Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Câncer de pele: Como se previnir desse mal?

Posted in Saúde by micheletavares on 07/02/2010

Por Mayana Macedo

“Nunca deixem de usar filtro solar! Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro, seria esta: use filtro solar. Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência; já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante”.

(Trecho da canção: Filtro Solar-Pedro Bial/composição: Mary Schimch)

 

O uso de protetores solares é imprescindível em qualquer época do ano, mas o verão é a estação do ano que mais coloca as pessoas em alerta para os perigos eminentes que as mesmas correm ao se exporem demasiadamente ao sol sem fazer uso de protetores solares. Recentemente, a Pro-Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) realizou testes para analisar a eficiência de 10 marcas de protetores solares fator 30 (Sundown, Natura Fotoequilíbrio, Nívea, Avon, Hélioblock da La Roche-Posay, Cenoura & Bronze, L’ Oréal Expertise, Banana Boat, Episol Loção Oil Free e Coopertone Loção ).

Os testes avaliaram a quantidade de informações nos rótulos, a qualidade das substâncias em sua composição, a chance de causar irritabilidade, o grau de proteção, a resistência à água e sua textura. Os resultados não agradaram a maioria dos fabricantes dos produtos analisados já que oito das 10 marcas analisadas foram reprovadas. Há quem se surpreenda: em quase todas as marcas foi encontrada a substância benzophenone-3 que é altamente cancerígena, exceto no Hélio Block da La Roche, Cenoura & Bronze e L’ Oréal Expertise, essas duas últimas marcas citadas anteriormente foram as únicas aprovadas pela Pro- Teste.

O sol faz bem a saúde quando se respeita os seus limites. O sol é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Mas, o sol pode se tornar vilão quando há exposições das 10h às 16h. A exposição em excesso pode causar danos irreversíveis à pele, que vão desde o fotoenvelhecimento até um câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, (INCA), estima-se que em 2010 no Brasil cerca de 114.000 novos casos de câncer de pele venham a surgir. Esse número se subdivide em 53.210 homens e 60.440 mulheres.

O câncer de pele é um tumor maligno formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). O melanoma é originado das células que produzem o pigmento da pele (melanócitos), é o câncer de pele mais perigoso. Frequentemente envia metástases para outros órgãos, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura. O melanoma pode surgir a partir da pele sadia ou a partir de “sinais” escuros (os nevos pigmentados) que se transformam.

Apesar de ser mais frequente nas áreas da pele comumente expostas ao sol, o melanoma também pode ocorrer em áreas de pele não expostas. Por isso, pessoas que possuem sinais escuros na pele devem se proteger dos raios ultra violeta do sol, que podem estimular a sua transformação. Além disso, qualquer alteração em sinais antigos, como mudança da cor, aumento de tamanho, sangramento, coceira, inflamação, surgimento de áreas pigmentadas ao redor do sinal justifica uma consulta ao dermatologista para avaliação da lesão.

Dona Elvira de Freitas, 76 anos, sente literalmente na pele os malefícios causados pelo sol. Há dois anos vive numa luta diária contra um câncer de pele, mas as incalculáveis  sessões de radioterapia trazem esperanças de cura. O histórico de vida dessa senhora foi de uma vida marcada de dificuldades, desde os nove anos quando começou a trabalhar na lavoura para ajudar no sustento da família. “Naquele tempo, a gente nunca tinha ouvido falar em protetor solar se é que isso já existia, a gente ficava o dia todo trabalhando no sol. Hoje, eu sinto os efeitos na pele, tem dias que nem consigo dormir direito”, finaliza Dona Elvira.

Algumas características dos sinais podem recomendar o exame e a maioria dos casos de câncer de pele é fácil de ser detectado já que grande parte dos tumores se desenvolve na superfície da pele, a epiderme. As pessoas mais vulneráveis a apresentarem câncer de pele, são as pessoas de pele branca, olhos claros e que realizam as atividades no sol, por exemplo, garis, agricultores, entre outros profissionais com intensa exposição a luz solar.

Conheça o ABCD do melanoma:

Assimetria- formato irregular

Bordas irregulares- limites externos irregulares

Coloração- variada (diferentes tonalidades de cor)

Diâmetro- maior que seis milímetros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: