Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Inacesso à Cultura

Posted in Opinião by micheletavares on 05/02/2010

Karina Garcia

 

                                                

No Estado de Sergipe são poucos os movimentos pró-culturais, e quando isso acontece, o acesso centra-se numa parcela minoritária da sociedade civil. Recentemente, no dia 19 deste mês, o Projeto TAMAR reservou um espaço, denominado Casco Acústico, no Oceanário  de Aracaju, para a realização de Evento Artístico e ao mesmo tempo de conscientização ambiental, com bandas nordestinas e participação especial de Lenine e Patrícia Polaine.

    Os  interessados em desfrutar da boa música em local agradável, teriam que dispor de uma quantia de R$ 20, com  exceção do estudante, que pagou a metade do custo sugerido. Refletimos nós então em estado pleno da consciência: Que segmento social desse município, toda vez que sentir a necessidade humana de assistir  a bons shows, irá pagar com conforto esse preço? A resposta é simples. São os privilegiados economicamente, pois os setores marginais utilizarão esse dinheiro para aplicar em necessidades de cunho biológico, abandonando, deste modo, o desejo de contemplar culturas mais lapidadas. E, certamente, terão de contentar-se com certas atrações artisticamente pobres e de naturalidade baiana.

Este fato é somente  uma mostra diante extensão  da problemática fincada desde a fragmentação da humanidade e da força imbatível do capitalismo. 

No período do Pré-caju, todo o leque de produtos culturais e efervescência  da cultura de massa restringem-se ainda mais, uma vez que os teatros, os cinemas de sessão noturna e as manifestações de raiz, simplesmente param para dar espaço à prévia carnavalesca. Não obstante, muitos artistas realizam suas obras, e o mínimo destes consegue distribuí-las para atingir  todos os públicos. Baixar preços, ampliar a diversidade  das produções, fazer valer a acessibilidade, não é favor nenhum e sim uma obrigação que os grandes representantes, como os políticos desse país, têm conosco, seres com imensa sede e gigantesca fome de Arte.

*Imagem retirada do site:susanacosta.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: