Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

“Nosso Lar”: Filme espírita atrai seguidores católicos.

Posted in Comportamento by micheletavares on 26/10/2010
 

 

   País  predominantemente católico faz sucesso com filme espírita.

 Por Ana Carolina Souza               

   

Filme espírita faz sucesso em país católico. Foto: Google

 

   

            2010 é o ano do centenário de nascimento de Chico Xavier, já bastante comemorado, principalmente nas telinhas dos cinemas. Em abril foi lançado o filme “Chico Xavier”, uma biografia da vida do espírita, e recentemente chegou aos cinemas de todo o Brasil “Nosso Lar”, um filme baseado no livro de mesmo nome, psicografado por ele e contado pelo espírito André Luiz. Ainda este ano estreará “As mães de Chico Xavier”. Logo se nota que foi um grande ano para o Médium e para os espíritas. 

        

 

    O espiritismo vem ganhando espaço no mundo, principalmente no Brasil. O que é um tanto contraditório, considerando que no Brasil a maior parte da população é católica. Por que será que isso vem acontecendo? Será que a Igreja Católica vem perdendo credibilidade, logo, também perdendo seguidores? Muitas pessoas estão se interessando pelo espiritismo há algum tempo. “Nosso Lar” não foi visto apenas por espíritas. Católicos, evangélicos e, quem sabe, até ateus assistiram ao filme, que foi um grande sucesso, com seus mais de dois milhões de espectadores até então. O sucesso do filme, é claro, não foi apenas pelo tema, mas também por ter sido uma grande produção, com muitos efeitos especiais, dignos de Hollywood. Pena que, como quase toda adaptação para o cinema, não foi possível se ater a todos os detalhes.

        

Proprietária do "Grupo Espírita da Prece", Maria Neide. Foto: Ana Carolina

    Como representante da Doutrina Espírita e proprietária do “Grupo Espírita da Prece”, Maria Neide Machado argumenta que as pessoas procuram o espiritismo porque estão cansadas de serem enganadas. “As outras religiões não mostram a verdade, pois a realidade é o espírito que algum dia voltará em outro corpo”, diz. Quanto ao filme, Maria Neide acha que deixou a desejar, mostra apenas uma visão geral. “Para quem não é espírita, o filme acordará almas e despertará o que realmente interessa. O filme não necessariamente atrairá seguidores, já que nem todo mundo acredita no que viu, mas quem é mais lúcido pode ser que sim”. Ao ser questionada se o catolicismo está em declínio, ela diz que não está, mas algum dia os membros da Igreja católica descobrirão que a forma como eles passam os aprendizados de Jesus não é da forma correta. Se o espiritismo vai ser o a religião do futuro no Brasil e no mundo? Com toda convicção, ela responde: “O espiritismo não vai ser a religião do futuro, vai ser o futuro das religiões”.

            Em contraponto, para o membro da Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, Padre Josué, o modismo é a palavra característica do espiritismo. Modismo influenciado pelo Centenário de Chico Xavier, os filmes e, inclusive, novelas que abordam o tema.  Ele não acredita em nada da Doutrina. “Caridade é o único ponto em comum, porém os espíritas a utilizam para apagar os pecados e os católicos a fazem para agradecer”, afirma. Ao questionar se havia assistido ao filme, o padre responde o seguinte: “Alguém já foi lá (Nosso Lar) e voltou? Por isso não me atrai assistir”.    

Padre Josué não se interessou em assistir o filme. Foto: Ana Carolina

            Cada representante religioso possui uma posição firme diante suas respectivas ideologias religiosas. O Brasil é um país de diversas miscigenações, denominado católico e acolhedor de um médium renomado. Por que não cada um ter sua própria crença e fé, sem ter de seguir determinados patamares?

            Para tanto, a aluna de Veterinária, Fernanda Meneses, pode comprovar essa interrogação anterior. A estudante, que é católica, interessou-se por “Nosso Lar” por se tratar de um filme que expressa a possível existência de uma cidade espiritual em outra dimensão. Antes do filme ela não acreditava intensamente na vida após a morte, mas agora acredita que seja possível. “O filme mudou minha forma de ver o mundo, pois quanto mais os anos passam, mais as pessoas vão se tornando instrumentos do mundo material. As pessoas podem ser doentes simplesmente por apresentarem tristeza, preocupação, estresse e ansiedade (por exemplo). Essas características acarretam uma série de problemas e transtornos que desencadeiam na vida após a morte”, explica. Ela acrescenta que o espiritismo muda a sua forma de pensar, agir e sentir. Pensar melhor nas relações humanas, agir de forma coerente com a vontade de Deus e ensina a sentir energias próprias e alheias que ajudam na evolução do seu ser.

               Na vida, temos direito de decidir por qual caminho seguir e no que acreditar. Portanto, é até melhor ser coerente a sua própria crença a não corresponder ao que é determinado por uma única religião. Somos abençoados por ter um Brasil com diversas alternativas de viver uma crença. O nosso Deus pode ter muitas faces.

9 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. renata said, on 26/10/2010 at 5:38 pm

    carooool, ficou linda sua reportagem *-*

    parabéns!! sou fã😀

  2. André Afonso said, on 26/10/2010 at 6:40 pm

    A legenda «Proprietária do “Grupo Espírita da Prece”, Maria Neide.», está errada, pois os centros espíritas não têm proprietários, nem NINGUÉM é profissional da Doutrina Espírita ou ganha um centavo que seja com ela (pelo contrário).

    O padre Josué, se estudasse Espiritismo, saberia que todos os dias há “quem venha de lá para contar”. O conceito de caridade que ele julga ser o do Espiritismo é totalmente errado. Mas ele nada sabe de Espiritismo, pelo que se pode constatar. Mais valia que se abstivesse de apedrejar o que desconhece por completo.

  3. Bárbara Costa said, on 26/10/2010 at 7:01 pm

    Massa demaaaais!😉

  4. Joana Angélica said, on 26/10/2010 at 11:43 pm

    Que eficiência Carol…ru ru…
    Falando sério, uma reportagem de qualidade indiscutível q não deixa nada a desejar viu?
    Repórter-fotógrafa, show de bola!!!

  5. Ana Carolina said, on 27/10/2010 at 12:23 am

    Obrigada, meninas😀

  6. Thaís said, on 27/10/2010 at 5:22 pm

    Tá deemais viu?? Adoorei🙂

  7. Renatinha Dórea said, on 30/10/2010 at 11:50 pm

    Tá lindoooo… Parabénsss..Carol…*.*

  8. Juliana said, on 08/11/2010 at 2:39 am

    Sou sua fã!!!!Minha jornalista preferida sempre!!!Parabéns pelo excelente texto Lóli!!!

    BjuBju

  9. Marcinha T. said, on 08/11/2010 at 9:25 pm

    Adorei a reportagem, Ana C.🙂


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: