Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Imagina se fosse campanha…

Posted in Artigos by micheletavares on 11/06/2010
Por Daniel Nascimento *

Estamos entrando na reta final para o fechamento das alianças entre partidos para as eleições deste ano. Pelo país, os debates e especulações estão a toda. É um tal de junta daqui, alia-se de lá, e por ai vai. Como em uma quadrilha junina, cada um procura seu par e parte rumo ao salão para uma disputa de sons, cores e “gritos”.

Em grande parte do país tudo já está se acertando, ou a passos largos para tal. Até o momento poucos já são candidatos oficiais, mas ainda temos que esperar o término das convenções dos partidos. Entretanto todo brasileiro que tem a mínima informação sobre o pleito 2010 sabe que três figurinhas são certas esse ano: Dilma, Serra e Marina. Esse período de pré-campanha há muito tem ares de campanha, pelo menos nacionalmente. Esse ano pode esperar que cada passo desses cabras serão olhados bem de perto.

Dilma Rousseff é a menina dos olhos de Lula. Ex-ministra-chefe da casa civil, ela é a pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT). Durante o ultimo ano a saúde da petista fez com que alguns achassem que ela não entraria na disputa, erraram. A candidatura já deu muito o que falar, vira e mexe há um caso novo envolvendo a candidata: é acusação de propaganda eleitoral antecipada, espionagem e por ai vai. O ultimo foi o caso do dossiê contra Serra, que fez com que alguns da equipe de apoio à candidatura se retirassem. Enfim, o que importa é que a mulher ta à toda buscando aliados, mas é fato que o mais poderoso, no momento, ela já conseguiu, o Presidente Lula. Mesmo ainda sem par, a “moça” entrou na dança e não tem medo de gastar a sola da chinela.

Já o candidato tucano, José Serra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), era esperado por todos. Sua careca, por mais que indesejada por muitos, está empatada com a peruca da candidata do PT nas pesquisas. Sobre ele não se tem muito que falar, acho que todos já sabem a posição conservadora do partido. A novidade da vez, além do caso do dossiê em que o PT supostamente havia encomendado à um ex-policial uma investigação sobre o candidato, é que o presidente do partido anunciou não ir à convenção com um vice, como muitos esperavam. Mas logo nas próximas semanas saberemos quem será o par do candidato nessa contradança.

Já em terceiro, surgindo entre a selva virtual está a candidata Marina Silva, do Partido Verde (PV). Mesmo considerada com poucas chances de ser a primeira mulher a chefiar o país, ela vem crescendo, principalmente na internet. Sua simpatia é notável, ela até tem um grupo de pessoas que fazem campanha à ela de graça. Formado por jovens de classe média, os membros do grupo se auto-denominam “marineiros”. E ela já ta mais adiantada ainda, a comadre ai já tem seu par, seu vice é Guilherme Leal. Eles já ensaiam seus passos pelo salão. A chapa do PV não passa ilesa também não, recentemente o vice-candidato recebeu acusações de que a empresa da qual ele é presidente executivo havia supostamente sonegado impostos e de ter processos civis e trabalhistas. Mas convenhamos: que empresa não tem processos trabalhistas movidos por “ex-empregados descontentes”?

Nessa era de internet, todos andam riscando os salões cibernéticos. Marina é a mais notável, seu blog e seu Twitter andam muito populares, principalmente entre os mais jovens. Já os outros dois não ficam para trás, os dois também tem seus perfis em redes sociais.

Mesmo havendo outros pré-candidatos, esse ano a disputa será mesmo entre Dilma e Serra. Só temos que esperar até que as convenções acabem para que saibamos certamente as chapas. Logo no início do próxima mês a sanfona e a zabumba entram em cena e dão o tom dessa dança. Se continuar com esses passos que as pesquisas mostram pode esperar pelo segundo turno entre o candidato tucano e a petista . Mas não seria de se estranhar que Marina cresça, a popularidade da mulher anda crescendo entre os jovens, e rápido. Ela pode até não ser tão promissora, mas pode pisar nos pés dos outros. Do mais só resta acompanhar o que vem por ai. Vamos assistir esse baile e ver o que vai acontecer.

*Daniel Nascimento é aluno de Comunicação Social com habilitação em jornalismo.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sandra said, on 18/06/2010 at 11:22 pm

    Não entendi o asterisco, não são todos estudantes de Jornalismo?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: