Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

De olho na moda Eco

Posted in Opinião by micheletavares on 03/02/2010

Ecofashion Urgente!Vamos salvar o mundo em cinco minutos

Por Cida Marinho

 

Uma das piores coisas de se viver em um mundo capitalista são os modismos, tão efêmeros e contínuos.

Em épocas de mudanças climáticas inesperadas, calor onde fazia frio e vice-versa, a última moda é a moda Eco. Seja lá o que isso bem signifique.

Entrar de cabeça nessa moda dá muito trabalho, a cada hora surgem novidades e preocupações, é uma tendência sem fim.  Engana-se quem acredita que basta “preocupar-se” com questões ambientais. Um ecochic de verdade não compra um jeans feito a partir de garrafa pet reciclada (claro) sem antes procurar saber se os envolvidos na produção da peça não faziam parte de uma rede de mão-de-obra escrava ou trabalho infantil.

Como se faz isso? Vai no Ministério do Trabalho?

Um dos ícones do ecofashion, a reciclagem continua forte como tendência para 2010. A prática surgiu há três décadas e o reaproveitamento do lixo ainda é tido como uma grande promessa para a salvação do planeta, faz parte da fórmula mágica que acabará com mudanças climáticas bruscas, poluição, efeito estufa, enchentes e outras mazelas.

Reciclar é legal, não há dúvidas. Mas há outras alternativas para ajudar o meio ambiente. O simples fato de jogar o lixo na lixeira já é uma delas. Só pode ser ecofriend quem mantem meia dúzia de lixeiras coloridas dentro de casa?

Nada contra os ecolovers, há muita coisa interessante nesse mundinho, fora os discursos impagáveis.

Para os que querem pendurar com orgulho o bottom de ecofriend, vão algumas dicas:

-Manter as tais lixeiras coloridas em casa. Você pode até manter só duas, mas manter várias te coloca na lista ecovip.

-Roupas? Tecido feito a partir de fibra de coco ou de garrafa pet são um luxo, superam até a moda do algodão cru. Sabe, aquela do hippie moderno que usa algo semelhante ao que sua mãe compra para fazer pano de chão?

-Informação é tudo, estar por dentro do que acontece com o clima, o que anda sendo debatido.

-Engajamento é a palavra-chave, não basta fazer sua parte em casa; filie-se a uma ONG ambiental, lute pelos golfinhos, pelas baleias e pelo mico-leão dourado.

-Vá de bike! Combustível polui, mesmo o do transporte coletivo.

-Vá ao supermercado a cada três dias, você evita o desperdício e só leva o que cabe na sua linda ecobag; sacolinha plástica, nem para frutas e verduras.

-Torne-se vegetariano, as vacas soltam gases poluentes e não pega bem ficar matando bichos para te alimentar; soja e vegetais orgânicos darão conta disso.

-Calçados e bolsas só de produtos reciclados, usam até pneu.

-Diga adeus ao Made in China. Sabe como é, aquela coisa do trabalho escravo.

Dá trabalho sim, mas a moda exige sacrifícios e você ainda vai estar afiadíssimo no seu próximo discurso ecorresponsável.

E a água! Perto do fim, acabaram-se os banhos demorados e relaxantes. A não ser que você faça uma troca, pare de beber e deixe para lavar seu cabelo pacientemente com um xampu de açaí colhido de forma responsável por produtores locais que não desmatam a região.

Será mesmo que tudo isso seria capaz de frenar a destruição do mundo? O processo começou há mais de 2000 anos e as pessoas acreditam que com apenas uma ou duas medidas estariam fazendo a sua parte.

Não estão! Não resolve nem o que você ajudou a destruir em sua breve vida. Mas faça sua parte e guarde seu discurso. A moda passa, é efêmera e os problemas continuarão. Pelo menos você vai assistir o mundo ser destruído com a consciência limpa.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. dNemo said, on 04/02/2010 at 12:46 am

    Cida, muito legal o texto.
    Esse povo é muito sem noção… alguns, e a midia mundia anda muito nesse grupo, parece esquecer que a Terra ja passou por esses processos algumas vezes. As unicas diferenças são a velocidade, que foi acelerada, e que é a primeira vez que se registra isso, digo registro no sentido puro, das outras vezes ninguém tava medindo as teperaturas, nivel do mar, chuvas…


Deixe um comentário