Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

2010: O ano Swift

Posted in Música, Perfil by micheletavares on 15/12/2010

Taylor Swift entrou de vez na historia da indústria fonográfica e tem cada vez mais marcado o seu território no campo.

Por: Larissa Ferreira

Com apenas quatro anos de carreira eis que chega, o que aparenta ser, o inicio do auge na carreira da cantora “pop country” Taylor Swift. Em 2010 a jovem cantora mais do que marcar a historia da música nos Estados Unidos, ela alcança o auge que nenhuma outra cantora country tinha alcançado antes. E se torna uma das artistas mais bem conceituadas do mercado fonográfico.

Com apenas 20 anos, a jovem doce e comportada Taylor Swift, abocanha prêmios, bate recordes, multiplica sua finanças e se torna grande destaque mundial. Pode-se assim dizer que o ano de 2010 se torna um marco, não só em sua carreira como no mundo da música country. Com o disco “Fearless”, o segundo de sua carreira, ela vendeu 5,4 milhões de copias apenas nos Estados Unidos e recebeu disco de ouro e platina em 16 mercados internacionais. Alem de estrelar no filme “Idas e vindas do amor” e de ter varias indicações em grandes premiações como Grammy, BMI Country Awards, Billboard Touring Awards, Academy of Country Music Awards, CMA Awards e American Music Awards.

"Sinto que estou aqui aceitando um sonho impossível"

No inicio do ano, com a premiação do Grammy, a princesa country teve oito indicações pelo seu álbum “Fearless”, lançado no ano anterior. Dos oito prêmios aos quais foi indicada Taylor ganhou quatro, entre eles o de melhor disco do ano quebrando um recorde da cantora mais nova a receber este prêmio, recorde que antes pertencia a Alanis Morisette que em 1996 foi premiada aos 21 anos. Com esse mesmo prêmio ela quebrou mais dois recordes, o de primeira artista country a ser premiada nessa categoria e o de primeira artista pop feminina desde Celine Dion, em 1997.

Pode se usar como explicação para tanto sucesso o caráter e a personalidade da cantora. Garota meiga e pé no chão, Taylor se tornou modelo para milhares de jovens pelo mundo. Com uma conduta correta ela se destaca no mundo dos holofotes entre inúmeros outros artistas da mesma idade, conquistando assim não só os adolescentes como seus pais.

Por ter sofrido bullying na adolescência, Taylor tenta conscientizar as pessoas sobre o assunto e acaba servindo de exemplo para diversos jovens que passam pelo mesmo problema. Alem de disseminar um maior conhecimento da bullying para os jovens, ela sempre se engaja em manifestos sociais para chamar a atenção do publico.

Outro fato que pode explica o seu sucesso (e o mais obvio) é o seu trabalho. Suas músicas são autobiografias nas quais, na maioria das vezes, ela fala sobre seus

“Sinto que em minha música eu posso ser uma rebelde”

relacionamentos amorosos. Essas características fizeram com que o publico começasse uma saga mórbida para descobrir de quem ela esta falando em cada canção, o que às vezes se torna algo complexo já que em muitas de suas letras ela “oculta” essa informação. Uma das músicas a qual Taylor não revela o tal sujeito que retrata é “Back to december”, onde em um dos trecho a cantora diz “Sinto falta da sua pele bronzeada, seu doce sorriso”, porém, rumores apontam que supostamente esse rapaz de pele brozeada é o ex namorado de Swift, o ator Taylor Lautner. Sobre todos os rumores sobre quem seria os rapazes de suas músicas Taylor Swift disse a revista Entertainment Weekly: “Às vezes eu me pego rindo porque vejo escrito em alguma revista que escrevi tal música pensando no meu ex e tal… eles escrevem como se fosse um fato, mas eu nunca confirmei isso”.

Taylor Swift esta entre umas das personalidades mais populares na internet em redes sociais como Facebook e Twitter, sendo uma das mais influentes com mais de 5 milhões de seguidores. Popular também entre mundo artístico, onde colegas se profissão acabaram se tornando fãs do trabalho da cantora como Selena Gomez, Lily Allen, Kelly Clarkson e cantores de estilos completamente longe do da cantora também revelaram ser fãs das musicas de Taylor como exemplo Lady Gaga e o rapper 50Cent.

Tanta popularidade que esta expandida em todo o mundo. Taylor levou o country ao gosto do publico asiático, fez sua primeira turnê internacional e foi indicada a prêmios em outros países. Swift foi indicada pela resvista Time como uma das personalidades mais influentes da atualidade. Foi apontada pela Forbes como uma das celebridades que mais arrecadaram dinheiro entre junho de 2009 e junho 2010, ela teria acumulado cerca de $46 milhões em apenas esse curto espaço de tempo e indicada também como umas das artistas mais bem sucedidas ultrapassando a consagrada atriz Angelina Jolie.

1 milhão de copias em uma semana!

Como já não bastasse tantos recordes batidos, no fim do ano ela lançou seu terceiros disco intitulado de “Speak Now” e que em uma semana vendeu mais de 1milhão de copias só nos Estados Unidos, tomando o lugar do cd “Recovery” do happer Eminen que estava como o disco mais vendido do ano. “Speak Now” vendeu 1.047.000 cópias nos Estados Unidos na primeira semana, de acordo com o Nielsen SoundScan, atingindo o recorde de disco mais vendido em menos tempo nos últimos cinco anos. É também o primeiro a alcançar a marca de um milhão na semana de estreia desde o “Tha Carter III”, de Lil Wayne, que vendeu 1.006.000 em 2008.O terceiro cd da diva country tinha previsão como venda de estréia de 800 a 900 mil cópias. De acordo com a Billboard, a venda de um milhão de CDs aconteceu apenas 16 vezes desde 1991.

Com “Speak Now” Taylor desbancou Mariah Carey como a artista a ter o maior número de estréias no Top 10 da Billboard americana. As músicas do disco estão como as mais procuradas na internet e.O sucesso de “Speak Now” é tão grande que em um dos shows da cantora, após o lançamento do disco, os ingressos esgotaram e dois minutos. Produtores e críticos do campo da música já esperava um grande feito vindo de Swift, eles só não imaginavam que ela chegaria à casa dos milhões, levando em consideração o fato de que a industria fonográfica esta em um período de vacas magras.

Taylor Swift  acabou de ser indicada pela revista americana Entertainment Weekly como Artista do ano, nada muito surpreendente quando se leva em consideração todos os feitos alcançados em um pequeno espaço de tempo que é um ano. Swift marco assim o seu nome e o da música country na historia fonográfica de maneira magnífica e encorajadora para os artistas do mesmo segmento.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ana Carolina said, on 15/12/2010 at 1:20 am

    Taytay arrasa😀
    Arrasou no perfil !


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: