Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Na estrada do sucesso…Uma parceria que deu certo: 30 anos de Roupa Nova

Posted in Cultura, Perfil, Uncategorized by micheletavares on 13/12/2010

 Por Claudia Janinny

Roupa Nova. Foto: Revista Cifras

 

Impulsionada pelo som dos Beatles, toda uma geração de jovens no mundo inteiro foi atraída a empunhar uma guitarra e invadir o mundo da música. Aqui no Brasil não foi diferente. No começo dos anos 70 em cada quarteirão havia um grupo de jovens formando uma banda e exercitando suas futuras habilidades em pequenos palcos e clubes, sem condições técnicas e nenhuma informação. 

Foi nesse ambiente que os seis integrantes que hoje formam o Roupa Nova se conheceram. As dificuldades gigantescas da época acabariam por ensinar a esses jovens o necessário para formar profissionais competentes e sensíveis, capazes de dominar qualquer situação, desde complicadas harmonias vocais e arranjos até a platéia mais exigente.

A admiração mútua foi o elo que os aproximou lentamente, trazendo para dentro do mesmo grupo as experiências e o talento de cada um. Assim, Feghali, Kiko e Paulindo, vindos do “Los Panchos”, e Serginho, saído do “Bolha”, se juntaram a Nando e Cleberson Horsth nos “Famks” para dar início a essa trajetória vitoriosa.

Estava criada a mais consagrada banda brasileira que mantém, além de trinta anos de sucesso ininterruptos, os mesmos componentes e os mesmos sonhos, unindo três gerações de fãs no gosto por sua música, simples, porém, popular, embora bastante sofisticada.

Atravessando estilos musicais, o Roupa Nova provou que veio para ficar, desenhando uma das carreiras mais vitoriosas e sólidas da música brasileira. Recordistas em temas de novelas, como Whisky a Go-Go (em Um Sonho a mais, 1985), Coração Pirata (de Rainha da Sucata, 1990), Felicidade (Trama Homônima, 1991), entre outras, fazem parte importante da trilha sonora desse fenômeno de massa que é a teledramaturgia no Brasil.

Várias têm sido as conquistas ao longo de sua história, desde a inauguração de seu próprio selo, o ROUPA NOVA MUSIC, que veio a lançar como primeiro produto o CD e DVD RoupAcústico, ao prêmio conquistado em 2009 pelo Gramy Latino na categoria de melhor álbum Pop Contemporâneo brasileiro. E, presenciando essas conquistas, está uma geração de fãs que acompanha toda a história da banda. “O RN na verdade é a trilha sonora das nossas vidas, minha e de minha esposa Andréa. E agora, passou a fazer parte também da vida dos meus filhos que curtem bastante. O que é bom se perpetua por todas as gerações. Estamos sempre procurando acompanhar todos os shows e ficamos cada vez mais maravilhados com tanto talento.”, declara Roberto, fã do Roupa Nova, em um comentário no Blog do Roupa.

Mas, não é só de elogios que convive a banda. Mauro Ferreira, jornalista especializado em música, faz algumas críticas à banda, no que diz respeito ao trabalho realizado em Londres “Roupa Nova em Londres”. “O grupo Roupa Nova foi a Londres gravar álbum de músicas inéditas, mas não saiu do lugar comum que dá o tom de seu repertório habitual. O único momento realmente especial deste projeto inglês é a versão de She’s Leavina Home, a música lançada pelos Beatles em 1967 no histórico álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts club Band. Pena que, no todo, o projeto resulte insosso pela natureza banal do repertório inédito e antigo.” conta em seu blog NotasMusicais.

Esse ano a banda completou 30 anos de carreira de muito sucesso de maneira ininterrupta e com a mesma formação, caso único registrado no mundo. “O fato de não termos um líder contribuiu e ainda contribui muito para que tenhamos chegado até aqui. Todos, sem exceção, têm liberdade de expressão em qualquer área. Sendo assim não passa e nunca passou pela cabeça de nenhum de nós abandonarmos o grupo para seguir carreira solo, entende?”, diz Serginho, vocalista e baterista do Roupa Nova, em entrevista ao site DN Online. Nos dias 2 e3 de julho, foram comemoradas no palco do Credcard Hall, com a gravação de CD/DVD “Roupa Nova 30 anos” e a participação de vários artistas (Banda Fresno, Sandy, Padre Fábio de Melo e Milton Nascimento) e do público fiel que os acompanham em todos os lugares, três décadas de muita parceria e cumplicidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: