Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Teatro Sergipano Ganha Valorização e Investimento.

Posted in Cultura by micheletavares on 26/10/2010

Lindemberg Monteiro, diretor da Casa Rua da Cultura e da Companhia de teatro Stultífera Navis. Foto:

Evolui e ganha admiração dentro e fora do estado o Teatro de Sergipe.

 Por Hugo Fernandes

”O público sempre nos recebe muito bem, tanto o público Sergipano quanto os dos outros estados. A única questão do Sergipano é que ele não tem a total informação. E é uma coisa que agente está trabalhando. Mas, não é culpa do público, é uma questão de divulgação”, diz Lindemberg Monteiro, Diretor da Companhia de teatro Stultifera Navis.

Sergipe hoje possui em seu cenário cultural, diversos espetáculos de qualidade. Estes que sempre são bem aceitos por platéias de outros estados. Um exemplo deste é a Cia de teatro Stultifera Navis que participou da Mostra Internacional de Teatro do Cariri, no Ceará, com participação Sergipana. Na mostra internacional a Cia de teatro não apresenta apenas o espetáculo “Antígona”, já em cartaz a um bom tempo. Mas também levou ao publico a estrutura e as oficinas trabalhadas pela Cia, como música e circo.

Um outro grupo que ganha destaque no cenário Sergipano é o grupo de teatro Imbuaça, No mês de setembro o grupo Imbuaça estava em turnê com o espetáculo o mundo ta virado com direção de Iradilson Bispo. Através da ficção e do tom bem regional o Imbuaça propõe uma reflexão sobre a cultura popular e de massa que perpassa o dia a dia das pessoas, com uma leve crítica ao consumo exacerbado.

 
Grupo Imbuaça com o espatáculo ‘O Mundo Tá Virado’. Foto: André Teixeira

Aqui em Sergipe os espectadores costumam se surpreender com apresentações dos grupos teatrais. Pois estes sempre aparecem com inovações em suas apresentações. “A nossa platéia costuma se surpreender com nosso espetáculo, mas é coisa normal, porque ele ainda não tem muito costume de freqüentar o teatro Sergipano. Mas a recepção sempre é positiva.” relata Lindemberg Monteiro.

O público Sergipano que costuma freqüentar peças de teatro tende a ser um público jovem, fruto de uma geração mais inserida no âmbito cultural e mais interessada pelas informações relacionadas a cultura.

 Outro fator que vem melhorando a qualidade dos grupos teatrais, é a unificação e interação entre as companhias, Porque grande maioria delas não possuem sede ou espaço próprio para ensaios e apresentações, ficando dependente do espaço de outros grupos para poderem desenvolver seu trabalho. Dessa forma, com interação entre as companhias a de expandir o teatro em Sergipe. “O preconceito que o nordestino recebe nos outros estados, é um preconceito que é rompido a partir do momento em que ele apresenta a qualidade de seus espetáculos” fala o diretor.

 

Dentro do campo artístico o preconceito, em qualquer de suas formas, sempre foi uma pequena questão, não tendo muita ênfase nem questionamento por parte dos componentes do campo artístico. E longe de qualquer preconceito o Nordeste apresenta-se como um pioneiro e um dos principais difusores da cultura do Brasil, fazendo com que ganhe admiração e respeito pelo resto do país. Até mesmo porque vemos frequentemente, grupos teatrais que valorizam suas raízes em suas apresentações, mostrando que o nordestino não foge de sua identidade por motivo de preconceito. “Somos sempre, bem aceito nos outros estados”, diz Lindemberg Monteiro “Sergipe tem uma tragetória no cenário teatral muito forte”, completa.

Outra questão é o investimento em Cultura em nosso estado que atualmente ainda é pequeno e não supre as necessidades dos grupos culturais. A maior parte

Eloísa Galdino, Secretária de Cultura do Estado. Foto: Lúcio Telles

do investimento feito nessa área é feito diretamente pelos própios integrantes do meio cultural. Isso geralmente também acontece em outras áreas, como a música e a dança. “Mas nos últimos 15 meses o governo do estado tem se apresentado de uma maneira muito próxima desse diálogo”, finaliza Lindemberg, dizendo que a situação está para melhorar.

Em entrevista ao site do Ministério da Cultura, a Secretária de Cultura do Estado, Eloisa Galdino fala sobre a situação de Sergipe no cenário cultural “Sergipe vive em destaque quando nos referimos a cultura, vários são os trabalhos culturais voltados as nossas raízes. Os pontos de cultura são bons exemplos, os mesmos estão marcando nossas manifestações. O Fórum Nacional também comprova o excelente trabalho que estamos fazendo”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: