Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Curso Profissionalizante: o diferencial do profissional

Posted in Educação by micheletavares on 26/10/2010

Tecnológos são mais valorizados em mercado de trabalho do que Graduados

por Cláudia Oliveira


O mercado de trabalho cada vez mais competitivo busca jovens e adultos qualificados e prontos para exercerem funções especificas nas empresas, que pretendem ganhar destaque em seus negócios. Por isso nos últimos as instituições que oferecem cursos profissionalizantes e técnicos tendem a se multiplicar por todo o Brasil. Segundo informações da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic (IBGE), em 2007, e que está divulgada no site do Ministério da Agricultura, o plano de expansão, lançado em 2005 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prevê a construção de 214 escolas técnicas no país, das quais 82 já estavam funcionando até o ano da pesquisa do IBGE. O plano também espera que até o fim deste ano, as vagas passem para 500 mil, o que duplicará a oferta de vagas de nível técnico se os números forem comparados aos de 2007, cenário da pesquisa.

Atualmente a instituição que é tida como referência brasileira em educação profissional é o Senac, que tem por missão educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. A entidade foi criada pelo decreto-lei nº 8.621, em 10 de janeiro de 1946, e desde então assumiu a vanguarda no campo profissionalizante aberta a toda sociedade.O Senac está presente em todos os Estados da Federação e possui o reconhecimento nacional e internacional por sua proposta pedagógica e desenvolvimento nas ações dos cursos ofertados nos eixos tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Escolar, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infra-Estrutura, Produção Cultural e Design. Em Sergipe a entidade oferece além dos cursos nos eixos tecnológicos citados anteriormente, Educação a Distância, Programa Alimentos Seguros, Pós-graduação a distância e Cursos de Extensão.

Adalberto Souto, Líder de Processo Banco de Oportunidades

A analista de formação profissional do Senac Irna Oliveira, esclareceu que para ingressar na entidade o interessado deve ter no mínimo o Nível Médio completo. Ela ainda colocou que os cursos técnicos oferecidos em Aracaju circundam as áreas de enfermagem com duas turmas; nutrição com uma turma; logística com duas turmas; eventos com uma turma; guia regional com uma turma e técnicas transações imobiliárias também com uma turma.

 

 

 

 

 

Socorro Melo, Gerente de Núcleo Pedagógico

A programação dos cursos ofertados é quadrimestral, ou seja, a cada quatro meses uma nova programação é lançada com datas e horários diferenciados, valores da mensalidade e números de vagas. A última programação de 2010 iniciou em setembro e tem previsão para o término em dezembro. Os eixos tecnológicos são diversos e aproximadamente 30 alunos são matriculados por turma, com exceção do eixo de informática, que só possui capacidade para 15 alunos, devido ao pólo de Aracaju só ter 15 computadores disponíveis.

 

 

 

 

 

Irna Oliveira, Analista de Formação Profissional

Segundo informações da secretária da entidade há um controle de evasão e desistência. Caso o aluno desista do curso já iniciado, é necessário que ele assine um termo indicando o motivo por qual quer se desligar do curso. Este controle é feito para identificar se a evasão e desistência estão ligadas ao nível de satisfação do alunado.
A gerente de Núcleo Pedagógico do Senac, Socorro Melo, explicou que o processo para que um curso seja ofertado é simplificado, entretanto cercado de cuidados. Inicialmente é feita uma pesquisa de mercado, que aponta a demanda necessária para a qualificação de profissionais, em seguida a proposta é apresentada ao Conselho, que aprova ou não o curso pleiteado e só então se iniciam as turmas. Sendo que após a aprovação busca-se a contratação dos professores e aquisição do material didático.

Socorro Melo ainda disse que o carro chefe da entidade é o curso de Informática, pois segundo ela, por ser a área mais cobrada do profissional sempre é preciso esta qualificação. Ela acrescentou que a modalidade Educação a Distancia tem a cada 15 dias encontros presenciais.

 

 

 

equipe pedagógica SENAC

Adalberto Trindade Souto, líder de processo Banco de Oportunidades do Senac informou que o aluno após fazer o curso pode se inscrever no cadastro do Senac, espaço utilizado por empresas, que buscam profissionais formados pela instituição para serem absorvidos por sua empresa. Ele destacou que no 1º semestre de 2010 foram 200 empresas que buscaram o a entidade para contratar profissionais formados pelo Senac. “São diversos o ramo das empresas que buscam o Senac para absorver profissionais para si. Podemos apontar como o que mais solicitam: Hotelaria e Hospitalidade, seguido de Gestão e Negócios”, finalizou.

A maioria das pessoas que buscam o Senac são profissionais que já atuam na área e buscam uma especialização. Socorro Melo aponta isto ao fato dos cursos técnicos não só trabalharem a parte teórica, mas também enfatizar as aulas práticas internas e externas.

 

 

aula do Curso de Eventos

Irna Oliveira destaca que o curso de Radialismo será reaberto no próximo ano e que está na fase final para estruturar a área do local de aula. Ela também coloca que está prevista a abertura do curso de Secretariado. “O mercado necessita de profissionais qualificados e os formados em cursos técnicos são valorizados pelo mercado porque nestes cursos há a parte da vivência da profissão”, diz Irna.

 

 

 

 

 

 

“Depende muito da atividade em que estejam inseridos. Por ser um curso mais rápido do que o superior, o profissional às vezes procura fazer o técnico para se estabilizar no mercado e só depois busca uma formação superior. O curso de maior duração do Senac tem dois anos, quanto o de menor duração tem um ano”, explica Adalberto Souto, quando questionado sobre a procura de jovens e adultos pelos cursos técnicos.

A aluna Joelita, estudante de Eventos, disse que buscou a instituição porque queria ter uma formação, além do 2º grau e como o Senac oferece cursos de curta duração acabou se decidindo pelo de Eventos, por achar que este setor vem se destacando no Estado. Ela ainda disse que o curso é bem melhor do que ela esperava. “Adorei todo o material fornecido ao longo das aulas. A gente até já fez uma simulação de um evento, onde tínhamos que organizar e colocá-lo em prática como se fosse para valer.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: