Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

O fim do império Lula

Posted in Perfil by micheletavares on 14/12/2010

Por: Lenaldo Severiano

Presindente Lula fonte: Google

Prestes a deixar o governo, o presidente Lula se despede com muito orgulho de ter ser tornado o presidente mais querido do Brasil e com a missão de dever cumprido com o povo brasileiro.

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 em Vargem Comprida, atual município de Caetés, no interior de Pernambuco, ele é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo. Em 1952, quando tinha apenas sete anos, Eurídice decidiu migrar para o litoral de São Paulo com seus filhos para reencontrar seu marido. Ao chegar Eurídice deparou-se com sua prima Valdomira que tinha formando outra família com seu marido onde teve que conviver as duas famílias juntas, que levou a sair de casa e foi morar em uma casa muito precária perto de Aristides, mais tarde em 1954 eles foram morar na capital num cômodo atrás de um bar localizado na vila carioca, bairro da cidade de São Paulo.

Durante o tempo que lula conviveu com as duas famílias, ele estudou no grupo escolar Marcilio dias, apesar da falta de alfabetização do seu pai, ele dizia que todos deveriam ir à escola. Aos sete anos, ainda quando morava em Guarujá ele vendeu laranjas para ajudar seus pais e aos domingos eram obrigados a ir para o mangue para retirar lenha, marisco e caranguejo.

Já em São Paulo a fim de contribuir com a renda da família, aos 12 anos foi trabalhar numa tinturaria, aos 14 anos trabalho no armazém Columbia onde adquiriu sua carteira de trabalho, que foi assinada pela primeira vez, permanecendo nesse trabalho por seis meses. Tempos depois conseguiu uma vaga no curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), formou-se três anos mais tarde e, em 1963 empregou-se na metalúrgica independência e trabalhava no turno da noite, e foi nessa mesma metalúrgica que a pressa esmagou seu dedo,que ficou por horas esperando seu patrão para levá-lo ao medico onde teve que optar por cortar seu dedo mínimo da mão esquerda, ficou apenas 11 meses na empresa depois da mutilação.

Em 1965 ficou muito tempo desempregado época que passou por várias privações, trabalhando de bico assim como seus irmãos. Em 1966 foi admitido pelas industrias Villares, uma grande empresa metalúrgica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Em 1968 filiou-se ao sindicato dos metalúrgicos, convencido por seu irmão Frei Chico que anos depois passou a militar no PCB, onde foi convidado por seu irmão a participar da chapa, mas relutou muito por não ter uma visão negativa do sindicato e seu grande hobby era jogar bola. Mas em 1969, convencido a integrar a chapa, Lula foi eleito para fazer parte da suplência da diretoria do sindicato por ser uma pessoa de espírito de liderança e carisma. Em 1972 foi eleito como um dos diretores foi muito bem representado pela categoria com grande destaque, quando em 1975 foi eleito para ser presidente do mesmo sindicato. Em 1978, quando foi reeleito, passou a liderar as negociações das greves dos metalúrgicos.

Durante o movimento grevista as idéias de fundar um partido representante dos trabalhadores amadureceu, e foi em 1980 que Lula juntou com os sindicalistas, católicos militantes e artistas formaram o partido dos trabalhadores (PT).

Em 1980 o sindicato no curso de uma greve sofreu uma intervenção aprovada por Murilo Macedo então ministro do trabalho. Em 1981, Lula foi condenado pela justiça militar a três anos e meio de prisão por incitação a desordem coletiva, tendo recorrido no ano seguinte e absolvido. Em 1982 participou das eleições para o governo de São Paulo e perdeu. Em 1986 foi eleito deputado federal por São Paulo com a maior votação da câmara até aquele momento.

Apesar de ser derrotado em 1989 ele manteve sua liderança sólida no PT, bem com o prestigio internacional. Em 1992 ele apoiou o impeachment de Fernando Collor que se viu envolvido em varias denúncias de corrupção.

Foi derrotado mais outras duas vezes em 1994 e 1998 por Fernando Henrique Cardoso, mas em 27 de outubro de 2002 Lula foi eleito presidente do Brasil derrotando o candidato José Serra do PSDB. E em 2006 é reeleito para seu segundo mandato.

Presindente Lula fonte: google

“E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país.”Diz o presindente Lula após ter vencido as eleições.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: