace que já teve seu prórprio reality show na MTV, o “shot at love”) e Miley Cirus, a famosa Hannah Montana, para quem compôs seu próximo single.

Com atitudes tão excêntricas, é claro que os rumores não poderiam deixar de surgir. Em 2007, um site de fofocas publicou que Jeffree teria esfaqueado uma garota após ser atingido por uma garrafa de vidro na parada gay. Nada foi confirmado. O blogueiro de fofocas das Celebridades, Perez Hilton, publicou que Kelly Ousborne teria aumentado sua segurança ao se sentir perseguida por Jeffree. “Honestamente, eu tenho homens de segurança que realmente têm de se ligar neste fã. Eu não aguento quando ele aparece, embora seja divertido ele adorar usar roupas femininas”. A Informação não passou de um mal entendido esclarecido no próprio blog.

No entanto, a grande crítica a respeito do cantor gira em torno de sua aparência. Muitos dizem que ele quer mudar de sexo, outros que tudo não passa de uma tentativa de chamar atenção. Em entrevista à Out.com, Jeffree explica. “Eu sou um cara, não quero ter uma mudança de sexo – você sabe, minha mãe me abençoou – então, eu vou continuar sendo um homem que parece com uma mulher e todo mundo vai gostar disso”.

Myspace: http://www.myspace.com/jeffreestar

Buzznet: http://jeffreestar.buzznet.com/user/

Twitter: http://twitter.com/jeffreestar

Youtube: http://www.youtube.com/jeffreestar

*Todas as fotos foram retiradas do site google.com

9 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Lígia Pereira said, on 27/11/2009 at 12:53 am

    Parabéns pela matéria, muito bem redigida, conseguiu falar bem da “Rainha” sem chorar tanto o público, já que é isso que ele maais faz! haha
    Acho certo ele continuar sendo um cara que se veste de mulher, afinal é ai que está toda a ‘graça’ no jeito dele, na irreverencia! Por mais que eu não conheça os trabalhos dele como compositor, as fotos e a aparência sempre me chamaram muita atenção.

    Parabéns de novo, Lo! você está cada dia melhor e no caminho certo!

  2. Sheilla Giansante said, on 27/11/2009 at 2:24 am

    Querido, eu já comentei oralmente sobre o perfil, mas é sempre bom que as pessoas LEIAM o quanto você escreve bem, não é mesmo? Enfim, não me considero suspeita por curtir demais o trabalho dele, ele é mesmo um ícone pra muita gente! E aqui vai um trechinho pra ver se alguém se interessa:
    “I’m on the top, there’s no luck”
    Não foi sorte mesmo, foi talento e uma fugidinha do senso comum.

    Parabéns, meu amor!

  3. Nathy said, on 28/11/2009 at 2:30 am

    Nunca tinha lido nada sobre ele, apenas ouvia as músicas e eu achei a sua matéria MARAVILHOSA! Você de FATO sabe lidar com o texto jornalístico sem perder a essência e eu te digo que seu caminho é esse… Adorei de coração a sua matéria! E sempre que tiver novidades não esqueça de me mandar, que eu virei aqui ler e comentar!

    Mais uma vez, meus sinceros parabéns!

    *-*

  4. Ohana said, on 28/11/2009 at 3:37 pm

    MEL DELS
    FICOU OTIMAAAAAAAAAAAAA A MATERIA

  5. Nádia Dias said, on 01/12/2009 at 4:34 pm

    Que dizer, além do óbvio? Seus textos são exatos, eles informam, com sua marca, sem forçar opiniões, são altamente informativos, bem redigidos, claros…enfim, textos de um grande jornalista.
    Parabéns é o óbvio a se dizedr…então…Ahazouuuuu!…KKK

  6. italo said, on 02/06/2010 at 5:15 pm

    nosa adorei a matéria nao poderia ter encontrado uma melhor *–

  7. Helena Valentine said, on 10/06/2010 at 2:13 am

    ADOREI A MATÉRIA
    bgs

  8. @BRJeffreeStar said, on 21/08/2010 at 6:16 pm

    meus parabéns! ótima matéria. (:

  9. Srt Hoooster said, on 02/12/2010 at 8:13 pm

    Aaaaaaaah eu amo Jeffree Star, ele é o meu divo *o*
    mesmo ele sendo um traveco ‘(nada contra eu amo as musicas e atitudes dele
    ‘Alok hahaha


Deixe uma resposta

