Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

ULEPICC abre discussão para falta de eventos de comunicação na UFS

Posted in UFS by micheletavares on 26/10/2010

Universidade que ficou 10 anos sem sediar eventos importantes de comunicação, enxerga na ULEPICC novas perspectivas

Por Victor Limeira

Aconteceu na semana passada entre os dias 20 e 22 de outubro o III encontro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) que este ano teve com sede o estado de Sergipe, realizando-se na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no campus de São Cristovão. O evento veio para a instituição, sobretudo por causa do professor do curso de economia César Bolaño que faz parte da diretoria da ULEPICC.

 Com o tema: A formação da Economia Política da Comunicação e da Cultura no Brasil e na América Latina: conquistas e desafios e contou com a presença de pesquisadores e palestrantes da universidade, bem como de outras instituições e até mesmo de outras nacionalidades, uma das presenças mais notáveis foi a do importante escritor e também professor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) José Marques de Melo.

– “É muito importante esse tipo de evento, tanto para os acadêmicos como para os graduandos, só acrescentam”, disse o professor convidado

      O Departamento de Comunicação Social (DCOS) e o Departamento de Economia (DEE) trabalharam juntos nesse congresso. Essa fusão de áreas faz com que as ações ganhem mais notoriedade, trata-se de uma simbiose de conhecimento que pode acontecer em outros momentos, inclusive com o Departamento de Letras (DLE) que antes juntamente com o de comunicação formavam o (DACS), apesar da separação as relações desses núcleos são amigáveis.

O professor da UFS Matheus Felizola ressaltou a importância da universidade sediar eventos desse porte:

– “Eu acho que você trazer para uma instituição federal um evento internacional, só da credibilidade a mesma no meio acadêmico”.

     O saldo do evento foi positivo, a organização foi elogiada, e as pessoas de fora gostaram da cidade de Aracaju. O aluno Matheus Alves do curso de jornalismo elogiou a iniciativa, mas pontuou a falta de organização “O evento causou sensação de “estranheza” não parecia se tratar de um congresso internacional”. As principais críticas dos graduandos foram:

     A falta de organização; os estudantes argumentaram que se inscreveram para o trabalho de monitoria cerca de um mês antes do evento e só aconteceu uma reunião efetiva para delegar funções uma semana antes do evento e que por isso a logística não funcionou em muitos momentos, outro ponto questionado pelos estudantes foi à cobrança de R$ 30 na inscrição, a aluna Ana Carolina Moura comentou sobre “Alunos de comunicação da UFS deveriam ter acesso livre”.  Problemas de comunicação também ocorreram, as informações sobre o evento só começaram a ser veiculas quando o prazo para inscrição de trabalhos já tinha encerrado 

     Muitos creditam estes problemas à falta de assiduidade de eventos desse patamar. A ULEPICC serve pra mostrar que apesar dos problemas a UFS tem infra-estrutura e esta pronta sim para esse tipo de evento, de acordo com a professora Lilian França do DCOS que estava na organização do congresso esse tipo de evento é importante para tornar a UFS mais conhecida, bem como seus pesquisadores. “O maior problema é a obtenção de recursos junto as agencias financeiras (COAPS, FAPTEC, CNPQ)”. Ela ainda relativizou a importância dos alunos em congressos, classificando-a como fundamental e parabenizou o trabalho dos monitores e da professora Verlane Aragão.

                                                                                                                

O curso de jornalismo entrou na UFS em 1993, e em 17 anos só aconteceram quatro eventos importantes, podemos constatar na linha temporal abaixo que os alunos que entraram na universidade entre os anos [1999 e 2003] saíram da instituição sem participar de eventos desse tipo na universidade.

     É possível constatar ainda um “certo avanço” haja vista que pela primeira vez em um intervalo de um ano a UFS sedia dois eventos importantes de comunicação, se comparar com outras instituições ainda é muito pouco, para o ano que vem ainda não existem eventos marcados, contudo ficam os méritos e os aprendizados da ULEPICC, deve-se formar uma comissão antes do evento, visando uma melhor organização e de preferência em anos não eleitorais, porque a captação de recursos para efetivação dos eventos é ainda mais complicada.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. jully said, on 29/10/2010 at 3:06 am

    adoreiii a reportagem
    ta parecendo coisa de profissional
    quando postar outra me avise
    bjao

  2. João Filipe said, on 29/10/2010 at 4:00 am

    Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o graduando do curso de Jornalismo, Victor Limeira, pela abordagem e pelo excelente ponto de vista!!!
    E ressaltar quão importante é a participação das agências financeiras no patriocínio desses eventos comunicativos, que como disse o professor “só acrescenta”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: