Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

A música pela inclusão

Posted in Uncategorized by micheletavares on 06/12/2010

A contribuição da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição no processo de inclusão social e formação de crianças e jovens através da música.

por Thaís Guedes

Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Foto: http://www.filarmonicansc.art.br/

Prestes a completar 265 anos, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (FNSC), considerada a mais antiga do Brasil, tem contribuído para o desenvolvimento sócio-cultural da cidade de Itabaiana e do Estado de Sergipe, além de ser de suma importância para a integração e desenvolvimento dos mais de 500 jovens envolvidos no programa. No ano de 2007, a Filarmônica foi premiada nacionalmente com o programa de apoio a Orquestras do Ministério da Cultura e, desde então, é reconhecida como utilidade pública, Nacional e Federal, além de estar cadastrada no Fundo da Infância e da Adolescência.  Há 33 anos presente na instituição, o maestro Valtenio Souza, regente da Orquestra sinfônica e ex-presidente da FNSC, revela que um dos principais objetivos da instituição é levar a música para a sociedade, para que todos tenham oportunidade de desfrutar dos projetos desenvolvidos por ela.

Reporter: Qual o caminho que o senhor percorreu até chegar à frente da Filarmônica?

Valtenio Souza: Despertei um interesse muito grande pela história, uma história de 1745. Comecei a participar de todas as atividades delas e passei por vários cargos da diretoria e adquiri a confiança dos ancestrais que permaneceram a história até conseguir chegar a presidência da instituição por duas vezes.

Quais as maiores dificuldades encontradas na profissão de regente?

A falta de apoio principalmente nas esferas governamentais .

Estar à frente de uma instituição como essa é algo que exige muita responsabilidade e dedicação. Como o senhor lida com isso?

O decorrer dos anos, essa história de 33 anos, me possibilitou adquirir experiência  de lidar com todas essas situações e administrar de forma que hoje são mais de 500 alunos matriculados nos diversos grupos e funciona de maneira que a cultura está avançando cada vez mais em Itabaiana com essa história tão belíssima da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.

Qual a maior satisfação que a FNSC lhe proporciona?

Este crescimento dos grupos, o despertar dos jovens para o interesse pela música e tornar-se pessoas capazes de exercer a cidadania por intermédio da atividade cultural.

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição possui Vários projetos para inserir crianças e jovens no âmbito musical desde muito cedo. Qual a importância de projetos como a Escola de Música, Coral Infantil, Banda Jovem, para a difusão e popularização da música erudita?

A importância de inserir essas crianças desde muito cedo nesses diversos grupos é fazer com que, por intermédio da música, elas sejam incluídas socialmente, elas tenham um desenvolvimento de grupo, aprendam a conviver em grupo, melhora o convívio familiar, melhora também o desempenho delas na escola, no ensino regular. O aprendizado da música vem como consequência despertando vários gostos, o repertorio abrange, musica de todos os períodos da história e também a música popular como um todo.

Valtenio Souza, regente da Orquestra Sinfônica de Itabaiana. Foto: http://www.filarmonicansc.art.br/

Como resgatar o interesse da população pela música mais erudita, uma vez que esta é de difícil acesso para as camadas populares?

A música erudita não é muito difundida pelos meios de comunicação, então a questão de formação de plateia vem por intermédio de várias apresentações de grupos com esse tipo de repertório para que as pessoas, a partir do momento que têm, acesso comecem a despertar o interesse por esse tipo de música.

Quais os projetos da FNSC com relação a isso?

Existe um calendário anual de apresentações de todos os grupos em vários setores da sociedade. Este é um dos objetivos da instituição, além de inserir as crianças e os jovens nessa atividade musical, leva-los à sociedade para que ela tenha acesso a esse tipo de atividade.

Qual tipo de apoio a FNSC recebe para manter seus projetos?

Nós temos diversas parcerias, parcerias nem sempre quer dizer o apoio financeiro. Nós temos parcerias a exemplo da Universidade Federal, que cede o auditório, do colégio estadual Murilo Braga, que cede toda uma ala das suas dependências para desenvolver as atividades. Temos a parceria da UNIMED, do Banese, do instituto Votorantim. Então são vários parceiros que nos possibilitam manter todos esses alunos nos diversos grupos existentes nessa instituição.

Como funciona o Programa Votorantim de Democratização Cultural?

A Votorantim destina uma quantia anual que possibilita a contratação de 10 professores e 60 alunos bolsistas.

E qual benefício ele traz para a população?

A possibilidade dos alunos terem esses professores, terem monitores, a possibilidade de termos alunos bolsistas e toda essa renda destinada pela Votorantim fica no próprio município, então esse dinheiro é revertido para a própria população para a movimentação da economia local.

Qual a importância e influência da Orquestra Sinfônica de Itabaiana para o fortalecimento da cultura Sergipana?

É de grande importância visto que é um grupo que possibilita hoje o acesso de todos os sergipanos, todos os músicos que desenvolveram a capacidade de tocar em orquestra, terem a possibilidade de desenvolverem seus talentos e praticarem dentro da Orquestra de Itabaiana. No ano de 2010, comemoramos 265 anos da filarmônica, é a mais antiga instituição musical do Brasil, possibilitando essa transformação cultural no município, no estado.  E hoje contamos também com esses frutos da instituição em vários estados do país, a exemplo de Universidades federais, bandas civis e militares, orquestras sinfônicas também de outros estados. Então tornou-se na realidade um celeiro para a revelação de grandes músicos e talentos do nosso município.


 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: