Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Eliana Ribeiro: uma voz que canta, encanta e evangeliza.

Posted in Perfil by micheletavares on 15/12/2010

Eliana Ribeiro (Arte: Yasmim Raquel)

Por Osmar Rios

         Em 13 de fevereiro de 1977, em Vitória/ES, nascia uma futura estrela da música cristã: Eliana Ribeiro Morais de Oliveira ou, simplesmente, Eliana Ribeiro. Porém, o seu caminho até o verdadeiro encontro com o catolicismo não foi tão rápido e simples. Eliana foi uma adolescente rebelde, envolvida com drogas, bebidas, namoros, depressões e até desejos de morte.  Ela vivia em bares e sempre seu pai tinha que ir buscá-la. Padre Léo, hoje já falecido, da Comunidade Bethânia, foi quem apresentou Deus para Eliana pela primeira vez, em um encontro de jovens onde ela morava. A partir daí começou a dar passos de conversão e, em Aparecida/SP, descobriu sua vocação para a comunidade religiosa Canção Nova (CN), em um Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) no ano de 1997.

      Então começou a se empenhar e buscar confissão, eucaristia, mortificações e oração da comunidade e do terço, pois segundo ela Jesus continuaria a libertando. Eliana iniciou seu caminho vocacional para a CN em 1998 e, em janeiro de 1999 conseguiu entrar na comunidade de Cachoeira Paulista/SP. Contudo, antes de entrar para a comunidade, cursava Química licenciatura na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de dar aulas da seguinte matéria para pré-vestibular, já cantava em grupo de oração e fazia parte da secretaria do Departamento de Audiovisual da RCC.

       Ela sempre gostou de cantar, todavia achava que sua voz não era boa. O curioso é que ela nunca cantou em barzinhos, começou já na igreja, aos 18 anos. Lá se engajou também em trabalhos com crianças, em um grupo de oração, e após um ano foi convidada para o ministério de música, o qual teve que sair em 1998 por ter que iniciar seu caminho para a Canção Nova.  Ironia do destino: a voz que para a própria Eliana era ruim teria um “final feliz” no caminho da evangelização.

         Em dezembro de 2000, ela sofreu um acidente automobilístico no qual estavam também seu namorado, Fábio, sua mãe e seu pai, que infelizmente faleceu, deste modo afastou-se por um tempo da CN. E, em abril de 2001, retornou com a certeza que chamado de Deus era mais forte. Lá dentro da comunidade seguiu fielmente o principal objetivo que era evangelizar e mais uma vez a música estava ao seu lado.

        Em 2002, gravou seu primeiro CD, “Tempo de colheita”. Um CD onde Eliana pode revelar sua história através de canções, desde a fase rebelde à fase da conversão. Em seu blog, ao comentar sobre este fato, ela diz que todas as vezes que iam gravar uma música rezavam muito e sentiam Deus “conversar” com eles, que tinham cada vez mais certeza do título do CD. Dois anos depois, após se casar com Fábio, os dois membros da CN, foram enviados para uma missão em Portugal e lá tiveram a oportunidade de iniciar o projeto de um novo CD, “Espera no Senhor”. Ao retornarem ao Brasil, continuaram o projeto e, assim, Eliana lançou seu segundo disco, com 11 faixas de estúdio e cinco ao vivo em Portugal.

        Através dos seus CDs, os cristãos puderam sentir um amor de Deus mais profundo, dando mais confiança ao Senhor, acreditando que é Ele quem cuida de todas as coisas e tem o controle de tudo, jamais nos abandonará e será o único a realizar o que os outros consideram impossível, segundo Eliana Ribeiro propôs. Hoje, muitos católicos, em especial grupos de jovens cristãos, são fãs dela e utilizam muito suas músicas em momentos de reflexão ou animação. Importante ressaltar uma frase dita por ela sobre sua experiência com a CN e a música em sua vida: “Na Canção Nova, mulher que canta, leva alegria, esperança, mudança de vida e um encontro pessoal com o Senhor”.

        Recentemente, ela teve uma das maiores realizações da sua vida (e acredito que para seus fãs também foi): o lançamento do seu primeiro DVD, gravado ao vivo no auditório “São Paulo”, da Canção Nova, em Cachoeira. O DVD tem 19 faixas, incluindo quatro músicas inéditas: “Barco à vela”, que dá título ao DVD, “Força e vitória”, “Enviai” e “Eu me rendo a ti”.

“Insisto em persistir em meus desejos
Insisto em só fazer do meu jeito
Me perco querendo ser Deus de mim
Escolhe mal quem escolhe só
Quem deixa Deus ser Deus, vê melhor
Aquilo que os olhos não podem ver
Por isso deixo aqui meu querer
Por isso deixo aqui meu querer
 

 

Refrão:
Guia-me Senhor por onde aprouver
Calo meu querer para ouvir o que Deus quer
Barco à vela solto pelo mar
Vou para onde o vento do Senhor levar”
(Barco à vela – Eliana Ribeiro)
 

        Este DVD também foi consagrado com as participações especiais de Dunga, Padre Cleidimar Moreira e Brais Oss. Portanto, conheça mais desta missionária da comunidade Canção Nova que, através de uma das mais bonitas vozes da música católica brasileira, tem como instrumento de evangelização a música, mas também responde por outras diversas atividades evangelizadoras, como a apresentação de um programa na TV e um blog no site da própria comunidade. E, através do “Barco à vela”, tenha o grande prazer de estar em contato com Deus por meio da música e do show que traz grandes novidades e uma produção que vai te cativar, te emocionar e te levar à grandes momentos que provém o bem da alma e do Espírito Santo. Confira abaixo um trecho de um testemunho de uma das suas fãs:
”(…)Quero agradecer a você e a toda equipe (direção, produção, músicos, etc.) pelo carinho com que prepararam tudo. Já assisti a vários DVD’s, inclusive católicos, mas o seu tem uma unção especial. A história temática que vai permeando todo o DVD nos possibilita, além de ouvir suas belas canções, meditar sobre nossa própria vida. Me senti entrando naquele barco com você rumo ao alto mar que é Jesus. Chorei com você na sua partilha na música “Nossa Alma” (e quem não choraria?…). Obrigada por partilhar isso conosco (…) O Barco sempre teve um significado muito grande para mim, sempre gostei de uma música do Pe. Zezinho “Há um barco esquecido na praia”, ao mesmo tempo sempre me associei a um barco em que, hora em águas mansas, ora em tempestades, vai seguindo a rota do Senhor. Acompanhei pelo seu blog toda a preparação do DVD e quando vi o tema escolhido por você, pensei: só podia ser a Eliana Ribeiro mesmo para ter essa inspiração. Adorei essa idéia de um DVD temático. Pura inspiração do Espírito Santo. Continue sendo esse Barco Eliana que atrai tantos outros a Jesus, inclusive eu. Que Deus te abençõe e fortaleça sempre” (…)  Raquel Contagem/MG

(Fonte: http://blog.cancaonova.com/elianaribeiro/category/testemunhos/)

Ficou curioso? Dá uma olhada nesse vídeo sobre o DVD “Barco à vela”:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: