Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Projeto Acesso em ação

Posted in Cultura by micheletavares on 26/10/2010
 
Casa Rua da Cultura foto: Lenaldo Severiano

 

O projeto que promove o acesso de jovens na compreeensão do que é cultura.

por: Lenaldo Severiano

Há três anos a Casa Rua da Cultura com a companhia de teatro “Strutifera Navis” por acaso sentiu a necessidade de tirar os jovens estudantes das escolas estaduais que vivia na praça em frente ao espaço sem terem o que fazer para compartilhar com os alunos algo pudesse promover a inclusão social entre os jovens. Foi dessa forma que o projeto foi idealizado com o intuito de promover a inclusão dos jovens no meio artístico teatral e circense.

A receptividade foi muito boa. Com cerca de 150 alunos que fazem as aulas por semestre, em dois dias da semana, nas férias esse numero dobra e chega a uma média de 350 alunos fazendo as oficinas do Acesso Férias que dura um mês. A oficina mais procurada é a de teatro, mas também a de circo foi muito bem recebida pelos alunos, com aparelhos aéreos e malabares. Hoje a gerente da casa Cláudia Maíra, que estudava o ensino médio no Colégio Dom Luciano, foi aluna do primeiro Projeto Acesso na oficina de teatro que acabou virando atriz da companhia e inclusive outros alunos que fizeram parte das oficinas também estão na hoje companhia de teatro.

Como o projeto difundiu-se com muita intensidade, que na daria mais para só trabalhar com alunos da rede pública, mas em 2008 resolveu-se misturar os alunos. Hoje na casa existem alunos que são universitários, médicos, psicólogos, funcionários públicos, além dos estudantes da rede que é um ponto positivo para a casa ser reconhecida pelo público que não sabe o que é arte. “Muitos deslumbram ser grandes atores, outros sentem a necessidade de diminuir a timidez e melhorar a dicção, a comunicação e o envolvimento humano”, diz Lindemberg Monteiro, diretor da casa rua da cultura.

O teatro é visto com muito glamour como na televisão e cinema pelos alunos que ainda não compreendem o que é arte, daí que é passada a concepção que o teatro é uma coisa que dá trabalho e a

Lindemberg Monteiro, diretor da Casa Rua da Cultura foto: Marcelle Cristiane

o mesmo tempo é uma coisa prazerosa. Ao longo do ano são desenvolvidas outras atividades na casa como apresentação de espetáculos com incentivo do ponto de cultura do governo federal, com os espetáculos0 “Antígona” e “entre quatro paredes”.

O projeto acesso é mantido pela casa sem ter ajuda do ponto de cultura, mas Lindemberg Monteiro que é o idealizador do projeto busca parceiros para a diminuir os custos. Só é cobrada ao aluno uma taxa de inscrição para a manutenção da oficina, como xerox e outros. Os próprios atores da companhia que dão as aulas gratuitamente nas oficinas.

Ao final do curso os alunos ganham certificado, as turmas que já vem há mais tempo estão no processo de montagem de um espetáculo de um texto de Veríssimo a ser apresentado para o público aracajuano. E as turmas iniciantes começam com textos pequenos textos e improvisações que também são apresentados no final do ano com uma grande festa de encerramento que conta com a presença de seus familiares com presença de DJs, bandas para animar a festa de encerramento. Alguns grupos de teatro foram criados através do Projeto Acesso, que é dado todo o apoio que eles precisam para poderem ensaiar, não atrapalhando o desenvolvimento da casa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: