Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Uma cultura jogada para escanteio

Posted in Esporte by micheletavares on 04/11/2010
 

 

Desativação do Estádio José Figueiredo mortifica a história de Aquidabã.


Por Wallison Oliveira 

Desde 2007 trava-se um verdadeiro “combate” na cidade de Aquidabã, interior sergipano. O principal motivo é a desativação do Estádio José Figueiredo, propriedade do Ipiranga Futebol Clube. Um ato insano, desumano e impopular que está chamando atenção de toda a população

    No centro dessa polêmica estão: o ex-prefeito da cidade, Eurico de Souza, apontado por várias pessoas como o principal responsável pela mortificação da cultura de Aquidabã, e a diretoria do time, que luta até hoje na justiça pela retomada do campo e pela dignidade de inúmeros cidadãos que veem à cultura do esporte e das competições futebolísticas caírem em decadência.

     Segundo o ex-prefeito do município, não foi ele quem desativou o estádio, pois por mais de 20 anos o time não estava em atividade e somente permanecia na lembrança do povo de Aquidabã. Ele ressalta que “o estádio servia apenas para o abrigo de marginais e que no local do campo seria construído: um memorial para o cantor José Augusto, uma avenida, uma quadra, uma escola e uma delegacia. Sendo que a avenida, o memorial e a escola já estão concluídos, já a quadra e a delegacia estão em fase de conclusão”, disse.

      Com a desativação do estádio, a cultura da cidade foi mortificada e o time que fazia parte de um dos símbolos da história do município foi deixado para trás. A desativação do estádio José Figueiredo gerou um descontentamento dos moradores da cidade.

   “Fiquei muito triste com a desativação do Figuerão. O Estádio era o único meio de tirar as crianças das ruas, e devido ao fechamento dele muitas crianças migraram ao mundo das drogas”. Afirmou o ex-goleiro do time Edinilson, que também declarou que a liminar concedida ao ex-prefeito foi “arranjada“ pela juíza da cidade.

  O ex-goleiro do Ipiranga fala também do seu sentimento de jogar pelo clube e diz: “Participar do time era a mesma coisa de estar jogando pela seleção brasilera”. E se lembrou do principal clássico da cidade que era entre Aquidabã e Ipiranga. Ele comparou os jogos desses times ao clássico carioca Vasco e Flamengo.

   Uma proposta levantada pela Prefeitura previa a construção de um novo estádio para o Ipiranga.  Proposta esta que foi derrubada pela presidência do time que não aceitou e acabou perdendo a causa na justiça. Restando apenas um pagamento de uma suposta indenização, que até o momento só foi recebido apenas uma parcela do valor combinado, que correspondia ao terreno do estádio.

   Para o fundador e ex-jogador do clube, Luiz Barreto, ”a derrubada do estádio significou uma perda muito grande para as próximas gerações e que Eurico de Souza acabou de forma ‘destrambelhada’ com a cultura da cidade”, afirmando que o ex-prefeito desativou o estádio visando apenas fins lucrativos e que até hoje ele não indenizou o time pela desativação. Ele também diz que a demolição do estádio “foi como se derrubassem minha própria casa, e a desaparição do campo foi o mesmo que matá-lo”.

O presidente do Ipiranga, Gilvan Campos, acusa Eurico de acabar com a história da cidade, deixando os momentos bons do time apenas na memória do povo de Aquidabã. Segundo ele, uma das maiores conquistas do clube era levar alegria ao povo aquidabãense.

Barreto nunca chegou ganhar títulos jogando no Ipiranga, sua grande satisfação era jogar pelo clube e ver a alegria e a vibração do povo. Ele revela que “o futebol amador nunca teve vez na cidade, mas representava muito bem ela em torneios e competições. As inúmeras tardes alegres de domingo vão ficar para sempre na memória dele” conclui Luiz Barreto.

Matéria reeditada em: 12/11/2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: