Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

IL DIVO- O CLÁSSICO MAIS POPULAR DO MUNDO

Posted in Cultura, Perfil by micheletavares on 01/12/2009

Da esquerda para direita: Sébastien Izambard, David Miller, Carlos Marín e Urs Bühler

Por Larissa Nascimento

Il Divo é o nome do quarteto musical e multinacional composto pelos tenores, David Miller e Urs Bühler, norte-americano e suíço, respectivamente, o barítono espanhol Carlos Marín e por fim o francês Sébastien Izambard, o único dentre os quatro que não possui formação clássica, tendo sua voz classificada como vox populix ou voz popular., cantando em italiano, francês, inglês, espanhol e português.

Criado em 2004 pelos empresários britânicos Simon Crowell (American Idol) e Simon Fuller (Spice Girl e Annie Lennox), que buscavam quatro cantores de formação clássica para interpretar com nova roupagem clássicos como ‘Unbreak my heart’ e ‘My way’, temas originais de Tony Braxton e Frank Sinatra, respectivamente, o Il Divo foi uma grata surpresa dentre aqueles que acreditavam que o quarteto não passaria de um sucesso descartável e logo cairia no esquecimento do público. Esse conceito foi caindo por terra quando foi nomeado o grupo internacional número 1 de todos os tempos nas paradas britânicas, e ainda quando entrou para o Livro dos Recordes Mundiais em 2006.

Em 2004, lançaram seu primeiro álbum intitulado ‘Il Divo’, nos anos seguintes lançaram mais quatro cd’s, dois dvd’s e dois livros. Eles alcançaram o primeiro lugar em diversos países como Canadá, Suécia, Austrália, Malásia, Finlândia e Taiwan, demonstrando assim sua abrangência global e seu sucesso em várias partes do mundo.

Em 2006, o Il Divo teve dois grandes momentos em sua carreira, primeiro quando saiu em uma turnê de 20 shows com a cantora Barbra Streisand, rendendo a Barbra o segundo maior caixa de sua carreira, cerca de US$ 92,5 milhões, o segundo foi a gravação do tema da copa do mundo de futebol, ao lado de Tony Braxton. Para o evento, gravaram o tema Time of Our Lives, apresentada na festa de abertura, no intervalo do jogo entre Alemanha e Costa Rica e no encerramento da competição que consagrou a França como campeã mundial.

Tony Braxton e Il Divo

No Brasil, conhecemos principalmente o hit ‘ regressa a mi’ (unbreak my heart), que foi trilha sonora da novela América produzida pela TV Globo, ainda no âmbito brasileiro o Il divo gravou uma versão da música em português conhecida por ‘Volta pra mim’. Porém o quarteto não goza de total preferência e unanimidade, o blogueiro italiano Antonio Farinaci é taxativo: “O Il Divo é um impostor da música clássica, as quatro vozes que regem o grupo são disfarces para os ternos Armani e jeito galã que o quarteto possui”. Ele chega a denominar os integrantes de “Teletubbies líricos”, uma sátira ao empresário do grupo, Simon Crowell, que em outra época produziu o cd do desenho animado Teletubbies. Geralmente são comparados aos Três Tenores, formado por Pavarotti, Carreras e Domingos, porém segundo Farinaci, eles se diferem do trio clássico devido a sua capacidade de técnica vocal inferior mesclando música clássica e pop, criando assim a denominação ‘pop-erudito’, permitindo ao quarteto explorar tanto o lado formal clássico, quanto o estilo das boybands norte-americanas.

As comunidades dos sites de relacionamento como o Orkut, por exemplo, estão cheias de fãs que almejam a possibilidade de está um pouco mais próximo de seus ídolos. Marina Elaine, membro da comunidade “Il divo”, afirma: “eles são anjos que me tiraram de uma depressão, sem eles eu não teria tido forças para superar meus problemas e continuar a ter esperanças”, também há pessoas na comunidade que afirmam que escutam os Divos (apelido carinhoso utilizado pelos fãs para designar o Il Divo), todos os dias e até mais de uma vez por dia. Neste emaranhado de emoções o Il Divo alcança pessoas de todas as faixas etárias com versões de canções clássicas voltadas para o popular, tornando mais sonora aos diversos segmentos populacionais.

Il Divo

Os fãs acreditam que os Divos mexem com suas emoções, Sandra, que também é membro da comunidade alega: “Meu dia fica mais colorido quando escuto o quarteto e todo o meu stress e cansaço desaparecem com a sonoridade do grupo”. Quando define como a realização de um sonho a ida à única apresentação dos Divos aqui no Brasil, completa: “As rosas ficariam sem cor e o mundo ficaria estagnado numa mesmice insuportável se o grupo não existisse”.

Paulo Rico, um entrevistador português, define o Il divo como as quatro vozes masculinas que vem encantando um pouco por todo o mundo, uma banda de estilo inconfundível, que vai do repertório à maneira de se vestir.

Segundo o site OFuxico o Il Divo, desde sua criação tornou-se um fenômeno de público e venda. Simon Crowell afirma que “os Divos” já têm sua marca registrada no cenário musical e que dificilmente será apagada com comentários maldosos, pois sua consagração já está definida pelo público.

Canções que ganharam novas versões com Il Divo

  • Regresa A Mi (Unbreak My Heart)
  • Volta Pra mim (Unbreak My Heart)
  • A Mi Manera (My Way)
  • Heroe (Hero)
  • Senza Catene (Unchained Melody)
  • Solo Otra Vez (All By Myself)
  • Notte Di Luce (Nights In White Satin)
  • Desde El Dia Que Te Fuiste (Without You)
  • Un Regalo Que Te Dio La Vida (Have You Ever Really Loved A Woman?)
  • Por Ti Sere (You Raise Me Up)
  • Amour Venme A Buscar (Tell That To My Heart)
  • La Fuerza Mayor (The Power Of Love)
  • Va Todo Al Ganador (The Winner Takes It All)

Todos os albuns de Il Divo

THE PROMISSE-Ano de lançamento: 2008 Algumas faixas: The Power Of Love (La Fuerza Mayor), La Promessa, Adagio, Hallelujah (Aleluya), L’Alba Del Mondo, Enamorado, Angelina, The Winner Takes It All (Va Todo Al Ganador), La Luna, She, Amazing Grace

SIEMPRE-Ano de lançamento: 2006 Algumas faixas: Nights In White Satin (Notte Di Luce), Caruso, Without You (Desde El Día Que Te Fuiste), Come Primavera, Have You Ever Really Loved A Woman? (Un Regalo Que Te Dio la Vida), La Vida Sin Amor, Una Noche, You Raise Me Up (Por Ti Sere), Tell That To My Heart (Amour Venme A Buscar), Musica, Somewhere

THE CHRISTIMAS COLLECTIONS-Ano de lançamento: 2005 Algumas faixas: O Holy Night, White Christmas, Ave Maria, When A Child Is Born, O Come All Ye Faithful (Adeste Fideles), Somewhere Over The Rainbow, Panis Angelicus, Rejoice, Silent Night, The Lord’s Prayer

ANCORA -Ano de lançamento: 2005 Algumas faixas: Heroe, Isabel, I Believe In You (Je Crois En Toi), Unchained Melody (Senza Catene), Si Tu Me Amas, Ave Maria, Hasta Mi Final (Until The Day), All By Myself (Solo Otra Vez), En Aranjuez Con Tu Amor, Pour Que Tu M’aimes Encore, O Holy Night

IL DIVO-Ano de lançamento: 2004 Algumas faixas: Mama, Nella Fantasia, Passerà, Every Time I Look At You, Dentro Un Altro Si, Ti Amerò, The Man You Love, Feelings, Hoy Que Ya No Estas Aqui, Sei Parte Ormai Di Me, My Way (A Mi Manera), Unbreak My Heart (Volta Pra Mim)

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Rayssa said, on 03/12/2009 at 12:06 am

    Palmas, palmas, palmas!
    Adorei o artigo sobre o quarteto!
    É dos mais completos que vi pela internet sobre eles, em português, e o que mais faz jus à brilhante trajetória e ao enorme talento do grupo – já que isto não se pode negar – sem ser parcial. Li críticas negativas (geralmente feitas sem conhecimento de causa), como a que citou, e já li críticas positivas também, não só das fãs, especialmente, depois da apresentação deles em São Paulo. Quem escreveu, mostrou que está bem informado e sabe a importância de pesquisar antes de redigir e publicar… Parabéns!

  2. Denise said, on 28/10/2010 at 12:28 pm

    Parabéns!
    Seu artigo está maravilhoso!

  3. Claudia Silva Andrade said, on 28/10/2010 at 8:25 pm

    Toda divulgação é bem vinda, e quem conhece o trabalho do grupo fica encantada, como estou até hoje!
    Parabéns!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: