Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

O homem dos Domingos na TV brasileira pede dinheiro

Posted in Uncategorized by micheletavares on 13/12/2010

 

Por Genisson Silva

           A vida de Senor Abravanel a partir da década de 60. Foi marcada pela sua entrada na televisão em 1962, precisamente na TV Paulista, canal 05 de São Paulo e também pela mudança do seu nome para “Silvio Santos”.

fonte: arquivo da TV TUPI

Seu primeiro programa seria chamado de “Vamos Brincar de Forca”, e era exibido toda segunda, às 21h. O programa era em um horário comprado na grade da TV Paulista. “Ele tinha uma facilidade em se comunicar com diferentes públicos, em especial com seus colegas de trabalho”, falou um de seus amigos Carlos Alberto de Nobrega.

            No seu programa, Silvio Santos anunciava diferentes produtos, incluindo o Baú da Felicidade, que em anos anteriores ele tinha se associado. No ano seguinte de sua entrada na TV, Vitor Costa, então dono da emissora, decide criar uma atração popular para os domingos. Seu objetivo era que seu canal conquistasse um público cativo na faixa do meio-dia às 16h. Porém quem assumiu o projeto foi o próprio Silvio Santos, e em suas principais atrações no período estavam: “Só Compra Quem Tem”, “Cuidado Com Buzina”, “Rainha por um Dia” e “Pergunte e Dance”. Certo tempo depois nascia o “Programa Silvio Santos”, dominando praticamente todo o domingo da emissora.

            No ano de 1965, a TV paulista foi comprada pelo empresário Roberto Marinho. Certo tempo depois, uma nova rede de televisão é criada, a TV globo. Silvio Santos, por sua vez, permaneceria no cast da emissora, comprando horários, nunca como empregado. Nesta fase seu programa já ocupava uma parcela significativa dos domingos, em um total de oito horas semanais, porém era exibido só em São Paulo, fato que foi modificado em 1969, quando a atração passou a ser transmitida também para o estado do Rio de Janeiro.

            A carreira de Silvio Santos ganhou uma projeção nunca antes vista. Diversas atrações de sucesso foram criadas no período, entre elas: “Show de Calouros”, “Show de Loterias”, “Quem Sabe Mais”, “Sinos de Belém” e “Boa Noite, Cinderela”. No mesmo ano, o apresentador ainda participava do programa “Quem Tem Medo de Morrer”, da Rede Record, apresentada por Carlos Manga, era composta de um júri, no qual deveria “condenar” ou não um artista da época.

            Descontente na Rede Globo, na metade da década de 70, Silvio Santos decide seguir com seu programa em outra emissora. Para tal, ele comprou diversos espaços na Rede TUPI. Nesta mesma fase ele já lutava junto ao Ministério das Comunicações para conseguir a concessão de uma emissora própria. Enfim consegue a concordância do presidente da época, Ernesto Geisel. Dessa forma, no dia 22 de outubro de 1975, surgi a TVS (TV Studios). A partir de então, seu tradicional programa passa a ser transmitido pela nova emissora, juntamente com o suporte da Rede TUPI. Com a falência da rede de Assis Chateaubriand, seu programa passa a ser exibido pela Rede Record em São Paulo, e pela TVS no Rio de Janeiro.

            Um dos grandes amigos de Silvio, Gugu Liberato desabafa: “Considero Silvio Santos o maior comunicador da história das comunicações no Brasil. Tivemos uma relação de patrão-empregado durante 35 anos, que surgiu por absoluta admiração pelo seu trabalho que ele desenvolvia já na década de 70. Cresci trabalhando e aprendendo com ele que considero o ídolo de todo comunicador. Mesmo com um nível de exigência extremo no trabalho, onde dificilmente aceita falhas, sempre foi cordial e respeitoso. É integro e honesto, dono de um caráter extraordinário. Lamento profundamente os últimos acontecimentos com o seu banco, o PanAmericano. Ele não merecia isso a esta altura da vida. Mas é muito mais forte de que parece e saberá dar a volta por cima. Não conheço ninguém com o dom de comunicar como ele”.

            “Senor é uma pessoa única. E somente eu tenho o privilégio de poder dizer quem realmente ele é por dentro e por fora. A cada dia ele me surpreende. Certamente, muitos jovens de 30 anos não possuem a disposição que ele tem para enfrentar riscos e as dificuldades da vida com tanta coragem e ousadia. Minha admiração e respeito por ele crescem a cada dia”, Afirma sua esposa Íris Abravanel.

              Um bordão até hoje utilizado por Silvio, “Quem quer dinheiro” pode hoje ser transformado em “Eu quero dinheiro”. A notícia do rombo de R$ 2,5 bilhões no banco PanAmericano, estremeceu o Grupo Silvio Santos , formado por 37 empresas e emprega mais de 11 mil funcionários no Brasil e Exterior. Esse prejuízo fez com que ele fizesse um empréstimo ao Fundo Garantidor de Crédito para salvar o seu banco da crise. E usou como garantia desse empréstimo algumas empresas de seu grupo, como a Jequiti Cosméticos, Baú de Felicidade e até mesmo o SBT.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: