Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Politiquês

Posted in Política by micheletavares on 09/07/2010

Até que enfim

Foi difícil, mas na semana passada o candidato à presidência da república pelo PSDB, José serra, finalmente conseguiu achar um vice para sua chapa. Depois de meses de especulações e dúvidas sobre a identidade do “felizardo”, eis que surge um nome: Índio da Costa. Para alguns uma escolha agradável, para muitos uma atitude desesperada.

O fato é que, com a recusa de Aécio neves em assumir a posição de vice na chapa e a ameaça do DEM em romper a aliança caso não fosse escolhido um democrata para ocupar a vaga, o candidato tucano não teve outra escolha a não ser ceder às pressões. Índio da Costa certamente não é um nome de destaque no cenário político nacional, sendo eleito vereador do rio de Janeiro por três vezes e, no último pleito, deputado federal pelo mesmo estado, mas dos males é o menor.

Mesmo tendo uma carreira política curta, José serra aposta no candidato democrata como um sinal de renovação e esperança para o país. Após perder a liderança nas pesquisas e retomar a dianteira, ele e Dilma agora estão empatados, protagonizando uma das disputas mais caras da história política democrática nacional. Com uma escolha tão inusitada, o que Serra quer mesmo é que o seu “escolhido” seja um amuleto de sorte na disputadíssima corrida presidencial.

Jogando sozinho

Albano Franco realmente é um caso para se analisar. Tão inconstante foi durante toda a sua vida partidária, sempre ao lado dos mais fortes, que dessa vez resolveu lançar um projeto político diferente para as eleições 2010. Vai disputar novamente uma vaga ao senado pelo PSDB, mas dessa vez, sozinho.

Depois de tantas especulações sobre a quem daria apoio na disputa pelo governo do estado, ele preferiu não se comprometer com ninguém. Naturalmente, estaria do lado do ex governador João Alves, do DEM, já que os seus partidos estão aliados nacionalmente, mas ele não esboçou nenhum interesse em seguir as regras do jogo. Muitos também apostavam numa possível aliança sua com o atual governador e candidato à reeleição pelo PT, Marcelo Déda, no entanto, mais uma vez ninguém acertou. Ele vai mesmo é entrar nessa disputa por conta própria.

Albano Franco ainda é um nome de muita força política. Mesmo estando sozinho, o candidato tucano, juntamente com Eduardo Amorim e Valadares, se destaca na corrida eleitoral ao senado. E alguém duvida que ele leve mais essa? Só nos resta esperar os resultados das eleições para sanar qualquer dúvida a esse respeito.

“Rôla Neles”

Quem pensou que ele não voltaria mais para o cenário político se enganou. Saiu na última segunda-feira, dia 05 de julho, na Convenção Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que foi realizado na Escola do Legislativo, a relação dos candidatos que concorrerão nas chapas da eleição 2010. E entre eles, para deputado estadual, está o folclórico José Ribeiro, o Rôla.

Atual situação de Rôla. Créditos: Cesar de Oliveira (JC)

O presidente estadual do partido, José Oliveira, confirma a presença de Rôla, no lugar do ex-vocalista da banda Calcinha Preta, Daniel Dial, que hoje faz carreira evangélica.

O famoso candidato José Robeiro, ficou famoso por seu chavão: “É Rôla neles!” nas eleições de 2006, que na oportunidade por pouco não entrou na lista de eleitos para deputado federal.

O trocadilho continua, só falta confirmar se Rôla, um pouco mais velho, estará na ativa para essas eleições.

Segunda Marcha

Os candidatos à presidência do país não hesitaram e já passaram a segunda marcha para a corrida eleitoral. Para ganhar impulso nessa fase da campanha, tão logo já estão desenvolvendo a política do corpo-a-corpo na região Sul do Brasil. Desde o último dia 06, terça-feira, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra estão fazendo passeatas pelo Estado do Rio Grande do Sul, e a candidata Marina Silva inaugurou um comitê domiciliar na capital paulista.

A candidata petista, já soma mais de nove mil quilômetros rodados nessa fase de campanha, em segundo lugar vem José Serra, com poucos mais de oito mil e última Marina chegando à casa de 7800.  Essa etapa, muito importante, tende a ser de impacto para as pessoas conhecerem o candidato.

Ficha Limpa

A lei que proíbe a candidatura de político condenado por um órgão colegiado da justiça (por mais de um juiz) já teve a sua exceção: o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar a quatro políticos “ficha suja” o direito de disputar as próximas eleições.

Esquerda dividida

O Psol, o PSTU e o PCB não reeditarão a Frente de Esquerda das eleições de 2006. Em Sergipe cada um desses partidos terá seus próprios candidatos a governador, senadores e deputados estaduais e federais.

TSE multa Dilma Roussef por propaganda antecipada

Na última quinta-feira (8), o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias determinou que fossem multados em R$ 5mil a petista Dilma Roussef e o ministro da Saúde José Gomes Temporão, por suposta propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata a presidência da república. A propaganda considerada ilegal teria sido feita durante a inauguração do Hospital Heloneida Studart realizada no mês de março. A liberação para campanha eleitoral, porém, foi dada no último dia 6, de acordo com a legislação eleitoral. Com esta, a candidata petista já soma três penalidades por antecipação de campanha, totalizando a quantia de R$15mil em multas eleitorais.

Albano Franco confirma candidatura ao Senado

O deputado federal Albano Franco (PSDB), reuniu a imprensa no último dia 6 para anunciar sua candidatura ao Senado. De acordo com a resolução nacional da sigla, o deputado agora coligado ao DEM, diz que sua candidatura está autorizada pela direção nacional do PSDB.  Desde o início do processo de definição das candidaturas, o deputado enfatiza seu posicionamento independente, alegando não apoiar a candidatura de João Alves Filho ao governo do Estado. Além disso, o ex-governador afirma que caso eleito também atuará de forma independente e que iria trabalhar para Sergipe da mesma forma, seja qual for o governador eleito em outubro. Albano concluiu afirmando que apoiará a candidatura do presidenciável José Serra (PSDB) e que o mesmo estará em todo o seu material de campanha – como cartazes e santinhos.

“Se acaba não corrupção… que Roriz está chegando!”

Depois da prisão José Roberto Arruda, por corrupção e fraude, Brasília está prestes a cair nas mãos dos políticos criminosos novamente. É que Joaquim Roriz, político influente que já governou Brasília por quatro vezes e elegeu-se senador nas últimas eleições é o candidato favorito ao governo. Liderando as pesquisas com 42% das intenções de voto, Roriz é considerado o patrono da corrupção em Brasília. Olho nele eleitor!

Barraco no rede

O Twitter, grande sucesso entre as redes sociais, promete ser a principal ferramenta das eleições 2010 na internet. Aqui em Sergipe, a maioria dos candidatos e seus cabos eleitorais já possuem conta no microblog. E foi em defesa de seus ideais políticos que as jornalistas Sérgia Cristina (cabo eleitoral fiel de João Alves) e Gleice Queiroz (colunista gospel em ascensão) trocaram farpas de baixo nível no Twitter. Pelo visto, este será o grande palco de brigas e olhe que João Alves nem tem perfil na rede.

* Equipe Responsável: Igor de Almeida, Mairon Hothon, José Leidivaldo, Elaine Casado, Verlane Estácio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: