Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

O audiovisual como ele é

Posted in Coluna by micheletavares on 09/07/2010

Youtube Leanback

O Youtube, terceiro site mais visitado na Internet, anunciou que possui uma novidade, o YouTube Leanback. Através dessa nova interface, o internauta pode criar uma lista com seus vídeos favoritos e pode vê-los de forma contínua, em tela cheia e alta resolução. A proposta do site é que o usuário da internet “sente-se, relaxe e se divirta”. É como se ele estivesse assistindo TV na sala de sua casa. É tanta comodidade que o internauta poderá navegar pela sua lista de vídeos utilizando apenas as teclas de navegação do teclado. Com tanta facilidade, acho que todo mundo vai se utilizar dessa novidade para fugir das programações depressivas que vão ao ar aos domingos.

Um novo cinema

Abrirá em Aracaju um novo cinema. Ele levará o nome de Sala Avenida Brasil, e, diferentemente dos outros cinemas da cidade, ele será construído na Rua 24 horas, localizada no Centro. Apesar de não haver uma data prevista para a inauguração, estima-se que a Sala comece a funcionar assim que a reforma da rua acabar. Além disso, o cinema deve possuir 130 assentos e venderá ingressos a preços acessíveis. Ele contará com equipamentos de última geração e exibirá filmes hollywoodianos e de conteúdos diferenciados. Só resta saber se o cinema contará também com seguranças para impedir a ação de marginais.

Parabéns a você

Vamos lá… desde Dogville, de Lars Von Trier, exibido há 6 anos no Cine Cult acompanho as ações do produtor Roberto Nunes, idealizador do projeto, que entendo uma fuga necessária à mediocridade empurrada ocular acima para nossas correntes nervosas. Antes dele, salvaguadando nosso olhar, Ivan Valença organizava no extinto Cine Riomar exibia numa periodicidade e horários mínguos, filmes alternativos à reinante mediocridade comercial perenemente em cartaz no cenário nacional e no sergipano. Desfilaram Kusturica, Kyeslowskys, Allens, Stone, iranianos, argentinos, brasileiros, italianos, cults, malditos e muitos outros diretores e estilos do cinema alternativo, como hoje fazem o Projeto Cine Educação, nova empreitada do Roberto, que comemorou em junho de 2010, 3 anos de atividades em parceria com a rede Cinemark. Ele catapultou o projeto para as outras 22 unidades do Cinemark espalhadas em 18 unidades pelos principais centros comerciais brasileiros. Inicialmente um, o Cine Educação hoje coordena 3 projetos: O Cine Cult, com programação semanal de filmes europeus, asiáticos, latino americanos e o cinema nacional mais autoral. A Sessão Notívagos, que une a apresentação de bandas locais e de renome nacional à exibição de filme e a Virada Cultura, que anuncia 2 títulos e um filme surpresa. Todos os 3 projetos, tem preço mais acessível em toda rede, facilitando o acesso e promovendo além da interação musical, debates entre realizadores e público. Em toda a vida cinematográfica sergipana nunca vi uma movimentação tão forte em prol do cinema feito em moldes não comerciais, dito cult por uns e cinema bem feito por outros. Aliar a música e discussão de elementos diversos, ao meu ver, ganha quem participa e toda a sociedade. http://migre.me/VxDV. Vida longa.

Curta-Se 10 ou “Parabéns a você 2”

Outro aniversariante é o Curta-Se que completa 10 anos. Rosangela Rocha organizadora do festival desde o início, que em suas primeiras edições privilegiava filmes curtas locais e aos poucos foi abrindo para participação de filmes nacionais e hoje é um festival com participação de filmes estrangeiros, ocupando por alguns dias o cinema local. O Curta-SE 10 – Festival Iberoamericano de cinema de Sergipe é promovido pelo Centro de Estudos Casa Curta-Se, fará exibições dos filmes selecionados em 4 cidades sergipanas: Estância, Laranjeiras, São Cristóvão e Aracaju. O Curta-SE 10 tem por finalidade levar ao público sergipano a produção de cinema e vídeo iberoamericana, e o intercâmbio entre os realizadores brasileiros e os países ibero-americanos, tem o apoio de empresas públicas e privadas, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Além das mostras competitivas, ocorrem mostras de cunho informativo, além de filmes infantis. Além de colocar Sergipe no mapa dos festivais nacionais do audiovisual, o Curta-Se http://migre.me/Vyyo tem influenciado e inspirado uma geração que hoje começa a trabalhar em um mercado cada vez mais carente de talentos do que de recursos.

O final desempolgante de Shrek

Foi na primeira segunda deste mês que o ogro mais famoso do cinema estreou em rede nacional o seu fim. A última saga de Shrek, intitulado “Shrek para Sempre”, chegou às telonas desempolgante, com uma história de crise de meia-idade e uma tanto quanto melancolia. Ainda sim, as passagens dos personagens Gato de Botas e Burro Falante continuam impagáveis e Fiona está mais sexy do que nunca. A obra consegue manter o estilo pop de sua trilha sonora assim como nas suas últimas três edições, no entanto, o que imperceptívelmente ela não consegue manter é o brilho e a originalidade do primeiro filme, algo, infelizmente, comum em longas que permitem tantas sequências. Então, quem espera um final de chave de ouro para a saga, não se empolge. A produção conta com tecnologia 3D e IMAX, mas em questão de magia e criatividade ela deixa muito a desejar.

Cinema sergipano indoor

No mês de Junho, a Casa Rua da Cultura, localizada na Praça Camerino, n° 210, apresentou várias sessões de curtas e longas metragens sergipanos. Todas as segundas do mês passado, inclusive a última (05/Jul.), a Casa em parceria com Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD) pôs em ação o projeto “Rua da Cultura Indoor” que se mostrou uma alternativa para os freqüentadores da “Rua da Cultura” que deixou de acontecer entre os mercados municipais por ocasião do Forró-Caju. Uma iniciativa esplêndida que uniu conveniência com oportunidade de divulgação do cinema sergipano.

* Equipe responsável: Monique Garcez, André Teixeira, Anne Samara Torres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: