Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Anabolizantes: a droga “proibida” presente nas academias

Posted in Comportamento by micheletavares on 14/12/2010

Falsos benefícios levam muitas pessoas a utilizarem os anabolizantes menosprezando as conseqüências.
Por Roseli Nunes

 

De acordo com o Ministério da Saúde, é crescente o número de casos envolvendo pessoas que utilizam ou utilizaram esteróides anabolizantes para moldar o corpo, ganhar força, resistência e velocidade. Com uma fiscalização precária, as substâncias, apesar de serem proibidas, são comercializadas sem controle e, em alguns casos, oferecidas em academias de ginástica. No entanto, os danos causados pelo uso dos anabolizantes podem levar a conseqüências irreversíveis.

Milton do Nascimento Soares tem 29 anos, é graduado em educação física há 5 anos, trabalha na área a cerca de  9 anos e declara já ter feito uso de anabolizantes. O profissional relata que aos 16 anos de idade, quando sequer pensava em praticar uma atividade física que pudesse lhe conferir massa muscular utilizou a substância com um grupo de

Milton Nascimento/Por Roseli Nunes

amigos que assim como ele, tinham pouco conhecimento sobre a ação potencial da droga.

Por falta de informação, ou apesar dela, as pessoas continuam correndo atrás dos anabolizantes cuja comercialização transformou-se numa atividade clandestina e muito lucrativa.

A entrevista abaixo com o educador físico pós graduado em fisiologia do exercício, Milton do Nascimento Soares, explica o que são os anabolizantes, as formas de utilização e as conseqüências do uso indevido dessas drogas.

Você poderia explicar o que é um anabolizante?

São na verdade a síntese de algumas substâncias musculares e ósseas, parecidos com a testosterona. Um hormônio masculino que é encontrado em homens e em mulheres, onde a quantidade é muito menor. Eles podem ser utilizadas só com a indicação médica porque precisa de preciso de um controle rigoroso e podem causar problemas de saúde muito sérios.

 

Em que tipo de situação clínica os anabolizantes são receitados?

Geralmente no tratamento de doenças que desgastam a musculatura e os ossos, e como reposição hormonal. Mas são considerados perigosos até mesmo nestes casos.

Por que estas substâncias são utilizadas com a finalidade de “aumentar” a massa muscular?

Os anabolizantes foram descobertos para tratar determinadas doenças, mas algumas pessoas descobriram que seu uso pode favorecer o aumento de massa muscular. A testosterona influencia as características sexuais masculinas e pode auxiliar também no aumento da massa muscular, força, velocidade de recuperação dos músculos e controle dos níveis de gordura corporal. Por causa dessa segunda função, os anabolizantes começaram a ser vistos como uma forma fácil de ganhar e definir músculos.

É possível definir um perfil de quem utiliza os anabolizantes? Você os identifica entre seus alunos?

Quase sempre são jovens entre os 16 e os 25 anos. Eles chegam na academia com pressa. Querem ficar “malhados” rapidamente e quando pensam na possibilidade de ter isso “facilmente”, muitas vezes fazem uso das substâncias.  São quase sempre motivados pela estética a qualquer custo. Quem usa não admite. Mas nós [educadores físicos] conseguimos perceber com certa facilidade, pois sabemos os resultados reais das atividades e a sua relação com o tempo de prática.

Sei que a pergunta a delicada, mas existe uma dosagem segura para o uso do anabolizante com objetivo estético?

Na verdade varia muito. Há poucos casos em que a pessoa usa uma dosagem considerada fraca e não há efeitos colaterais. Assim como há casos em que uma alta dosagem não resulta em ganho de massa. Não dá para assegurar o efeito real da substância no organismo.

Quais são os efeitos mais visíveis em que utiliza anabolizante?

O mais comum, visível e com certeza menos grave é o surgimento de acnes, mas podem levar também a problemas como úlcera, ataque nos rins, alterações na produção hormonal regular do organismo, gerando posterior dependência, pois deixa de ser produzido naturalmente.

Qual a droga mais utilizada como anabolizante?

Compostos sintéticos com possuam a testosterona como substância principal somados a um grupo de vitaminas e em alguns casos, produtos com dosagem indicada para uso veterinário, geralmente em cavalos, em função da necessidade do desenvolvimento muscular e da força deste animal.

Além do uso dos anabolizantes, têm sido noticiados casos em que pessoas injetam óleo mineral diretamente no músculo, o que pode causar amputações. Qual a diferença na ação desses compostos?

O óleo mineral não tem a ação da testosterona, ao contrário, causa uma inflamação no local em que é aplicado, dando a ilusão de crescimento muscular, mas que na verdade é ainda mais perigoso, pois a lesão causada pode afetar seriamente a circulação sanguínea.

João Eduardo, estudante que malha há cerca de 5 anos/Por Roseli Nunes

Há diferença no efeito para o organismo dos adolescentes que fazem uso dos anabolizantes em comparação a um adulto?

Sim. No caso dos adolescentes os efeitos tendem a ser pior em função da produção do hormônio [testosterona] ainda não estar totalmente regularizada.

Quem esta tomando anabolizantes pode suspender o uso de uma vez ou devem descontinuá-lo gradativamente?

A orientação é que suspendam o uso de uma vez, façam controles da função do fígado e dos rins e procurem um cardiologista. A experiência mostra que a parada gradativa não funciona para os anabolizantes, assim como não funciona para quem se propõe a deixar de fumar. Agindo dessa forma, as pessoas estão só se enganando, pois continuam utilizando uma substância que compromete sua saúde.

Quais são as funções fisiológicas e os órgãos mais afetados?

No fígado são freqüentes os casos de câncer de fígado. Mas os anabolizantes também podem causar atrofia testicular, diminuição da libido e impotência porque a droga mexe com o equilíbrio hormonal. Quem toma esteróides anabolizantes, além de problemas de pele e perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas muito graves.

Como os pais podem desconfiar que o filho esteja usando anabolizantes?

Pelos efeitos mais comuns e pela mudança brusca no corpo em um tempo muito pequeno. O fato é que essa percepção é mais fácil para a gente nas academias por causa da familiaridade que temos como o assunto. Em casa, eles costumam dizer que tomam suplementos e os pais acreditam.

Alias, qual seria a função dos suplementos?

Nos suplementos não encontramos a testosterona. São apenas compostos formados por substâncias comuns na alimentação humana. É a junção de alimentos hipercalóricos que quando consumidos com orientação e a prática de atividade auxiliam no crescimentos da massa muscular.

Quando a pessoa para de usar o anabolizante, em quanto tempo o músculo afrouxa?

Depende da dosagem que vinha sendo utilizada e do tempo continuo do uso. Varia também com os aspectos genéticos, até porque em casos raros, sequer há esses efeitos positivos e negativos.

A pessoa que opta pelo uso de anabolizantes se dá conta de como é difícil se livrar deles, pois se trata de drogas?

Infelizmente não. Nem toda academia e educador físico trabalha esse assunto com os alunos. Além disso, quem uso nega e ai o profissional só orienta aqueles que o procura diretamente querendo saber sobre o assunto.

O que você falaria para quem faz uso de anabolizantes e para pretende utilizá-los?

Que tenham bem claro que se trata de uma droga que pode causar dependência e sérias conseqüências para a saúde. É preciso que esses efeitos se sobressaiam aos falsos benefícios que são vendidos com os anabolizantes. O resultado positivo acontece somente com a prática saudável da atividade física associada à boa alimentação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: