Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

“É da galera, é Zé Tramela”

Posted in Cultura, Música by micheletavares on 14/12/2010

Por: Manuella Miranda

Tuka Velloz não tem filhos, mora com os pais e tem namorada. É cantor da banda sergipana de forró Zé Tramela. Na verdade é um homem multifuncional, possuindo outras profissões.

Tuka Velloz cantando na F1 Club - Foto: Manuella Miranda

  Ele está na sorveteria da família, no bairro onde mora, isso acontece geralmente de segunda à sexta das duas da tarde às oito da noite. Aceitou me receber assim que fiz o convite. Sempre simpático, me recebeu todo arrumadinho, vestindo calça jeans, blusa pólo e tênis. 

  Tuka, que na verdade se chama João Paulo Menezes de Carvalho, tem 28 anos, é do signo de touro e nasceu na maternidade Santa Helena na cidade de Aracaju no dia 23 de abril de 1982. Mora e sempre morou no conjunto Sol Nascente. Tem uma cadela chamada Bramha. É o filho mais velho de três. Seus irmãos Manuela e Emílio, tem 27 e 25 anos. Emílio faz faculdade de ciências contábeis e é bancário, Manu é casada e mora em Boston, nos EUA. Já sua namorada Gisele está se formando agora em enfermagem.

  Começou a cantar aos 14 anos numa banda de amigos chamada “Camisa de força”. “Era uma banda de rock, que na verdade só tinha, só tinha nada. A gente cantava Raimundos e Henrique Iglesias, era uma coisa um pouco sem noção”, diz Tuka. Depois disso ainda participou de algumas outras bandas. Tuka já fez vários cursos superiores, arquitetura, publicidade, segurança no trabalho, mas não terminou nenhum deles. “Eu pretendo terminar minha faculdade de publicidade, gosto muito dessa parte de criação, gosto mais de ver propaganda do que programa de televisão”, comenta.

  Sem possuir uma rotina, o cantor da Zé tramela ainda carrega outras funções. Além de trabalhar na sorveteria da família, onde os sorvetes vendidos são produzidos na fábrica do seu pai, Tuka é corretor de imóveis, empresário, produtor e compositor. Ou seja, os seus dias nunca são iguais. “Não tenho rotina, não tenho horário, não tenho nada.

Tuka Velloz em um chat conversando com os fãs - Arquivo Pessoal

 Eu posso estar num lugar ás dez horas e no outro dia não está” explica. Mas apesar disso, ele gosta de acordar cedo e dormir tarde, não gosta de perder tempo dormindo. Tuka, quando está na sorveteria, dificilmente fica quieto. Quando não é algum cliente que chega, muitos, ele sabe até o nome, é um conhecido que passa falando, ou um amigo que senta para conversar. Situações que aconteceram ao longo da entrevista. Um dos seus amigos chegou para conversar com ele e deu de cara com a nossa conversa. “Ta sendo entrevistado é?” Pergunta seu amigo e sócio em um site de compras coletivas, Willes.

  Ele possui algumas manias, é viciado em comprar pela internet. Apaixonado pela série “Os Simpsons”, tem loucura por qualquer objeto do desenho animado. Já antes de subir ao palco, o cantor não faz nada muito metódico, apenas se uni a banda para fazer uma oração. O Tuka compositor não tem hora para compor. “Música é aquele negócio, quando ela chega tem que parar tudo para escrever” diz.

  Na hora do almoço dificilmente ele vai comer em casa, não toma café da manhã, e como come muita besteira, jantar é uma coisa rara. Tuka é um dos donos e vocalista da Zé tramela á quatro anos, quando perguntei sobre o cachê ele me perguntou rindo: “tem que responder mesmo?” Mas não hesitou em responder, “o cachê vai de cinco a nove mil reais.”

Tuka Velloz com uma de suas manias, "Os Simpsons" - Arquivo Pessoal

  Como cantor, ele já ganhou o Troféu Sanfona de Ouro de melhor cantor. Perguntado sobre sua relação com as fãs, ele diz que é muito gratificante sentir o carinho e o reconhecimento das pessoas. A Zé Tramela além de tocar muito no mês de junho tem feito apresentações o ano todo. A relação de Tuka com a banda é muito boa. “Nossa relação é a melhor possível, nós somos parceiros em tudo, na verdade somos uma família”, comenta.

   O momento mais especial da sua carreira foi quando cantou para 150 mil pessoas no Forró-Caju. Contou-me com os olhos brilhando que estava muito nervoso e que suas pernas tremiam. A música que mais gostou de cantar foi “Primeiro eu”, uma composição do seu amigo Beto Caju. Momentos engraçados no palco foram muitos, como a vez que ele caiu, e outra quando tomou um choque.

  Pra quem pensa que depois de passar a manhã correndo de um lado pro outro e a tarde na sorveteria trabalhando ele vai pra casa, ta muito enganado. Depois de sair de lá ás oito da noite, Tuka ainda vai pro estúdio gravar seu novo trabalho solo de axé, uma gravação que pode durar até ás duas da madrugada.

  No final da nossa conversa, antes de eu ir embora pergunto quem é o Tuka Velloz para o João Paulo, ele me responde

Tuka Velloz e a banda Zé Tramela - Arquivo Pessoal

 que o Tuka é mais extrovertido, já o João Paulo é tímido. “Mesmo não sendo um personagem, o Tuka Velloz é o artista” conclui.

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Rafitxa said, on 14/12/2010 at 8:47 pm

    Adoreeeeeeei, já era fã, fiquei mais ainda. Parabéns pelo trabalho.

  2. Mili said, on 15/12/2010 at 9:31 pm

    muiitoo boom… =D

  3. Carol said, on 21/12/2010 at 1:25 pm

    Parabéns cunhada, ficou ótimo!🙂

  4. Tuka Velloz said, on 22/12/2010 at 12:34 am

    Umas das melhores matérias que li sobre mim. Muito cuidadosa e soube passar tudo da maneira que realmente contei. Sem distorcer as coisas como já me foi acontecido. Uma leitura muito gostosa. Parabéns Manu!!

  5. Raquel said, on 22/12/2010 at 11:33 pm

    Amiiiga, ficou ótima a entrevistaaa! Adoreeeei!!!!
    Beeeijooo da sua fã de SEMPRE!
    te amoo amigaa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: