Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

As dúvidas persistem após o vestibular!

Posted in Vestibular by micheletavares on 10/12/2010

Estudante Ana Cláudia Batista dos Santos, ingressou na Universidade Federal de Sergipe para cursar Ciências Sociais, arrependia, volta a fazer vestibular, dessa vez para o curso de Direito.

Por: Iargo Souza.

Nos dias 05, 07,08, e 09 de dezembro, ocorreram em Aracaju as provas do vestibular 2011da Universidade Federal de Sergipe. Durantes esses dias alunos testaram seus conhecimentos na disputa das 5260 vagas dos 95 diferentes cursos que a Universidade oferece. Nessa época é comum vermos em reportagens depoimentos de alunos

Ana Cláudia, atualmente estudante de Ciências Sociais. Foto: Arquivo pessoal.

apreensivos com a chegada do grande momento, dicas de profissionais para controlar o nervosismo e conselhos de professores para a realização de uma boa prova.

Mas e quem já passou por esse processo? Será que os alunos aprovados no vestibular anterior estão satisfeitos com sua escolha e com a Universidade? O choque da “vida adulta” é imenso e muitos estudantes enfrentam grandes dificuldades. Além disso, em muitos casos as dúvidas em relação à escolha da profissão não acabaram junto com o processo seletivo.

A estudante de Ciências Sociais Ana Cláudia Batista Souza conta ao Em Pauta UFS como foi para ela a escolha do curso, as primeiras impressões que teve da Universidade, e o porquê de está fazendo vestibular novamente.

Em Pauta UFS: Como foi, para você, a escolha do curso?

Ana Cláudia: Então, foi difícil. Porque eu não tinha uma ideia do que iria fazer ainda, eu só sabia que não seria na área de exatas, nem da saúde, mas tinham muitos outros cursos para eu decidir. Fiquei muito confusa, como eu gostava muito de sociologia e se tratava de ciências humanas eu resolvi fazer porque achei que era legal.

Em Pauta UFS: E quando foi que você resolveu fazer Ciências Sociais?

Ana Cláudia: Foi no último momento, no último dia de inscrições. Bom, eu fiz PSS (Processo Seletivo Seriado), dessa forma no primeiro ano eu não estava certa do que queria, mas ainda tinham dois anos para escolher. No segundo ano a mesma coisa, ainda havia um ano para eu me decidir, aí no terceiro ano eu ainda estava meio indecisa, ficou para última hora mesmo.

Em Pauta UFS: Na escolha do curso, o que pesou mais? Foi sua afinidade com a área ou um possível retorno financeiro?

A.C: No meu caso foi afinidade com a área mesmo, porque nesse curso não há um retorno financeiro tão bom, e como eu disse eu gostava de sociologia, juntou uma coisa com a outra e eu resolvi fazer.

Em Pauta UFS: Na escola onde você estudava, havia algum tipo de orientação vocacional?

A.C: Havia, havia sim. Mas cada vez que eu fazia o teste dava um resultado diferente. Então eu fiquei na mesma confusão.

Em Pauta UFS: Sua família influenciou na escolha do curso?

A.C: Não, minha família é tranquila. Eles deixaram tudo por minha conta, pela minha responsabilidade.

Em Pauta UFS: Geralmente os alunos idealizam a Universidade, influenciados pelo cinema e relatos de veteranos. E você, como você imaginava a Universidade?

A.C: Eu não tinha muito bem uma imagem formada de como seria a Universidade. Nem procurei conhecer veteranos para saber. Mas, foi muito diferente daquilo que eu imaginava. Foi uma coisa meio assim…

Em Pauta UFS: E quais foram suas primeiras impressões da Universidade? Dos professores, dos colegas, do ambiente?

A.C: As primeiras sensações foram legais. A primeira semana foi uma “calourada”. Teve um monte de coisas legais, mas aí, a partir da segunda semana quando começou a “pegar”, aí ficou triste.

Em Pauta UFS: Em relação ao seu curso (Ciências Sociais), suas expectativas foram alcançadas?

A.C: Então, o curso… O curso é legal, não é tanto quanto eu imaginava no ensino médio, mas o que eu acho que mais me desestimulou no curso foram os professores. E também a questão de ter um mercado amplo, mas que é voltado para a área acadêmica, para pesquisa e isso não me atrai.

Em Pauta UFS: Você fala dos seus professores, sendo assim, qual a diferença que você sente entre seus antigos professores (ensino médio) e agora? No geral, qual a diferença entre a rotina do ensino médio e da Universidade?

A.C: Olha, eu não encontrei muita diferença não. Tem que estudar um pouco mais, obviamente, e fazer as coisas mais elaboradas. Mas, não tem muita diferença não.

Em Pauta UFS: Você já pensou em trancar ou desistir do curso?

A.C: Já pensei em fazer tudo com o curso… Em trancar, abandonar, tentar transferência interna, e agora estou fazendo vestibular de novo.

Em Pauta UFS: Você esta fazendo vestibular para que curso?

A.C: Direito.

Em Pauta UFS: Fazendo vestibular para Direito, como saber que agora é o curso certo, que é o que você realmente quer?

A.C: Bom, eu não sei se estou tomando a decisão certa, mas, eu espero que esteja.

Porque, a partir do momento que eu entrei na Universidade comecei a conhecer pessoas de outras áreas e mesmo antes eu já queria fazer direito, não fiz não sei por quê. E aí passei a gostar ainda mais de direito, fiz umas matérias do curso, interessantes. Além disso, é o único curso que me agrada que não Ciências Sociais, já que eu não quero Ciências Sociais vai ter que ser ele.

Em Pauta UFS: E qual foi a maior dificuldade que você encontrou na Universidade?

A.C: Poxa, a maior dificuldade… Bom, não há uma grande dificuldade, você tem que comprar muitos livros, tirar muita Xerox, estudar “pra caramba”. Mas não há uma dificuldade gigantesca.

Em Pauta UFS: Agora já estamos no fim do seu segundo período, já se passou quase um ano desde o seu ingresso na UFS (turma 2010.1), o que você faria de diferente?

A.C: Com certeza eu teria estudando muito mais e teria feito Direito no primeiro vestibular que eu fiz.

Deixe uma resposta

